Brasil

Villalba e Cifuentes aparecem no BID em momento mais tenso do Cruzeiro em 2024

Contratados nas últimas semanas, o zagueiro argentino Lucas Villalba e o volante equatoriano José Cifuentes terão missão de dar novo gás ao Cruzeiro

Após um bom início de ano, o Cruzeiro vive seu pior momento em 2024. Em menos de uma semana, o time celeste perdeu para o rival América-MG, em casa, e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Sousa, da Paraíba, por 2 a 0, fora de casa. Nesse meio tempo, a Raposa ainda venceu o Democrata de Governador Valadares pelo Campeonato Mineiro. Neste cenário difícil, Nicolás Larcamón ganhou dois motivos para comemorar: a regularização do zagueiro argentino Lucas Villalba e do volante equatoriano José Cifuentes, reforços estrelados para 2024.

O zagueiro Lucas Villalba, de 29 anos, foi contratado junto ao Argentinos Juniors. Canhoto, o defensor de 1,77m chegou por empréstimo até o final do ano com opção de compra. O clube mineiro desembolsou R$ 2 milhões pela cessão e terá que pagar mais R$ 4 milhões se quiser ficar com o jogador, que se destaca pela raça e qualidade na saída de bola, em definitivo.

Volante da Seleção Equatoriana, José Cifuentes, chegou ao Cruzeiro para subir o patamar do meio de campo da equipe. O jogador de 24 anos chegou à Toca da Raposa 2 emprestado pelo Rangers, da Escócia, até o final de 2024, também com uma cláusula de opção de compra. O atleta se destaca pela força física e pelas boas chegadas à área adversária.

A dupla chegou em Belo Horizonte nos últimos dias e, desde então, treinam com o restante do grupo, mesmo que a maior parte da delegação celeste tenha passado os últimos dias em longas viagens. Mesmo já anunciados pelo Cruzeiro e presentes na Toca da Raposa 2, trâmites burocráticos impediram uma regularização rápida dos jogadores. Mas nesta semana, na quarta (21) e quinta-feira (22), Cifuentes e Villalba, respectivamente, apareceram no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e já estão liberados para estrearem com a camisa azul.

Villalba e Cifuentes terão missão de ajudar em resgate de confiança

Com Lucas Villalba e José Cifuentes chegando ao Cruzeiro, a tendência é que ambos conquistem uma vaga no time titular de Nicolás Larcamón. O argentino está cotado para ser o zagueiro pela esquerda numa linha de três, enquanto o equatoriano deve formar dupla de volantes com Lucas Romero.

Se chegam em um momento de pressão, com a torcida do Cruzeiro irritada com os insucessos do time, que ainda irão reverberar no decorrer da temporada, principalmente no que se diz respeito a queda na Copa do Brasil, a dupla terá a chance de virar a chave com boas atuações, tanto subindo o nível do time, que ganhará dois grandes jogadores caso estes correspondam com as expectativas, quanto dando nova injeção de ânimo nos cruzeirenses.

Parte da torcida questiona a insistência de Nicolás Larcamón em jogadores como o zagueiro Neris e o volante Lucas Silva, fortes candidatos a deixarem o time titular com a disponibilidade das novas contratações.

Além disso, a dupla será importante para que Nico Larcamón tenha opções melhores para implementar o estilo de jogo que acredita ser ideal para o Cruzeiro. Lucas Villalba, além de entregar um forte poderio defensivo, ainda é um dos melhores zagueiros construtores da América do Sul. Já José Cifuentes é um segundo volante de chegada, que pisa na área para finalizar e tem a capacidade de conduzir o time à frente, melhorando a transição defesa para o ataque, algo que falta ao elenco celeste.

Ainda não se sabe se Villalba e Cifuentes estarão disponíveis para o próximo confronto — o Cruzeiro visita o Pouso Alegre, do domingo (25), às 11h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro —, mas a estreia dos estrangeiros fica cada vez mais próxima e, pelo momento ruim, as expectativas crescem juntos.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo