Barcelona pode perder reforço por crise financeira em momento chave da temporada
Clube espanhol registrou Dani Olmo provisoriamente e tem prazo de apenas três semanas para regularizar situação
Líder da La Liga com dois pontos de vantagem para o Real Madrid, o Barcelona terá um problema grave para resolver até o final de 2024.
Acontece que Dani Olmo, uma das principais contratações do time Blaugrana, foi registrado provisoriamente na equipe para a disputa da liga espanhola.
O jogador está inscrito desde o dia 27 de agosto, quando assumiu o lugar de Christensen, retirado da lista do Barcelona após lesão.
Como não tinha margem salarial suficiente para registrar um novo jogador sem ultrapassar seu limite financeiro, a saída do zagueiro abriu espaço para a inscrição de Olmo.
No entanto, o prazo deste registro provisório vai até 31 de dezembro. A data marca o retorno de Christensen ao time do Barcelona.
Sem limite financeiro para inscrever um novo jogador, o Barcelona se vê em uma situação complicada e com sério risco de perder um de seus reforços.
Se não conseguir margem para inscrever Olmo, o jogador só voltaria a jogar a La Liga na temporada 2025/26. A apuração do AS ainda não cravou se o meia perderia os jogos da Champions League ou da Copa do Rei também.
A possível ausência de Olmo se tornou pauta emergencial nos bastidores do Barcelona, que planeja reuniões nos próximos dias para lidar com a situação.
Patrocínio da Nike pode ajudar a solucionar problema
O novo contrato assinado entre Barcelona e Nike é uma das esperanças do clube Blaugrana de poder contar com Olmo em 2025.
Pelo mais recente acordo, o clube catalão receberá cerca de 127 milhões de euros anuais (R$ 807 milhões) até 2038, além de um bônus de assinatura de 158 milhões de euros (mais de R$ 1bi).
O valor pode ajudar o Barcelona a acertar seus limites salariais e tentar registrar Olmo definitivamente e a tempo de disputar a liga espanhola.
Além da questão do patrocinador, o Barcelona antecipou a cobrança das taxas de adesão para dezembro. Joan Laporta, presidente do clube, esteve no Catar recentemente, e buscou um investidor para tentar resolver a questão financeira Blaugrana.
Por enquanto, o sentimento é de esperança de que tudo terminará bem, ao mesmo tempo que o medo assola o coração da diretoria e da torcida.
Olmo é um dos artilheiros do Barcelona na temporada
Dani Olmo é peça fundamental para o bom funcionamento do esquema de jogo do técnico Hansi Flick. O espanhol sabe como poucos dosar a velocidade e a cadência no meio-campo do Barcelona.
Além disso, o jogador é um dos artilheiros do time na temporada. Em 12 jogos, o campeão europeu pela Espanha marcou seis gols.
Olmo está atrás de Lewandowski e Raphinha no ranking dos maiores goleadores do Barça e divide a terceira colocação com Lamine Yamal, que também marcou seis gols.