Como joga o argentino Lucas Villalba, provável novo zagueiro do Cruzeiro
Típico zagueiro argentino, Lucas Villalba se destaca por sua agressividade, velocidade, raça e qualidade na construção de jogadas; baixa estatura é ponto fraco
Buscando reforçar seu setor defensivo para a temporada, o Cruzeiro se aproxima de mais um estrangeiro, o zagueiro argentino Lucas Villalba, de 29 anos, que defende o Argentinos Juniors desde 2021. A tendência é que o time celeste não demore a anunciar a aquisição do defensor, podendo fechar o acordo de empréstimo de um com opção de compra a qualquer momento. A informação foi adiantada pelo site No Ataque.
Tendo atuado por toda a sua carreira em seu país natal, Villalba não é muito conhecido no Brasil e, por isso, a Trivela se uniu ao especialista em futebol sul-americano Michael Vinícius (@mikezfps) para falar sobre as características do jogador.
Carreira de Lucas Villalba
Lucas Villalba foi revelado nas categorias de base do Independiente e teve sua ascensão para o futebol profissional no ano de 2013, quando disputou sua primeira partida pelo time principal do “Rojo”. Luquita, como é conhecido, mudaria de equipe em 2016, quando foi cedido por empréstimo ao Atlético Tucuman após duas temporadas em seu clube formador.
Após uma temporada regular, retornou ao Independiente, para novamente ser emprestado, dessa vez para o Huracán, que também não exerceu a compra do zagueiro. Um ano e meio depois, Villalba voltaria novamente a Avellaneda.
Sem espaço no Rojo, Lucas Villalba foi emprestado mais uma vez em 2018, dessa vez ao Aldosivi, de Mar del Plata. No modesto Tiburón, como é conhecido, Lucas se firmou e fez uma boa temporada em 2019, quando os Tiburones ficaram em 13º no campeonato, feito notável para uma equipe desse tamanho. Contratado de graça após o fim de seu vínculo com o Independiente, Luquitas ficaria no clube até o início de 2021, apresentando bons números e consistência defensiva.
Lucas Villalba 🇦🇷 ➡️ 🦊 pic.twitter.com/4Gs0hnAaqz
— Palestra Celeste | Fan Account (@PalestraCeleste) February 1, 2024
Chegada ao Argentinos Juniors
Seu bom desempenho chamou a atenção de uma grande equipe do futebol argentino, clube de ninguém menos que Diego Armando Maradona: o Argentinos Juniors. El Bicho, como é conhecido o clube de Don Diego, viu em Lucas Villalba características que somavam ao estilo de jogo agressivo e técnico do treinador Gabriel Milito, que esteve na pauta do Cruzeiro no final de 2023.
Michael Vinícius conta que após começar a temporada no banco de reservas, Villalba logo mostrou ao que veio e se tornou um pilar nos Bichos Colorados, sendo uma peça importante na saída de bola e na imposição do jogo intenso aplicado pelos comandados de Milito dentro das partidas, além de, obviamente, suas excelentes valências defensivas.
A afirmação do zagueiro veio na temporada de 2022, onde Villalba foi impecável em boa parte da temporada. Chamou a atenção sua versatilidade, com o defensor atuando em linha de quatro e três jogadores, além de até mesmo como primeiro volante, onde também foi muito bem. O defensor é um tipo de jogador que poucos times possuem, e muito menos equipes sabem que precisam de um perfil como o ele, até terem um cara com suas características.
Estilo de jogo de Lucas Villalba
Segundo Michael Vinícius, Lucas Villalba é um típico zagueiro sul-americano, agressivo, rápido e raçudo. Tem o jogo aéreo como seu ponto mais fraco, pois é um zagueiro de baixa estatura, tendo apenas 1,77m, pouco para um defensor central. Ainda assim, o analista ressalta que isso não o impede de dificultar para seus adversários nas jogadas de bola parada.
Canhoto, Villalba conta com boa qualidade técnica no que se diz a construção de jogo, sendo uma peça importante em saídas de bola curtas. Está entre os melhores zagueiro do continente no que diz respeito a essa função. Polivalente, técnico e inteligente, o argentino agrega em todas as funções defensivas, podendo fazer até a função de “pitbull” no meio campo, o famoso camisa 5 destruidor. Uma mudança ao futebol brasileiro pode potencializar ainda mais o atleta, que já possui certa experiência, e conta com características que casam muito com a ideia de jogo que se aplica no país.
Villalba também é um jogador polivalente e pode jogar como lateral-esquerdo, mas se destacou como um zagueiro que cai pela canhota, posição buscada por Nicolás Larcamón, treinador do Cruzeiro. Nos últimos jogos, é Marlon que tem feito a função, o que rendeu algumas críticas ao técnico argentino, já que as valências ofensivas do camisa 3 ficam em segundo plano nesta função.
Pontos fortes de Villalba
- Força
- Velocidade
- Marcação individual
- Posicionamento
- Passe
- Desarmes/Interceptações
Pontos fracos de Villalba
- Jogo aéreo
Michael finalizou dizendo que Lucas Villalba tem mais chances de se destacar em times que optam por propor o jogo. Em times reativos pode ter dificuldades em momentos de pressão, pois os cruzamentos são práticas muito comuns quando se está postado defensivamente, e para um jogador de baixa estatura como ele, isso não é interessante. Mas como dito anteriormente, mesmo não sendo tão alto, o zagueiro ainda assim pode causar dificuldades aos adversários neste tipo de jogada.
O Cruzeiro trabalha para fechar com outro sul-americano além de Villalba, o volante equatoriano José Cifuentes, de 24 anos. A Trivela já analisou o jogador aqui.