Espanha

A emocionante luta pelo acesso para La Liga a três rodadas do fim na segunda divisão

Real Valladolid de Ronaldo lidera segundona da Espanha, mas não há nada definido

Com apenas mais nove pontos em disputa, a La Liga 2, a segunda divisão da Espanha, tem tudo aberto na luta pelo acesso à elite do futebol espanhol. O Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno, é o líder com 68 de pontuação, mas a disputa é tão intensa que o quinto (Real Oviedo) e o sexto (Racing de Santander) somam 61. Ou seja, algum desses ainda pode terminar como líder da competição, além de Leganés (2º), Eibar (3º) e Espanyol (4º).

As duas primeiras posições garantem o acesso direto à La Liga. Tirando o time de Ronaldo, hoje seria o Leganés, que tem 68 pontos, o outro a subir. Do terceiro ao sexto, é disputado um playoff para definir quem ocuparia a última vaga. Atualmente, os duelos seriam Eibar x Racing e Espanyol x Oviedo.

Pelo que aconteceram nas últimas rodadas e o caminho nas três finais, o Valladolid tem tudo para ser campeão. Invicto há oito jogos, com seis vitórias e dois empates, o Real pega dois times que lutam pelo rebaixamento na sequência: o Alcorcón, fora, e o Villarreal B, em casa. Na partida decisiva, visita o Tenerife, 12º colocado com chance remota de ir aos playoffs de acesso.

Os Pepineros, como é conhecido o Leganés, terão três jogos pesados contra Sporting Gijón, Racing de Ferrol e Elche, todos próximos da zona de playoffs e ainda com chances reais de lutar pelo acesso. Cenário até parecido com o do Eibar, terceiro com 65 pontos, que pega Gijón e Oviedo depois de receber o Cartagena — este já sem pretensões na temporada.

Mais distante, com 62, o Espanyol pode sonhar em ultrapassar Eibar e Leganés pela dificuldade dos jogos finais da dupla. Apesar de ter o Oviedo nesta segunda-feira (20), joga com Amorebieta, na zona de rebaixamento, e Cartagena.

A reta final do Oviedo, que conta com Santi Cazorla no elenco, é tão difícil que duas partidas já foram citadas (Espanyol e Eibar, ambas fora). O jogo acessível é apenas o duelo contra o lanterna Andorra. Fechando o G6, o Racing terá três confrontos contra times que lutam contra o rebaixamento, Huesca, Real Zaragoza e Villarreal B, o que pode fazer o time de Santander dar um salto na tabela.

Fora da zona de classificação, Gijón (59 pontos), Elche (58), Burgos (57), Racing de Ferrol (57) e até o décimo primeiro Levante (56) sonham com os playoffs.

A classificação de La Liga 2

LaLiga 2
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Racing Santander

Racing Santander

16 11 4 1 13 37
2 Almeria

Almeria

16 8 4 4 6 28
3 Mirandes

Mirandes

16 8 4 4 5 28
4 Sporting Gijon

Sporting Gijon

16 7 5 4 7 26
5 Levante

Levante

15 7 5 3 6 26
6 Granada

Granada

16 7 5 4 5 26
7 Oviedo

Oviedo

16 7 5 4 1 26
8 Real Zaragoza

Real Zaragoza

16 7 4 5 7 25
9 Elche

Elche

16 7 4 5 7 25
10 CD Castellon

CD Castellon

16 6 4 6 2 22
11 Malaga

Malaga

16 4 10 2 -1 22
12 Eibar

Eibar

16 6 3 7 -2 21
13 Huesca

Huesca

16 5 5 6 3 20
14 Albacete

Albacete

16 5 5 6 -3 20
15 Eldense

Eldense

16 5 3 8 -4 18
16 Cadiz

Cadiz

16 4 6 6 -4 18
17 Burgos

Burgos

16 5 3 8 -7 18
18 Deportivo La Coruna

Deportivo La Coruna

16 4 5 7 0 17
19 Cordoba

Cordoba

16 4 5 7 -8 17
20 Racing Ferrol

Racing Ferrol

16 2 8 6 -8 14
21 Tenerife

Tenerife

15 2 4 9 -10 10
22 FC Cartagena

FC Cartagena

16 3 1 12 -15 10

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os rebaixamentos e acessos das outras divisões na Espanha

A elite do futebol espanhol, a duas rodadas do fim, já sabe que Almería e Granada jogarão a La Liga 2 em 2024/25. Falta apenas a última vaga, hoje ocupada por Cádiz, quatro pontos atrás do Mallorca e cinco do Celta de Vigo.

Já na terceira divisão, quem confirmou o acesso para a segundona foi o tradicional Deportivo La Coruña, sucesso nas décadas de 90 e 2000, conhecido também pela história com jogadores brasileiros. O Depor bateu o Barcelona Athlétic, a equipe B dos Culés, no último domingo (12) para subir com duas rodadas de antecedência no grupo 1 da Primera Federación. Na outra chave, o CD Castellón também subiu, enquanto as duas vagas finais serão definidas em playoffs.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo