Reencontro de Vitor Roque com o Barcelona mostra que catalães estavam errados
Emprestado ao Betis, Vitor Roque enfrentou o Barcelona pela primeira vez desde sua saída conturbada na última janela de transferências
A 16ª rodada de La Liga era especial para Vitor Roque. Emprestado ao Betis, o centroavante reencontraria o Barcelona pela primeira vez desde sua saída conturbada na última janela de transferências. E o brasileiro mostrou que os catalães estavam errados.
Neste sábado (7), os Verdiblancos empataram com o Barça por 2 a 2, no Benito Villamarin. Vitor Roque foi fundamental para o resultado final, já que sofreu o pênalti que ocasionou o gol de Giovani Lo Celso.
Vale destacar que o atacante brasileiro fazia uma partida discreta, sem participar ativamente. Entretanto, o jogador de 19 anos só precisou de uma bola para sair cara a cara com o Iñaki Peña, sendo parado apenas por Frenkie De Jong com uma falta dentro da área.
Antes de ter a possibilidade de finalizar, Vitor Roque foi empurrado pelas costas e ainda sofreu um pisão no calcanhar. Como o árbitro nada marcou, o VAR interviu para sugerir a revisão do lance — decidindo a penalidade máxima.
A jogada irritou Hansi Flick, que acabou sendo expulso por reclamação. Curiosamente, o cartão vermelho do técnico aconteceu um dia depois da coletiva do alemão defendendo a saída do centroavante para o Betis.
Vitor Roque não estava feliz no Barcelona
Contratado em janeiro deste ano junto ao Athletico-PR por 30 milhões de euros (cerca de R$ 190,8 milhões na cotação atual), Vitor Roque não conseguiu mostrar seu futebol nos Blaugranas, onde sofreu com a falta de sequência.
Xavi Hernández alegava que Vitor Roque ainda não estava pronto para o futebol europeu. Com a saída do treinador espanhol, o atacante tinha a expectativa de ganhar mais espaço com Flick — só que isso não aconteceu.
Como o Barcelona não tinha como inscrever o brasileiro em La Liga devido às imposições do fair play financeiro, o atacante acabou negociado. Em entrevistas recentes, Vitor Roque admitiu que não estava feliz nos Culés.
Perguntado sobre o centroavante brasileiro na última sexta-feira (6), o treinador do Barcelona admitiu que a melhor decisão era emprestá-lo aos Verdiblancos, onde teria mais oportunidades de provar seu valor:
— Roque está muito bem. Quando eu cheguei, ele não estava na melhor situação. Falei com ele, não o vi feliz e acho que foi a melhor decisão para ele começar em outro time.
E como fica o futuro?
Semana passada, o portal “El Nacional”, da Catalunha, noticiou que Hansi Flick não conta com Vitor Roque para o futuro por entender que ele “não tem nível para o Barcelona, nem como reserva”.
O atacante foi emprestado ao Betis até o final de 2024/25, mas com opção de mais um ano. Caso os Verdiblancos optem por continuar com o brasileiro, eles podem contratá-lo em definitivo por 25 milhões de euros (em torno de R$ 159 milhões).
Resta saber se o Barça não irá mudar de ideia até o final da temporada, pois o brasileiro vem conquistado seu espaço sob o comando de Manuel Pellegrini, que tem escalado ele como titular nas últimas partidas.
Vitor Roque pelo Betis na temporada
- Jogos: 19
- Gols: 5
- Assistências: 0
- Minutos em campo: 1062 (média de 55 por partida)