Brasil

Renato teve seus deslizes, mas muitos méritos em ano positivo do Grêmio

Apesar de posturas contestáveis e dos problemas defensivos do time, Renato Portaluppi teve muitos méritos para conduzir o Grêmio ao vice-campeonato brasileiro em ano de retorno da Série B

A versão 2023 no Grêmio talvez tenha sido a mais madura de Renato Portaluppi como treinador de futebol. Polêmico e folclórico, ele deu suas deslizadas, tanto dentro quanto fora de campo. Mas teve muitos méritos para conduzir o Tricolor Gaúcho aos títulos da Recopa Gaúcha e do Campeonato Gaúcho, à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato brasileiro. Tudo isso no ano de retorno do clube da Série B, e com elenco com algumas limitações.

Renato reinventou taticamente o Grêmio várias vezes em 2023

Taticamente, Renato precisou se reinventar inúmeras vezes ao longo da temporada. No início do ano, sem poder contar com pontas de velocidade, montou o 4-2-3-1 com três meias atrás de Suárez. Depois veio o esquema com três zagueiros, em um 3-4-2-1; o 4-4-2 com losango no meio-campo; o 4-4-2 em linha com dois meias; e o 4-1-4-1 com três volantes. Tendo, é claro, o 4-2-3-1 tradicional, com pontas, como carta na manga. Em determinado momento, a ausência de padrão chegou a ser problema, mas a versatilidade do treinador merece ser exaltada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Polêmica sobre Suárez foi muito bem conduzida por Renato

Renato também foi muito bem na condução da polêmica envolvendo Luis Suárez, na metade do ano. Colocou-se entre imprensa e direção na ‘guerra’ de versões sobre possível aposentadoria ou saída precoce do jogador. Recentemente, após a despedida do craque uruguaio, um ano antes do que foi inicialmente acertado em contrato, o treinador confirmou que as informações trazidas pelos jornalistas Eduardo Gabardo e Marco Souza, de GZH, estavam corretas.

Ataques à imprensa e escapada após o Gre-Nal foram deslizes de Renato em 2023

Mas Renato também passou do ponto em algumas entrevistas coletivas, atacando a imprensa em demasia, e sem necessidade. E teve uma delas em que o treinador simplesmente não foi. Partiu direto para o aeroporto, rumo à folga no Rio de Janeiro, após o clássico Gre-Nal perdido por 3 a 2 no Beira-Rio, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. A atitude, com razão, deixou o presidente Alberto Guerra e a torcida gremista enfurecidos.

Problemas defensivos do Grêmio de Renato não passaram apenas por ser um time ofensivo

Dentro de campo, se o ataque do Grêmio teve ótimos números, na esteira de Suárez, defensivamente o time apresentou muitos problemas. Mesmo com o vice-campeonato, teve a quarta defesa mais vazada do Brasileirão, e foi a segunda equipe que mais concedeu finalizações aos adversários. A falta de compactação saltou aos olhos em algumas partidas, e a justificativa de Renato, de que sofrer muitos gols é consequência de jogar para frente, não cola. Afinal, é possível atacar e defender bem ao mesmo tempo.

É um ponto a ser corrigido para 2024, em que Renato deverá seguir no comando do Grêmio. Mesmo com o impasse por conta do pedido de aumento salarial, a tendência é que treinador e direção cheguem a um acordo para que o ídolo comande o clube em mais uma Libertadores — para a qual classificou o Tricolor Gaúcho em todos os Campeonatos Brasileiros que disputou.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo