Ex-joias do Barcelona, Vitor Roque e Ansu Fati podem ser rivais no sul da Espanha
Sem espaço no Barcelona da Hansi Flick, Ansu Fati pode ser negociado em janeiro e se tornar rival de Vitor Roque
Sem espaço no Barcelona, Vitor Roque conseguiu ter mais minutos nesta temporada ao ser emprestado. E quem também deve deixar o Barça na janela de transferências de janeiro é Ansu Fati, que pode se tornar rival do centroavante brasileiro no sul da Espanha.
Segundo o Diario AS, o Sevilla monitora a situação do atacante espanhol, que não está nos planos de Hansi Flick para a sequência da temporada. Considerado uma das maiores joias de La Masia, o jogador de 22 anos ainda não conseguiu corresponder às expectativas.
Ansu Fati fez sua estreia entre os profissionais do Barcelona em 2020, porém, sofreu com as frequentes lesões. Sem sequência nos Blaugranas, o atacante chegou a ser emprestado ao Brighton na última temporada, mas também não impressionou.
O espanhol é dono de um dos maiores salários do Barcelona, que precisa enxugar sua folha em meio às dificuldades financeiras. Ciente dessa situação, os Nervionenses estudam a viabilidade do negócio.
Por outro lado, García Pimienta, técnico do Sevilla, é um admirador do futebol de Ansu Fati, com quem trabalhou no Barcelona B. E isso pode fazer a diferença para o futuro do atacante espanhol, que deseja provar seu valor.
Vitor Roque e Ansu Fati no Dérbi de Andaluzia
Caso Ansu Fati troque o Barcelona pelo Sevilla, ele fará o Dérbi de Andaluzia contra Vitor Roque, que defende as cores do Betis. O clássico é considerado um dos mais violentos do país, cuja rivalidade é centenária.
Nervionenses e Verdiblancos já se enfrentaram em 2024/25. No dia 6 de outubro, o Sevilla venceu o Betis por 1 a 0, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, pela 9 rodada de La Liga. Como sempre, o Dérbi de Andaluzia foi quente.
Ao todo, 10 cartões amarelos foram distribuídos entre Sevilla e Betis, sendo que os donos da casa ainda ficaram com um jogador a menos nos acréscimos finais da partida, já que Tanguy Nianzou foi expulso.
Vitor Roque chegou a ser titular e fez um bom clássico, mas não ao ponto de fazer a diferença para os Verdiblancos. Agora, a expectativa do centroavante brasileiro é de uma revanche contra os Nervionenses, que podem ser reforçados com Ansu Fati.
De joias do Barcelona a ativos no mercado
Assim como Ansu Fati não engrenou no Barcelona, Vitor Roque teve um início difícil no futebol europeu. Contratado no início do ano junto ao Athletico-PR por 30 milhões de euros (cerca de R$ 189,5 milhões), o atacante de 19 anos não conseguiu jogar.
O antigo treinador, Xavi Hernández, alegava que o brasileiro ainda não estava pronto para os Culés. Com a chegada do técnico alemão, Vitor Roque foi emprestado ao Betis devido às imposições do fair play financeiro de La Liga.
Desde então, o centroavante brasileiro tem ganhado a confiança de Manuel Pellegrini, técnico dos Verdiblancos. Atualmente, Vitor Roque é titular do Betis, onde tem evoluído jogo após jogo.
O contrato do atacante com os Verdiblancos vai até o final da temporada. Contudo, o Betis pode estender o vínculo do brasileiro até 2025/26. Além disso, existe uma opção de compra em definitivo por 25 milhões de euros (em torno de R$ 157,9 milhões).