Copa do Rei

Salvo por ex-Barcelona, Vitor Roque derrapa no Bétis até contra time semi-profissional

Brasileiro perde gol incrível, desperdiça pênalti, mas vê clube alviverde avançar com dificuldade na Copa do Rei

O modesto Sant Andreu, da quarta divisão do futebol espanhol, parecia uma tarefa simples para o Bétis, no confronto eliminatória da 3ª rodada da Copa do Rei. A realidade foi completamente distinta, apesar de o duelo desta quarta-feira (04) ter terminado com um 3 a 1 para a equipe de La Liga no placar.

O brasileiro Vitor Roque, emprestado pelo Barcelona, começou no banco apenas como opção do técnico Manuel Pellegrini e entrou quando as equipes empatavam por 1 a 1, aos 15 minutos do segundo tempo. Mesmo com apenas meia hora no gramado, o ex-Athletico-PR foi um dos protagonistas do duelo.

Precisando mostrar serviço no clube alviverde, o brasileiro começou bem, forçando um erro da zaga do Sant Andreu e obrigando Torreguitart a fazer boa defesa. Depois, porém, o desempenho do jovem se mostrou muito abaixo. Roque, que se destacava pelo faro de gols no Furacão, perdeu um gol inacreditável. Livre, praticamente na pequena área adversária, ele isolou um arremate após ótima jogada do argentino Chimmy Ávila.

Na sequência, parecia que a sorte de Vitor Roque mudaria. Aos 31 minutos, ele invadiu a área e foi derrubado por Torres. Assim que o árbitro confirmou a penalidade, o brasileiro pegou a bola com muita confiança. A cobrança do ataque, no entanto, foi muito ruim e parou na defesa do goleiro adversário.

Para a sorte dos comandados de Pellegrini, Marc Bartra, experiente zagueiro com longa passagem pelo Barcelona, completou para as redes no rebote, num dos muitos lances que geraram reclamação do Sant Andreu – que já protestava com razão de um pênalti não marcado em seu favor – já que Bartra havia claramente invadido a grande área antes do brasileiro tocar na bola. Ainda assim, o gol foi confirmado.

Vale ressaltar que a quarta fase da Copa do Rei não conta com VAR em seus duelos. 

Aos 51, com o Sant Andreu já desesperado por um empate, Ezzalzouli fez o terceiro e deu números finais ao jogo. 3 a 1 para o Betis, num placar chamado “mentiroso” e que não amenizou em nada as críticas da imprensa e da torcida ao momento do clube.

Atuação de Vitor Roque é detonada por torcedores do Bétis

O Bétis já vive um péssimo momento em La Liga. O time de Sevilha não venceu nenhum dos seus últimos quatro jogos e amarga a modesta décima colocação na tabela, longe das posições que garantem vaga nas competições europeias.

Contratado junto ao Athletico-PR por 30 milhões de euros (cerca de R$ 184,3 milhões à época), Vitor Roque chegou ao Barcelona em janeiro deste ano, porém, não teve espaço com Xavi Hernández. Nesta temporada, o centroavante brasileiro foi emprestado ao Betis.

As atuações com a camiseta alviverde ainda não teriam convencido Hansi Flick, atual técnico blaugrana, que possuiria grandes dúvidas sobre sua condição de voltar ao Barcelona. Ao que parece, alguns torcedores do Bétis também não colocam muita esperança no futuro do brasileiro no futebol espanhol.

Durante o jogo desta quarta, muitos torcedores se mostraram preocupados com as más atuações de Vitor Roque no Bétis. Alguns consideraram a situação do atacante “desesperadora” e um chegou a dizer que deveria haver atacantes melhores que o jovem ex-Furacão nas próprias categorias de base do Bétis.

Vale ressaltar que outros torcedores valorizaram a personalidade do brasileiro em seguir tentando, apesar dos erros, mas o catalão Mundo Deportivo não perdoou a má atuação e destacou que o “Tigrinho” foi salvo pelo experiente zagueiro Bartra de mais um vexame.

Foto de Lucas Tomazelli

Lucas TomazelliSubcoordenador de conteúdo

Apaixonado por futebol desde as primeiras memórias de infância, Lucas é formado em jornalismo pela USP. Antes de integrar a equipe da Trivela, atuou na Jovem Pan Online, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Yahoo.
Botão Voltar ao topo