Dorival assume herança de Rogério Ceni e muda rumos do São Paulo para fazer história
Dorival substitui Rogério Ceni e recupera confiança do elenco para transformar São Paulo em campeão
Foi logo em seu primeiro contato com o elenco do São Paulo que Dorival Júnior enraizou nos jogadores o que de início era apenas um sentimento seu: aquela equipe à época cercada de desconfiança chegaria ao menos a uma final ainda em 2023. Nem mesmo os próprios atletas levaram fé nas palavras do treinador, que acabaram por virar profecia. A mudança no comando mudou também os rumos do clube. E transformou a temporada em história com a conquista do título inédito da Copa do Brasil.
Dorival assumiu o Tricolor em abril deste ano. Herdou de Rogério Ceni um elenco que convivia com críticas após os tropeços no primeiro semestre. Era impossível nutrir qualquer resquício de confiança sob a sombra da eliminação para o Água Santa no Paulistão. E não é que o trabalho anterior era ruim, ou que os jogadores não gostavam daquele que é o maior ídolo da história do clube. O antigo treinador tem o carinho de (quase) todos e teve um papel reconhecido por Calleri na conquista da Copa do Brasil.
Mas a Trivela apurou também que foi apenas graças à mudança de ambiente a partir da chegada do atual comandante que este São Paulo se transformou em um time campeão. O relato é de que o dia a dia de trabalhos no CT da Barra Funda era marcado por certa tensão sob o comando de Rogério, um “chato” reconhecido. Ao seu jeito, Dorival deixou o clima mais leve e deu o carinho e o respaldo necessários para o elenco recuperar a confiança.
Com o atual treinador, o Tricolor de 2023 se transformou em um time copeiro. Pois o São Paulo de Dorival Júnior dirigiu todo o seu foco às copas nesta temporada. Venceu a Copa do Brasil e avançou até as quartas de final da Sul-Americana, com derrota para a LDU nos pênaltis. Disputar três competições simultâneas cobrou seu preço, e ele foi pago no Brasileirão. De tanto negligenciar o Campeonato Brasileiro, o Tricolor correu risco de rebaixamento e acabou a competição com apenas uma vitória sequer como visitante. Não à toa, a 11ª colocação na tabela.
Por fim, o técnico Dorival Júnior foi eleito o melhor treinador do país neste ano. #VamosSãoPaulo 🇾🇪
📸 Miguel Schincariol / saopaulofc pic.twitter.com/AETxw5IORR
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 7, 2023
As táticas que o São Paulo usou em 2023 e o que elas renderam
Desde sua chegada, Dorival optou por um 4-2-3-1 bastante característico no São Paulo. A partir daí, ele foi pouco a pouco encontrando as peças até desenhar uma equipe com estilo e estratégia de jogo bem definidos. O ponto do alto deste sistema é o funcionamento das beiradas do campo. Pela direita, Rafinha atuou como um lateral mais defensivo e que construía o jogo por dentro. Liberava os avanços de Wellington Rato (ou Lucas Moura) pela direita. Do outro lado, Caio Paulista era quem avançava quase como um extrema pela esquerda, enquanto Rodrigo Nestor centralizava mais para abrir espaço para a ultrapassagem.
O São Paulo de Dorival é um time que gosta muito da posse de bola – mesmo com uma campanha desinteressada, encerrou o Brasileirão em segundo neste quesito. Mas o que mais caracteriza o estilo de jogo da equipe são as inversões de jogada. O Tricolor é disparado a equipe que mais vira o jogo no país. Foi assim, por exemplo, que nasceu o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil.
O que esperar do comando técnico do São Paulo em 2024?
Para 2024, Dorival Júnior é um pouco refém de seu sucesso em apenas alguns meses no comando do São Paulo. O treinador alcançou a glória, e agora tem o desafio de dar um passo a mais: manter elevado o nível de competitividade e brigar por títulos também na próxima temporada. É aquela velha história de que seguir no topo é ainda mais difícil do que chegar ao topo. Mas com um “agravante”. O Tricolor agora volta a disputar a Libertadores e terá novamente três competições simultâneas – serão cinco ao longo de todo o ano.
Mas a equipe ao menos larga em vantagem em relação a alguns concorrentes. Dorival começa 2023 com um time “pronto” para receber apenas alguns ajustes para 2024. O principal deles será encaixar James Rodríguez na equipe titular. O treinador já encontrou a posição considerada “ideal” para o colombiano. Agora, é fazer o São Paulo funcionar ao redor daquele que chegou para ser protagonista e ainda não foi.