Vitor Roque detalha momento difícil no Barcelona: ‘Pensei em voltar ao Brasil’
Contratado por 35 milhões de euros, o brasileiro não conseguiu convencer no Barcelona e acabou sendo emprestado ao Real Betis
Com cinco gols em 17 jogos pelo Real Betis, Vitor Roque sente que sua felicidade foi recuperada jogando no Real Betis. O jogador foi crucial para os Verdiblancos chegarem ao empate contra o Barcelona, por 2 a 2, neste sábado, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol.
Emprestado pelos catalães, o brasileiro revelou que chegou a pensar em desistir do futebol e voltar para o Brasil para viver em sua fazenda, no interior de Minas Gerais, durante seu período difícil no Barcelona.
O atacante de 19 anos perdeu a confiança do gigante espanhol, que o contratou em janeiro do Athletico-PR em um acordo avaliado em 35 milhões de euros.
— O momento mais difícil foi o que passei lá no Barcelona. Mas graças a Deus, tive minha família ao meu lado. Se você não está feliz, se não tem confiança, as coisas não vão bem. Às vezes eu falava com minha mãe e dizia ‘Eu não preciso de nada disso, eu preciso ser feliz, que é a coisa mais importante' — contou Vitor Roque à “ESPN”.
Apesar de ter aprendido a superar e aprender com o mau momento, o atacante brasileiro revelou que pensou em desistir do futebol.
— Pensei que queria ir para a fazenda lá [no Brasil] e ficar tranquilo, sem ninguém me preocupando, porque às vezes é difícil… muita pressão. Mas é só seguir em frente, ter força mental, continuar trabalhando com muita humildade e as coisas dando certo. Aos poucos, estou recuperando minha felicidade e confiança completas também — continuou.
Chegada de Vitor Roque ao Barcelona
Atualmente, Vitor Roque está emprestado ao Real Betis e tem uma cláusula de rescisão de contrato com o Barcelona avaliado em 500 milhões de euros.
O atacante marcou duas vezes em 16 jogos pelo Barcelona, a maioria como reserva do veterano Robert Lewandowski.
— A verdade é que cheguei [ao Barcelona] muito feliz. Realizando meu sonho de infância, que sempre foi meu sonho de estar lá, de estar vivendo momentos da Champions League, de estar vestindo esta camisa. Acredito que o sonho de quase todo jogador é jogar na Europa, ainda mais em um clube como o Barcelona. Ver jogadores no videogame e jogar ao lado deles é incrível. Não imaginei que isso aconteceria tão rápido na minha vida — relembrou.
Justamente por ter chegado tão cedo à Europa, Vitor Roque tinha muita ansiedade para fazer as coisas darem certo. Além disso, pesava o fato da pressão que foi criada em cima do preço que foi investido no jogador.
— Eu não estava completamente pronto para resolver a situação ou ajudar o time da maneira que eu queria, eu gostaria. Eu teria que ter tempo para me adaptar, ter tempo para me acostumar com os jogadores, o clube, e não saiu do jeito que eu queria. E serve como uma experiência de aprendizado para a próxima temporada — destacou.
Vitor Roque tem contrato com o Barcelona até junho de 2031, mas o Real Betis tem a opção de estender a permanência do jogador por mais uma temporada ou comprá-lo de forma permanente na próxima temporada.
Inspiração em Vinicius Junior e reencontro com Raphinha
Vitor Roque contou que tem se inspirado em Vinicius Junior, que também teve dificuldades quando chegou ao Real Madrid em 2018.
— Às vezes meus representantes usam Vinícius como exemplo de como ser persistente, lutar por seu espaço e eu concordo completamente. Hoje ele está colhendo os frutos e estou muito feliz que ele esteja vivendo esse grande momento, que ele merece — disse.
Vini Junior não é o único conterrâneo em quem Roque se inspira. Ele contou que seu ex-companheiro de vestiário Raphinha também é uma figura que admira.
— Ele me ajudou muito, desde quando cheguei. Ele é um cara que as pessoas duvidavam muito e hoje ele mostra que pode fazer o que fez no Leeds antes. E ele é um cara que pode ajudar qualquer time do mundo. E ele está demonstrando isso hoje no Barcelona e estou muito feliz por ele — finalizou.