Nathan Fernandes despontou no final de um ano de ascensão de jogadores da base do Grêmio
Grande joia do Grêmio, Nathan Fernandes terminou em alta ano no qual outros jogadores da base tricolor receberam minutos importantes no time de Renato

Sempre forte na formação de atletas, o Grêmio teve, em 2023, mais um ano prolífico quanto à ascensão de jogadores formados em suas categorias de base no elenco principal. Mesmo que não tenham sido titulares absolutos, cinco jovens jogadores advindos do CT Hélio Dourado tiveram participações importantes, e com alguma regularidade, logo no primeiro ano como profissional.
O zagueiro Gustavo Martins, o lateral-esquerdo Cuiabano, os volantes Mila e Ronald e o atacante Nathan Fernandes apareceram frequentemente entre os relacionados e aproveitaram as oportunidades recebidas, inclusive com gols. Outros atletas, como o lateral-esquerdo Wesley Costa, o volante Josué e os atacantes Zinho (que já deixou o clube), Rubens e Freddy também receberam seus primeiros minutos no profissional.
Nathan Fernandes
O grande nome, sem dúvida, foi Nathan Fernandes. Curiosamente, o último a receber oportunidades. O técnico Renato Portaluppi teve muito cuidado para lapidá-lo e lançá-lo no momento certo. Alertou para a evolução que o atacante de 18 anos precisa ter nos aspectos físicos e táticos.
Mas em apenas 11 jogos, com 372 minutos, Nathan mostrou porque é considerado a grande joia da base gremista, com multa rescisória de mais de R$ 300 milhões. Marcou o gol da virada sobre o Flamengo, e deu assistência para o último gol de Luis Suárez na Arena do Grêmio, na vitória sobre o Vasco, ambos pelo Campeonato Brasileiro.
#Brasileirão ??
Nathan Fernandes (18 anos) em Grêmio 3-2 Flamengo:
⏰ 21 mins jogados
⚽️ 1 gol
? 0.12 gols esperados (xG)
? 1 finalização (1 no gol)
? 13 ações com a bola
? Nota Sofascore 7.0 pic.twitter.com/F31lOYjG76— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 26, 2023
Ronald
Quem também fez gol importante, e em sua estreia pelo profissional, foi Ronald. O volante de 20 anos, que se destaca pelo forte jogo aéreo, deu a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no primeiro turno do Brasileirão, justamente de cabeça. Das 10 partidas no ano pelo time de cima, cinco foram como titular. Entre elas a virada épica sobre o Botafogo, em que teve boa atuação.
Ronald conta com a valorização de quem teve destaque nas categorias de base da Seleção Brasileira. Neste ano, além de disputar Sul-Americano e Mundial Sub-20, também se destacou na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Chile, com direito ao gol de empate na final, contra os donos da casa.
Gustavo Martins
O Gustavo Martins também fez parte da vitoriosa campanha da Seleção Brasileira Sub-23, comandada por Ramon Menezes. No Grêmio, o zagueiro de 21 anos se caracteriza pela versatilidade: nesta temporada, também foi utilizado por Renato como primeiro volante e lateral direito.
Ao todo, em sua primeira temporada fixa no profissional, Gustavo Martins disputou 25 jogos, oito como titular, e marcou um gol. Foi o da vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, nos acréscimos da partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Cuiabano
No jogo subsequente, contra o mesmo adversário, no mesmo estádio, mas pelas quartas de final da Copa do Brasil, Cuiabano balançou as redes. Naquele jogo, como em outros na temporada, o lateral esquerdo de 20 anos atuou mais adiantado, como ponta esquerda.
Nesta posição, o jovem jogador também fez gol contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pelo primeiro turno do Brasileirão. A reta final da temporada de Cuiabano foi prejudicada por uma lesão muscular. Mesmo de volta no início de novembro, só foi voltar a receber minutos nos dois últimos jogos do ano.
Mila
Lesão muito mais séria sofreu Mila. O volante de 20 anos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito no início de outubro, em partida do time B contra o São José, pela Copa FGF – Troféu Rei Pelé, no gramado sintético do Passo D’Areia, em Porto Alegre.
A lesão aconteceu após Mila receber as primeiras oportunidades no profissional. Devido à escassez de volantes, ele chegou a ser titular em algumas partidas no início do Campeonato Brasileiro, com atuações corretas. Ao todo, foram nove jogos, quatro deles iniciando.