Titular sempre que disponível, Neris parece ter a preferência de Larcamón no Cruzeiro
Apesar de criticado por parte da torcida do Cruzeiro, o zagueiro Neris parece estar cheio de moral com o treinador Nicolás Larcamón

O treinador argentino Nicolás Larcamón tem usado o Campeonato Mineiro para conhecer seus jogadores. São 20 nomes testados até o momento em quatro jogos disputados pelo Cruzeiro. Por outro lado, outros 16 ainda não entraram em campo, seja por lesões, falta de regularização ou opção técnica. E mesmo com tantas possibilidades em aberto, a comissão técnica da Raposa já parece ter um esboço de time titular.
Considerando as formações iniciais nos quatro primeiros jogos do Cruzeiro no ano e os motivos das ausências, pode-se considerar que o time ideal de Larcamón para este início de temporada é formado por: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero e Lucas Silva; Robert, Matheus Pereira, Arthur Gomes e Juan Dinenno.
E hoje, falaremos de um jogador que mesmo sofrendo críticas de grande parte da torcida celeste, segue com o mesmo prestígio conquistado em 2023, quando se tornou titular da equipe como diversos treinadores que passaram pelo Cruzeiro: o zagueiro Neris, de 31 anos.
Neris foi anunciado pelo Cruzeiro no final de 2022, antes mesmo da temporada acabar, como o primeiro reforço para a Série A de 2023. Desconhecido e sem ter defendido grandes clubes na carreira, o jogador chegou ao clube com toda a cara de “composição de elenco”, mas após iniciar o ano passado na reserva, ganhou a condição de titular no decorrer do Brasileirão.
Mesmo criticado, Neris segue como titular do Cruzeiro
Tendo característica de “xerifão”, um zagueiro duro e de imposição física, já que tem 1,90m de altura, Neris alternou bons e maus momentos, tendo os piores sido mais enfatizados que os bons. O jogador até conseguiu fazer boas partidas, mas sua irregularidade o levou a cometer alguns erros bobos, como contra o Flamengo e o Internacional, no segundo turno do Brasileirão 2023.
No fim do campeonato nacional, as boas entradas do jovem João Marcelo, de 23 anos, e sua atuação contra o Palmeiras, quando Neris esteve suspenso, fez com que os torcedores imaginassem que ele tomaria conta da posição em 2024, mas não foi o que aconteceu.
Na temporada atual, Neris seguiu como titular sob o comando do argentino Nico Larcamón. Foi o único zagueiro que sempre jogou quando estava disponível. Até mesmo o ótimo Zé Ivaldo ficou no banco de reservas, para que o treinador celeste passasse “uma mensagem ao elenco” ao escalar o questionadíssimo Helibelton Palacios improvisado na zaga.
A única partida que Neris não jogou em 2024 foi o clássico contra o Atlético-MG, por ter sido expulso contra o Athletic. E mesmo com João Marcelo tendo feito mais uma grande partida, o camisa 27 voltou ao onze inicial já no jogo seguinte, a vitória por 3 a 0 contra o Patrocinense, onde teve boa atuação. O jogador ainda sofre com a impressão deixada noutros momentos e com a “falta de grife”.
Neris vs Patrocinense:
— 63/66 passes certos [95%] (!)
— 2/4 bolas longas certas
— 3 cortes
— 1 interceptação
— 6/8 duelos no chão ganhos
— 4/6 duelos no alto ganhos
— 2 faltas sofridas | 2 faltas cometidas
— 3/4 dribles certos
— Nota SofaScore: 7.4#Cruzeiro— Diego Henrique Alves (@DiegoHA_oficial) February 10, 2024
Agora, o Cruzeiro volta a jogar na quinta-feira (15), contra o rival América-MG, às 20h, no Mineirão. Titular da zaga, Zé Ivaldo fica de fora por estar suspenso. Então a tendência é que Neris e João Marcelo sejam os escolhidos para formar a linha de defesa. O argentino Lucas Villalba, de 29 anos, reforço anunciado na última semana, ainda não deve estar à disposição.