Título da Espanha ajuda Vinicius Junior na disputa pela Bola de Ouro
Atacante brasileiro parece ter 'se livrado' de Bellingham, mas Rodri surge como desafiante

Melhor jogador da última edição da Champions League — conquistada pelo Real Madrid no início de junho — Vinicius Junior despontou como o grande favorito a vencer a Bola de Ouro, um dos mais prestigiados prêmios individuais concedidos no futebol mundial.
Apesar desse favoritismo do atacante brasileiro, um questionamento começou a ser levantado nos últimos meses: o resultado da Eurocopa pode tirar o prêmio de Vini Jr.?
O histórico recente nos mostra que um título importante por uma seleção tem peso na disputa pela Bola de Ouro. Dito isso, Jude Bellingham, companheiro de Vinicius no Real Madrid, aparecia como o principal concorrente do ex-Flamengo nessa corrida.
Passada a final da Euro, a pergunta que fica é: o título da Espanha diante da Inglaterra ajuda ou atrapalha Vinicius Junior?
Bom, por um lado ajuda. Afinal, Bellingham pouco fez na decisão e ficou com o vice. Entretanto, se olharmos para a seleção campeã, Rodri se fortaleceu na disputa. Pilar do Manchester City de Pep Guardiola, o volante de 28 anos foi eleito o melhor jogador da Euro 2024.
Bellingham perde força
Bellingham, como citado, já não ameaça mais Vini Jr. como ameaçava antes da Euro. Melhor jogador de LaLiga 2023/24, o jovem meio-campista inglês viveu altos e baixos na Alemanha. Após marcar na estreia dos Três Leões no torneio (contra Sérvia), ele teve desempenho tímido nos empates diante de Dinamarca e Eslovênia.
No início do mata-mata, Bellingham viveu seu momento de maior destaque na Euro. O gol de bicicleta contra a Eslováquia, nos acréscimos do segundo tempo, salvou a Inglaterra de uma eliminação precoce nas oitavas de final. A partir daí, aumentou-se a expectativa de desbancar Vini e faturar a Bola de Ouro.
Todavia, ao que tudo indica, isso não vai acontecer. Bellingham foi apenas regular nos confrontos contra Suíça e Holanda, nas quartas e semifinal, respectivamente.
A esperança era conseguir fazer a diferença neste domingo (14) e liderar a seleção inglesa rumo a um inédito título. Nada feito. O camisa 10 dos Três Leões até concedeu assistência para Cole Palmer marcar, mas parou por aí.

Bellingam passou mais tempo correndo atrás dos adversários do que qualquer outra coisa. A postura altamente ofensiva da Espanha frustrou os planos de Jude, tanto o de ser campeão da Euro, como o de faturar a Bola de Ouro. Amigos, amigos, negócios à parte… Vinicius Junior agradeceu por isso.
Números de Bellingham em 2023/24
Pelo Real Madrid
– 42 jogos
– 23 gols
– 13 assistênciasPela seleção inglesa
– 11 jogos
– 3 gols
– 2 assistências
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Rodri e seus motivos para sonhar com a Bola de Ouro
Se Bellingham perdeu força, Rodri se fortaleceu na briga pela Bola de Ouro após a Euro. Melhor jogador da competição, o volante precisou ser substituído no intervalo da final em virtude de uma lesão. Mas isso não apagou nem um pouco o torneio brilhante que ele fez.
Liderança, vigor físico, qualidade no passe, chute potente. São muitas as valências de Rodri. Homem de confiança de Pep Guardiola no Manchester City, o camisa 16 é peça fundamental da engrenagem avassaladora dos Citizens.
Se o clube azul reinou soberano na Inglaterra nos últimos anos, o volante tem grande parcela nisso.
É bem verdade que o City não venceu a Champions, mas o que falar dessas incríveis marcas individuais de Rodri:
- Com ele em campo, a Espanha embalou 15 partidas de invencibilidade. São quase 500 dias sem saber o que é derrota por La Roja;
- 74 jogos seguidos de invencibilidade com a camisa do Manchester City. É a maior série invicta individual de todos os tempos no futebol de clubes
Pelo fato de não jogar em uma posição tão destacada quanto a de Vini Jr. e Belligham, Rodri acaba sendo o ‘patinho feio' da Bola de Ouro. Porém, não custa nada sonhar. Mesmo não sendo o favorito, o volante espanhol tem os seus motivos para lutar pelo prêmio.

A temporada de Vini Jr.
O favoritismo de Vini Jr. à Bola de Ouro tem justificativas de sobra. Apesar de ter sofrido com algumas lesões, o camisa 7 fez excelente temporada e brilhou no mata-mata da Champions League — competição de maior peso no cenário do futebol europeu.
Vini encerrou 2023/24 com 24 gols marcados e nove assistências concedidas em 36 jogos oficiais pelo clube merengue. Na Champions, o brasileiro anotou seis gols e distribuiu quatro assistências em 10 partidas.
O histórico é claro: para vencer a Bola de Ouro, é necessário um desempenho acima da média na Champions. Vini teve. Além de ter balançado as redes na decisão contra o Borussia Dortmund, marcou nas oitavas diante do RB Leipzig e na semifinal contra o Bayern de Munique (2x).
Na Copa América, o ex-Flamengo disputou três jogos e marcou dois gols, ambos na goleada por 4 a 1 sobre os paraguaios, única vitória da seleção brasileira.
Ele sequer entrou em campo na eliminação da Canarinho nas quartas de final, diante do Uruguai, nos pênaltis. O motivo? Cumpria suspensão automática por conta do acúmulo de cartões amarelos.

Quando será a premiação da Bola de Ouro?
A edição de 2024 da Bola de Ouro será realizada no dia 28 de outubro, uma segunda-feira. O tradicional Théâtre du Châtelet, localizado em Paris, receberá o evento. A premiação é organizada pela France Football em conjunto com a Uefa.