Brasil

São Paulo de Dorival é o time que mais vira a bola no país, e isso explica o sucesso em 2023

São Paulo lidera estatística de inversões de jogo em 2023 e construiu gol na final da Copa do Brasil assim

O São Paulo de Dorival Júnior ainda tem cinco jogos por disputar em 2023, mas já eternizou esta temporada na história do clube com o título inédito da Copa do Brasil. É um time de protagonistas bem evidentes. Calleri é o artilheiro. Luciano, o jogador que mais participou de gols. Rodrigo Nestor, o herói da final contra o Flamengo… Mas a receita para o sucesso são-paulino ao longo do ano passa por uma jogada trabalhada à exaustão pelo treinador: as inversões de jogo.

O Tricolor é o time do Brasil que mais vira a bola nas partidas. Ou seja: que usa dos lançamentos longos para mudar o jogo de um lado para o outro e encontrar espaços em áreas menos congestionadas do campo. A Trivela apurou que a comissão técnica faz e repete treinamentos para fazer este tipo de jogada funcionar semanalmente desde que Dorival assumiu a equipe, em abril.

Ao todo, o São Paulo tentou 213 inversões em 2023 e acertou 171 delas. O índice de acerto é de 80%. A título de comparação, o segundo colocado em tentativas é o Palmeiras, com 165 – 48 a menos. Em média, o Tricolor tenta 3,2 inversões por partida e acerta 2,5. O levantamento foi feito pelo jornalista de dados Guilherme Mirra, com base nas estatísticas da Opta, principal empresa de dados esportivos no mundo.

Inversões de jogo “deram” título ao São Paulo

O exemplo máximo de como este tipo de jogadas virou uma arma letal da equipe de Dorival Júnior está no gol marcado por Calleri na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, pelo duelo de ida da final da Copa do Brasil. Tudo começa nos pés de Wellington Rato. O meia-atacante recebe pela direita após cobrança de lateral e sequer precisa pensar antes de girar o corpo e inverter o lance da direita para a esquerda.

O Flamengo congestionava aquele lado do campo, e a bola chega a Caio Paulista com muita liberdade para avançar e rolar para Rodrigo Nestor. O meia domina e faz o cruzamento na medida para Calleri aparecer no segundo poste e empurrar para as redes. Depois, no duelo da volta, o empate em 1 a 1 no Morumbi deu ao São Paulo o título inédito da Copa do Brasil. E o resto é história.

Rato, Pablo Maia e Luciano são os destaques

Responsável por iniciar a jogada do gol no Maracanã, Wellington Rato é um dos expoentes das inversões de jogo no São Paulo. O meia-atacante é quem mais tentou e acertou viradas de bola ao longo da temporada. Foram 49 acertos em 69 tentativas – um índice de acerto de 71%.

Mas outros outros três jogadores chamam atenção pelo alto índice de aproveitamento neste tipo de jogada. Pablo Maia fez 45 tentativas e errou apenas três – com incríveis 93,3% de índice de acerto. Não à toa, Dorival Júnior disse em entrevista recente que o volante é o jogador mais difícil de substituir na equipe.

– Como característica, sim, o Pablo é o mais difícil de substituir. E pela desenvoltura que vem tendo, ainda mais – afirmou o treinador.

Luciano também tem bons números em termos de inversões de jogo – sem falar que ele é o jogador que mais participou de gols no elenco em 2023. O camisa 10 acertou 44 de 49 tentativas, com um aproveitamento de 89%. Alisson, por sua vez, é o jogador que nunca errou: acertou as 13 inversões que tentou.

São Paulo com legião de desfalques contra o Flu

O São Paulo certamente usará (ou tentará usar) as inversões de jogada para tentar a tão sonhada primeira vitória fora de casa no Brasileirão contra o Fluminense nesta quarta-feira (22), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em partida atrasada da 32ª rodada. Mas para isso, Dorival terá de quebrar a cabeça para armar uma equipe repleta de desfalques. São ao todo 13 baixas.

Hoje, o departamento médico são-paulino tem seis atletas no departamento médico (Rodrigo Nestor, Igor Vinicius, Galoppo, Marcos Paulo, Calleri e Alexandre Pato). Caio Paulista e Michel Araújo pertencem ao Fluminense e não podem atuar por questões contratuais. Arboleda, Ferraresi e James Rodríguez defendem as suas seleções nesta terça-feira (21) e não retornam a tempo de atuar contra o Fluminense. Wellington Rato, suspenso, fecha a lista de baixas.

Os desfalques do São Paulo

  • Wellington Rato (suspenso)
  • Rodrigo Nestor (lesionado)
  • Igor Vinicius – lateral-direito (lesionado)
  • Galoppo – atacante (lesionado)
  • Marcos Paulo – atacante (lesionado)
  • Calleri – atacante (lesionado)
  • Alexandre Pato – atacante (lesionado)
  • Caio Paulista (questões contratuais)
  • Michel Araújo (questões contratuais)
  • James Rodríguez – meia (convocado)
  • Arboleda – zagueiro (convocado)
  • Ferraresi – zagueiro (convocado)

Em contrapartida a tantas ausências, Dorival ao menos terá o retorno de Lucas Moura ao time, recuperado de lesão muscular. Um reforço importante em um setor que é o mais afetado do time. O camisa 7 deve atuar aberto pela direita, com Luciano centralizado e David aberto pela esquerda. Juan e Erison disputam a posição na referência do ataque. Na defesa, Diego Costa deve ser o substituto de Arboleda, e Welington entra na vaga de Caio Paulista.

Escalação provável do São Paulo:

Rafael, Rafinha, Beraldo, Diego Costa e Welington; Pablo Maia, Alisson, Lucas, Luciano e David; Juan (Erison). Técnico: Dorival Júnior.

Com tantos desfalques, o treinador pode dar chance aos garotos que foram integrados ao elenco principal nesta reta final de temporada. São eles: o meia-atacante Henrique (sub-17) e os atacantes Caio Matheus (sub-20), Talles Wander (sub-20), William Gomes (sub-17)  João Adriano (sub-20) e Maioli (sub-20). Dorival também deve conceder oportunidades a atletas pouco utilizados ao longo do ano. Especialmente, Jhegson Mendez.

Próximos jogos do São Paulo:

  • Fluminense x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 21h30 (horário de Brasília); Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (pay-per-view)
  • São Paulo x Cuiabá – Campeonato Brasileiro – domingo, 26 de novembro de 2023, às 18h30 (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view);
  • Bahia x São Paulo – Campeonato Brasileiro – quarta-feira, 29 de novembro de 2023, às 19h (horário de Brasília); Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo