Brasil

Como foi o 2023 do Grêmio? A Trivela te mostra e analisa em detalhes

Vice-campeão brasileiro, Grêmio teve ano muito positivo após retorno da Série B

2023 foi um ano muito positivo para o Grêmio. De volta da Série B, o Tricolor Gaúcho contratou Luis Suárez, que foi determinante para as conquistas da Recopa Gaúcha, do Campeonato Gaúcho e as campanhas de semifinalista da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro. Neste artigo, a Trivela analisa resumidamente o ano gremista a partir de algumas perspectivas.

Como foi a defesa do Grêmio em 2023?

Se no geral o ano foi muito bom, a defesa foi o ponto fraco em 2023. Apesar de vice-campeão, o Grêmio foi o quarto time mais vazado do Campeonato Brasileiro. Isso passou principalmente por deficiências, mas individualmente algumas peças também deixaram a desejar. Titular desde a polêmica saída de Adriel, Gabriel Grando foi muito contestado pela torcida, e perdeu lugar para Caíque na reta final da temporada. Na zaga, Geromel sofreu demais com as lesões, Kannemann recebeu muitos cartões amarelos, e Bruno Alves, Bruno Uvini e Rodrigo Ely não convenceram. Nas laterais, João Pedro foi grata surpresa, mas Fábio e Reinaldo apresentaram muitos problemas defensivos.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como foi o meio-campo do Grêmio em 2023?

O meio-campo contou com várias formações ao longo de 2023. Em todas elas, Villasanti se destacou. O paraguaio foi o segundo melhor jogador do Grêmio na temporada, atrás apenas de Suárez. Quem também foi muito bem até ser vendido para o Dínamo Moscou foi Bitello, que jogou principalmente como meia pela direita. Reforços do início do ano, Carballo, Pepê e Cristaldo oscilaram. O pior deles foi o uruguaio, que sofreu com pubalgia e adaptação ao futebol brasileiro. Lesões musculares também prejudicaram o camisa 23, tratado por Renato como ‘novo Maicon’. Já o meia argentino, apesar de prejudicado pela forma como o Tricolor atuou em vários jogos, terminou a temporada com um duplo-duplo: 11 gols e 12 assistências.

Como foi o ataque do Grêmio em 2023?

Mesmo sem grandes parceiros, Suárez tornou o ataque do Grêmio um dos melhores do Brasil em 2023. Tanto é que, com 63 gols, o Tricolor Gaúcho foi o segundo time que mais balançou as redes no Campeonato Brasileiro. El Pistolero, sozinho, participou de 28, com 17 gols e 11 assistências. Na temporada toda, foram 29 gols e 17 assistências. Ao seu lado, passaram vários jogadores que oscilaram. Galdino e Ferreira foram os que tiveram momentos de maior destaque. E o final da temporada de Nathan Fernandes deixou grande expectativa para o futuro.

Como foi o treinador do Grêmio em 2023?

Renato Portaluppi teve muitos méritos no positivo ano do Grêmio. Afinal, conseguiu levar um time com limitações ao vice-campeonato brasileiro. Diante das carências do elenco, reinventou taticamente a equipe várias vezes, não se prendendo somente ao 4-2-3-1 habitual. Também foi habilidoso ao gerir a polêmica envolvendo possível aposentadoria ou saída de Suárez, na metade do ano. Por outro lado, o treinador teve posturas controversas, como nos ataques à imprensa, e ao não conceder entrevista coletiva após derrota no Gre-Nal. A sangria defensiva do Tricolor Gaúcho também não foi estancada no decorrer da temporada.

Como foi o Grêmio fora dos gramados em 2023?

A ousada contratação de Suárez trouxe benefícios ao Grêmio também fora de campo. O Tricolor Gaúcho praticamente dobrou o número de sócios, além de arrecadar mais de R$ 10 milhões com venda de produtos do craque uruguaio. Mas o presidente Alberto Guerra, que teve exitoso primeiro ano de gestão, ainda tem muito trabalho pela frente. O clube deve terminar o ano com déficit de R$ 65 milhões. A relação com a Arena também segue conturbada, o que refletiu, entre outras coisas, na péssima qualidade do gramado na reta final da temporada.

Como o Grêmio utilizou as categorias de base em 2023?

Além do atacante Nathan Fernandes, que desponta como grande joia do Grêmio e se destacou nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro, outros atletas oriundos das categorias de base receberam consideráveis minutos e tiveram momentos de destaque no time de Renato em 2023. Foram os casos do polivalente zagueiro Gustavo Martins e do volante Ronald, que ficaram valorizados pela conquista de medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, com a Seleção Brasileira sub-23, além do lateral esquerdo Cuiabano e do volante Mila.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo