Cruzeiro confirma José Cifuentes com expectativas de subir patamar de seu meio de campo
O volante equatoriano José Cifuentes, de 24 anos, chega ao Cruzeiro com a disputa da Copa do Mundo de 2022 no currículo
O Cruzeiro oficializou, na tarde desta quinta-feira (7), a contratação do volante equatoriano José Cifuentes, de 24 anos, que estava no Rangers, da Escócia. O jogador chega ao clube por empréstimo até o final da temporada, com uma cláusula de opção de compra ao fim de seu contrato com a Raposa, modelo de negócio que tem sido adotado pelo clube celeste em 2022.
José Cifuentes chega ao Cruzeiro com um currículo interessante. O volante é peça importante na Seleção do Equador, que tem tido bons resultados nos últimos anos, e disputou a Copa do Mundo de 2022, no Catar, entrando no decorrer de duas das três partidas equatorianas na competição.
✍️🇪🇨 SEJA BEM-VINDO, JOSÉ CIFUENTES! O meio-campista de 24 anos está fechado com o Cruzeiro nesta temporada, com contrato por empréstimo até o fim de 2024.
Que seja uma passagem de muitas vitórias no Cabuloso! 👊#FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/GiD8taNgyI
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) February 7, 2024
A chegada de Cifuentes traz consigo grandes expectativas, com a ideia de que o jogador possa subir o patamar do meio de campo do Cruzeiro, que já havia ganhado o importante reforço do argentino Lucas Romero, de 29 anos, um dos ídolos da torcida celeste. Além dele, o treinador Nicolás Larcamón conta com Lucas Silva, Filipe Machado, Ramiro — que se recuperou recentemente de grave lesão —, e os garotos Fernando Henrique, Japa, Ian Luccas e Henrique Rodrigues, sendo os três últimos crias da base celeste.
Das opções, Lucas Romero é aquela em que se pode ter maior expectativa de um bom futebol ao longo da temporada. Lucas Silva tem sido inconsistente desde que voltou ao Cruzeiro e, com dificuldades na marcação, se destaca mais com a bola nos pés, organizando e criando, do que defendendo. Japa vem em bom momento desde que subiu ao profissional, em outubro do ano passado, mais é muito jovem e aos 19 anos é normal que oscile em algum momento da temporada.
Ramiro, que vinha fazendo um bom início de Campeonato Brasileiro em 2023, se lesionou gravemente e voltou a ficar no banco de reservas no clássico contra o Atlético-MG. Ainda não se sabe como o jogador vai voltar e nem se precisará de muito tempo até reencontrar suas melhores condições de jogo. Ian Luccas ainda demonstra oscilação, Fernando Henrique foi mal quando teve oportunidades e Henrique Rodrigues ainda não jogou.
🇪🇨⚽️| COMO JOGA JOSÉ CIFUENTES?
O Cruzeiro anunciou o volante equatoriano como reforço para a temporada 2024 e eu trago esse vídeo, que havia publicado em meu Instagram (@omaiccosta) e TikTok (@omaiccosta_) para vocês.
Nele, faço um resumo do que o equatoriano pode trazer ao… pic.twitter.com/Ek3YFMWIHQ
— Maic Costa (@omaiccosta) February 7, 2024
José Cifuentes traz algo que o meio de campo do Cruzeiro não tem
Além da possibilidade de encorpar um meio de campo que ainda não é uma certeza, José Cifuentes poderá trazer ao Cruzeiro algo que o clube não tem. As características do volante diferem de outros atletas do elenco, visto que ele tem em sua força física uma de suas grandes valências. Mesmo sendo bom marcador, como Lucas Romero, o equatoriano é aquele jogador que leva sua equipe para frente, sendo muito importante na transição entre defesa e ataque.
José Cifuentes também se apresenta muito como elemento surpresa, chegando para finalizar. Ele tem boa quantidade de gols e assistências em algumas temporadas de sua carreira e promete acrescentar mais nesse sentido do que os atuais meio campistas do Cruzeiro. Apesar de Ramiro ter tido bons momentos frente ao gol no Grêmio, já faz um tempo que ele não consegue entregar tanto. As outras opções também não se vão muito longe neste sentido. Lucas Silva é um jogador que gosta de arriscar de fora da área, mas também não tem um índice de acerto muito alto.
A Trivela publicou uma matéria explicando detalhadamente como joga José Cifuentes. Você pode ler clicando aqui.
Carreira de José Cifuentes
Hoje, José Cifuentes vive um período de baixa em sua carreira, o que possibilitou que o Cruzeiro acertasse sua contratação, visto que não é tarefa fácil tirar um jogador ainda jovem, com margem de evolução, da Europa. Apesar disso, o momento ruim não resume a carreira do equatoriano, que tem ótimos feitos em sua vida futebolística.
Revelado pela Universidad Católica, o volante estreou como profissional em 2016, quando tinha apenas 17 anos. Mesmo tão jovem, sua primeira temporada foi impressionante. Ele disputou nove jogos e marcou sete gols, sendo quatro deles numa mesma partida, tornando-se titular rapidamente.
Apesar do bom desempenho, suas chances diminuíram na temporada seguinte e ele acabou emprestado ao América de Quito, onde atuou entre 2017 e 2019, sendo sua melhor temporada a última, quando fez 19 jogos e marcou um gol.
O bom momento de Cifuentes o credenciou às seleções de base do Equador, tendo ele disputado o Sul-Americano e o Mundial sub-20, ambos no ano de 2019, sendo campeão do torneio continental como peça chave da equipe.
Em 2020, se mudou para os Estados Unidos, para defender o Los Angeles FC (LAFC). Lá, viveu ótimos momentos, sendo peça importante na equipe que venceu a Major League Soccer em 2022. Na temporada em questão, José Cifuentes marcou sete gols e deu oito assistências em 39 jogos.
A grande temporada fez com que o jogador fosse convocado para a Copa do Mundo de 2022, tendo jogado dois jogos na competição, contra Catar e Senegal, vindo do banco de reservas em ambos.
O jogador começou 2023 no LAFC, mas logo foi comprado pelo Rangers, da Escócia, onde jogou apenas o segundo semestre do ano. Na Europa, José Cifuentes não conseguiu ter impacto imediato e perdeu espaço no time. Isso fez com que a equipe escocesa aceitasse negociá-lo por empréstimo.