Copa do Mundo 2026

Danilo expõe impacto de estreia ruim no grupo da Seleção e comenta ‘fantasia’ por Endrick

Lateral-direito do Flamengo pode assumir titularidade nesta sexta (19), contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C

Danilo está longe de ser uma unanimidade no Brasil antes de ter sua convocação confirmada por Carlo Ancelotti, ainda em março, para a Copa do Mundo. A idade avançada para ocupar a lateral-direita (34), somada à função de zagueiro, e muita vezes reserva, no Flamengo, despertava preocupação. O corte de Wesley, às vésperas do torneio, altera este cenário: agora, ele coloca a liderança que já tinha junto ao elenco como um pilar do time titular.

Ancelotti ainda não confirmou a presença de Danilo entre os 11 iniciais diante do Haiti nesta sexta-feira (19), no Estádio da Filadélfia, às 21h30 (de Brasília). No entanto, a titularidade do lateral ganha forças, especialmente após a evolução da seleção brasileira com a entrada do jogador no segundo tempo do empate por 1 a 1 com Marrocos, na estreia.

O desempenho no último sábado (13) também pegou até os atletas de surpresa. Douglas Santos, lateral-esquerdo, contou que Ancelotti divulgou a escalação final aos 26 convocados a poucas horas antes do confronto. Danilo, que foi especulado entre os titulares durante a semana, perdeu a vaga para Roger Ibañez, zagueiro improvisado pela lateral do campo.

“Assustou”. Foi assim que Danilo definiu nesta quarta-feira (17) o desempenho do Brasil no primeiro contra Marrocos. Ainda no intervalo, o grupo conversou entre si sobre as mudanças necessárias no MetLife Stadium — e que fez com que o Brasil igualasse as ações contra a atual semifinalista mundial.

— Existia muita expectativa interna em fazer um jogo grande, de domínio, de pressão a todo tempo. Quando acontece o contrário, com o adversário tendo várias ocasiões, não é fácil digerir. Quando eu estava fora, meu papel era tentar um contraponto. Achar um equilíbrio — afirmou o lateral-direito, em entrevista coletiva no hotel The Ridge, em Nova Jersey.

Brasil não conseguiu se encontrar contra Marrocos na estreia

O que se viu no primeiro tempo de Brasil 1 x 1 Marrocos foi um domínio da seleção africana, especialmente no meio-campo. Mesmo quando Vinicius Júnior igualou o marcador, na reta final da etapa inicial, a seleção brasileira encontrava dificuldades para criar. Depois disso, e com a pausa para o intervalo, Ancelotti e o grupo conseguiu equilibrar as ações.

— Não vamos sair de um momento levando pancada direto para atacar, é o equilíbrio primeiro. Estávamos desequilibrado tática e emocionalmente. Primeira coisa foi trazer essa calma no vestiário. Muitas vezes correr menos não quer dizer que não há entrega, mas que há mais calma — refletiu o lateral do Flamengo.

— O segundo tempo não foi excepcional, mas tivemos mais calma. É normal que haja mais confiança. A gente conversou muito, talvez até demais. A confiança era muito alta. No final, conta o resultado. Vão ter momentos de dificuldade ao longo de jogo, mas o resultado final é o que vai contar — afirmou Danilo.

Danilo durante treino do Brasil (Foto: Imago/Brazil Photo Press)
Danilo durante treino do Brasil (Foto: Imago/Brazil Photo Press)

Com a entrada de Danilo, somada com as de Matheus Cunha e Luiz Henrique, o Brasil conseguiu criar mais pelo lado direito do campo, tirando o foco do ataque em Vinicius Júnior. Além disso, Alisson e a defesa brasileira não foi ameaçada por Marrocos na segunda etapa — mesmo que ainda tenha tido dificuldades no setor criativo.

Danilo mantém, no entanto, a visão do pré-Copa do Mundo: a seleção ainda não tem a mesma maturidade de outras favoritas ao título, como França e Argentina. Ainda que o lateral tenha o Brasil na primeira prateleira do futebol, o elenco passou por dificuldades ao longo do último ciclo, que impactaram no desempenho da equipe de Ancelotti em campo.

— Quando se tem algo coeso, você se agarra naquilo quando tudo fica difícil. Isso é uma coisa que não conseguimos construir. Depois do jogo contra a França (amistoso em março), falei a todos que não tínhamos a mesma maturidade deles, até mesmo da Argentina. O que não quer dizer que não podemos chegar longe. Temos de usar outros mecanismos — pontuou.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Danilo afasta polêmicas sobre titularidade de Endrick na seleção brasileira

Além de Danilo, que tem a titularidade incerta diante do Haiti, outro nome que tem ganhado destaque nos bastidores da seleção brasileira é Endrick. O atacante do Real Madrid, que esteve emprestado ao Lyon nesta temporada, conquistou sua vaga à Copa do Mundo na última Data Fifa. E apesar de bons números na França, não foi utilizado por Ancelotti na estreia contra Marrocos.

O lateral-direito do Flamengo tentou afastar quaisquer polêmicas no entorno do atacante — se Ancelotti não aprova sua personalidade ou até mesmo seu estilo de jogo. “Este é um tema que a gente fantasia muito“, definiu o defensor do Flamengo.

Endrick marcou na vitória do Brasil sobre o Egito, em junho (Foto: William Volcov/Imago)

— Endrick é uma joia rara do futebol brasileiro, jogador de potência, poder de decisão, estrela, você não sabe porque as coisas acontecem. Queremos tê-lo perto, hoje no treino ele fez gol. Ontem, deu um chute no (Léo) Nannetti e quase tirou o moleque do treino. É tudo que queremos ter, e queremos que ele tenha o maior protagonismo — afirmou Danilo.

Com Ancelotti, Endrick soma pouco mais de 90 minutos na seleção brasileira. Marcou o gol da vitória no último amistoso, contra o Egito, por 2 a 1. Além disso, na Data Fifa de março, se destacou, ao lado de Igor Thiago, na vitória sobre a Croácia por 3 a 1.

Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo