Atacante rejeita La Liga por time do coração, e faz gol do acesso na 3ª divisão
Lucas Pérez pagou dinheiro do próprio bolso para voltar ao Deportivo La Coruña, e fez gol do acesso para a segunda divisão

Um dos clubes espanhóis mais marcantes para o público brasileiro deu um importante passo rumo à La Liga. Após quatro temporadas atuando pela terceira divisão de seu país, o Deportivo La Coruña conseguiu finalmente o acesso, e de uma forma muito especial.
No último domingo (13), o clube onde atletas como Mauro Silva, Djalminha e Bebeto brilharam entre os anos 1990 e 2000, conseguiu a vaga para a segunda divisão ao derrotar o Barcelona B por 1 a 0, e assegurar a primeira colocação do Grupo 1. E o único gol da partida foi anotado por não apenas o melhor jogador do time, mas por um atacante que largou a elite em nome do clube que ama.
Clube do coração
Nascido em A Corunha, Lucas Pérez passou pela Ucrânia e pela Grécia antes de finalmente jogar pela primeira vez no seu time do coração, em 2014. Lá, ele ajudou a equipe a se manter na primeira divisão por duas temporadas, sendo inclusive contratado pelo Arsenal por 20 milhões de euros, onde foi importante, mas sendo reserva, voltou a ser emprestado ao Deportivo La Coruña. Após passagens por West Ham, Alavés e Elche, Pérez seguiu na La Liga, atuando pelo Cádiz, sendo titular absoluto e artilheiro da equipe.
Porém, em janeiro de 2023, o atacante resolveu pagar 493 mil euros do próprio bolso para rescindir o seu contrato e vestir pela quarta vez a camisa de seus amores, para tentar fazer com que o Deportivo saísse da terceira divisão onde estava, após anos de instabilidade, dívidas e falências.
— Chegou o momento de tomar a decisão e voltar para casa. Quando me dizem ‘você vai jogar na terceira divisão', eu não vejo assim. Vou jogar no Depor. É o Deportivo, não é a terceira divisão. Eu não sou uma estrela. Sou o Lucas, o mesmo de Monelos (local em Corunha). A única diferença é que agora tenho mais cabelos brancos do que em outros anos. Isto é experiência, como eu digo. A única coisa que quero é ser feliz, voltar a jogar aqui em minha casa — disse quando chegou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Eternizado na história do clube
Porém, mesmo ajudando a encher o orgulho da torcida e feito gols importantes, o time ficou pelos playoffs, e acabou não subindo. Mas o jogador de 35 anos não desistiu, e colocando o amor pela camisa e a qualidade futebolística, foi o líder da equipe durante toda a campanha, tendo feito 12 gols e 7 assistências. E foi dos pés dele, em cobrança de falta, que saiu o tento contra o Barcelona B, que deu o acesso ao Deportivo La Coruña, para festa dos torcedores que estavam no Estádio Riazor.
? Que sí ?
?⬆️ pic.twitter.com/C5ZiRzRAfl
— RC Deportivo (@RCDeportivo) May 12, 2024
— Chamavam-me louco quando desci da primeira para a terceira divisão… Bendita loucura! Se a minha avó estivesse aqui, estaria orgulhosa de criar um rapaz como eu, que lutou contra o que lutou. Essa é a minha satisfação, a única coisa que queria. Que os meus avós tenham essa recordação de mim, de que sou uma boa pessoa, que lutou, que cumpriu o sonho de muitos meninos.
— Esta cidade é incrível, esta imagem de hoje nas ruas da Corunha é o Depor, somos nós e vão ver-nos voltar à primeira, isso é certo — afirmou o jogador, que emocionado e sendo o símbolo de um tradicional clube espanhol, espera colocar o time ao menos novamente entre os 20 melhores de seu país.
A temporada do renacemento#AquíComezaOutraHistoria #RenacemosXuntos pic.twitter.com/jMImwOgGUy
— RC Deportivo (@RCDeportivo) May 13, 2024