Anunciado, Villalba chega ao Cruzeiro para ser coringa da defesa de Larcamón
Zagueiro argentino de 29 anos, Lucas Villalba foi oficializado pelo Cruzeiro nesta quinta-feira (8); jogador chega emprestado, com opção de compra
O Cruzeiro anunciou, na tarde desta quinta-feira (8), a contratação do zagueiro argentino Lucas Villalba, de 29 anos. O defensor chega emprestado pelo Argentinos Juniors até o final de 2024. O time mineiro aceitou pagar 400 mil dólares (cerca de R$ 2 milhões) pela cessão. Há, ainda, uma cláusula de opção de compra em seu contrato que permite que o clube celeste o adquira em definitivo por 800 mil dólares (cerca de R$ 4 milhões, na cotação atual).
O jogador chega ao Cruzeiro após excelentes temporadas no futebol argentino, fazendo com que se credencie à titularidade da equipe. Sem entrar em campo desde o dia 11 de novembro de 2023, Villalba precisará passar por um período de preparação até estar disponível para atuar. O zagueiro é o segundo estrangeiro confirmado nesta semana pela Raposa, se juntando ao volante equatoriano José Cifuentes, de 24 anos, que chega emprestado pelo Rangers, da Escócia, com a missão de subir o patamar do meio de campo celeste.
𝐉𝐎𝐆𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀𝐋𝐌𝐀. Lucas Villalba é do Cruzeiro! ⚽ #FechadoComOCruzeiro pic.twitter.com/6Xd8G3dCzv
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) February 8, 2024
Lucas Villalba vem para ser “coringa” na defesa de Larcamón
A raça, entrega e determinação de Lucas Villalba foi bastante exaltada pelo Cruzeiro no anúncio do jogador, visto que se trata de um típico defensor argentino, terror de todos os atacantes. O clube celeste confirmou sua contratação com um vídeo onde ele dá um carrinho, mostrando a seriedade com que o atleta de 29 anos trata as partidas.
Mas Villalba está longe de se resumir a um zagueiro duro. Trata-se de um defensor moderno, com qualidade técnica, velocidade, qualidade na saída de bola e versatilidade. Essas características fazem com que o argentino tenha sido contratado para ser uma espécie de “coringa” para o treinador Nicolás Larcamón.
Primeiro, porque é um bom defensor, que entrega aspectos defensivos. Tem bons índices de recuperação de bola, interceptações e duelos vencidos, além de desarmar com qualidade. Não é alto, mas compensa o que falta nos seus 1,77m com um senso de posicionamento apurado.
Além disso, é um dos melhores zagueiros construtores da América do Sul, o que casa perfeitamente com o estilo de jogo de Nico Larcamón. Em seus três anos de Argentinos Juniors, Villalba disputou 127 jogos e deu 76 passes decisivos. Tendo tanto Zé Ivaldo quanto João Marcelo ao seu lado, fará com que o Cruzeiro tenha opções diferenciadas na saída de bola.
Lucas Villalba pelo Argentinos Juniors:
⚔️ 127 jogos
⚽️ 5 gols
🅰️ 5 assistências
🔑 76 passes decisivos
✅ 77% acerto no passe
💪 60% duelos ganhos (!)
🦾 801 bolas recuperadas (!)
⤴️ 270 interceptações (!)
🆚 171 desarmes
💯 Nota Sofascore 7.10Novo reforço do @Cruzeiro! 🇦🇷🆕 pic.twitter.com/jhXqtD94K1
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) February 8, 2024
Canhoto, supre a lacuna do elenco celeste, que agora ganha um homem para jogar no lado esquerdo da defesa, podendo liberar o ótimo lateral Marlon para voltar a atacar com maior frequência. Além disso, o próprio Villalba pode atuar na ala esquerda, dando a Larcamón uma nova opção para o setor para quando houver desfalques ou, até mesmo, em situações de jogo, onde o treinador precise mudar a estruturação da equipe sem substituir atletas. A Trivela publicou uma matéria mostrando como o argentino joga e você pode acessá-la clicando aqui.
Carreira de Lucas Villalba
Lucas Villalba foi revelado nas categorias de base do Independiente e teve sua ascensão para o futebol profissional no ano de 2013, quando disputou sua primeira partida pelo time principal do “Rojo”. Luquita, como é conhecido, mudaria de equipe em 2016, quando foi cedido por empréstimo ao Atlético Tucuman após duas temporadas em seu clube formador.
Após uma temporada regular, retornou ao Independiente, para novamente ser emprestado, dessa vez para o Huracán, que também não exerceu a compra do zagueiro. Um ano e meio depois, Villalba voltaria novamente a Avellaneda.
Sem espaço no Rojo, Lucas Villalba foi emprestado mais uma vez em 2018, dessa vez ao Aldosivi, de Mar del Plata. No modesto Tiburón, como é conhecido, Lucas se firmou e fez uma boa temporada em 2019, quando os Tiburones ficaram em 13º no campeonato, feito notável para uma equipe desse tamanho. Contratado de graça após o fim de seu vínculo com o Independiente, Luquitas ficaria no clube até o início de 2021, apresentando bons números e consistência defensiva.
Seu bom desempenho chamou a atenção de uma grande equipe do futebol argentino, clube de ninguém menos que Diego Armando Maradona: o Argentinos Juniors. El Bicho, como é conhecido o clube de Don Diego, viu em Lucas Villalba características que somavam ao estilo de jogo agressivo e técnico do treinador Gabriel Milito, que esteve na pauta do Cruzeiro no final de 2023.
Lucas Villalba 🇦🇷 ➡️ 🦊 pic.twitter.com/4Gs0hnAaqz
— Palestra Celeste | Fan Account (@PalestraCeleste) February 1, 2024
Após começar a temporada no banco de reservas, Villalba logo mostrou ao que veio e se tornou um pilar nos Bichos Colorados, sendo uma peça importante na saída de bola e na imposição do jogo intenso aplicado pelos comandados de Milito dentro das partidas, além de, obviamente, suas excelentes valências defensivas.
A afirmação do zagueiro veio na temporada de 2022, onde Villalba foi impecável em boa parte da temporada. Chamou a atenção sua versatilidade, com o defensor atuando em linha de quatro e três jogadores, além de até mesmo como primeiro volante, onde também foi muito bem. O defensor é um tipo de jogador que poucos times possuem, e muito menos equipes sabem que precisam de um perfil como o ele, até terem um cara com suas características.