Brasileirão Série A

Nathan Fernandes é a nova joia que Renato lapida no Grêmio

Titular pela primeira vez na vitória sobre o Goiás, Nathan Fernandes prova cada vez mais ser uma grande joia do Grêmio

O Grêmio tem uma nova joia sendo lapidada por Renato Portaluppi. Oriundo das categorias de base, o ponta Nathan Fernandes, de 18 anos, fez sua primeira partida como titular do profissional na vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Goiás, na noite da última quinta-feira (30), em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Nathan Fernandes teve boa atuação em seu primeiro jogo como titular

O ponta teve boa atuação. Iniciou pela esquerda, e mesmo em primeiro tempo ruim do Grêmio, mostrou personalidade, partindo para cima e dando até chapéu em marcador. Com a entrada de Ferreira, após o Goiás sair na frente, Nathan passou para o lado direito.

Por ali, o jovem atacante infernizou a defesa esmeraldina no segundo tempo após o Grêmio virar o jogo logo nos primeiros minutos, com Ferreira e Cristaldo. Aos 23, Nathan tabelou com Suárez, cortou bonito o marcador e chutou de canhota para bela defesa de Tadeu. Dois minutos depois, cruzou bola rasteira que, se não fosse o corte de Lucas Halter, encontraria El Pistoleiro pronto para mandar para o gol na segunda trave.

Nathan apenas confirmou o que já estava sendo visto em suas entradas no decorrer das partidas. Na vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, inclusive, o garoto marcou o gol da virada no segundo tempo do duelo na Arena do Grêmio. Com apenas 282 minutos em campo como profissional, ele já encanta a torcida gremista.

Renato entende que Nathan precisa ser lapidado física e taticamente

Renato também enxerga em Nathan grande potencial. Mas destaca aspectos a serem corrigidos no jogador. Em entrevistas anteriores, havia chamado atenção para a parte física. Contra o São Paulo, por exemplo, o atacante precisou ser substituído, por cansaço, aos 38 minutos do segundo tempo, após ter entrado 28 do primeiro. Diante do Goiás, suportou período maior em campo, saindo apenas 36 da segunda etapa depois de ter iniciado.

Após a partida contra o Esmeraldino, o treinador gremista bateu na tecla da marcação. Até porque, no sub-20, muitas vezes Nathan jogava como 9, tendo poucas responsabilidades defensivas. Renato frisou que tem trabalhado isso com o jogador, que vem se destacando nos trabalhos diários no CT Luiz Carvalho.

— Fez por merecer [a titularidade]. Quando o garoto chega da base para o profissional, o meu trabalho é lapidar, treinar a parte tática. Ele tinha deficiência de voltar para marcar o lateral adversário. É importante isso para ele. Muitas vezes via ele jogar lá embaixo, queria a bola nos pés, não voltava para marcar. No profissional é diferente. Mas ele melhorou bastante. Ele vem se destacando nos treinamentos. […] Hoje ele começou a partida, foi bem tecnicamente, taticamente. Tem um futuro brilhante. Tenho conversado com ele. Precisamos que um garoto assim chegue no profissional e estoure. É importante para o clube formar jogadores — ressaltou Renato.

Grêmio está bem protegido para o assédio do mercado

Depois de Pedro Rocha, Everton Cebolinha, Pepê e Ferreira, surge mais um ponta promissor para o treinador gremista lapidar. É difícil prever até onde Nathan Fernandes pode chegar. Mas o Grêmio está bem protegido do assédio do mercado. O contrato do atacante com o Tricolor Gaúcho vai até 2028, e a multa rescisória está estipulada em 60 milhões de euros (R$ 321 milhões).

Nathan Fernandes pelo profissional do Grêmio

  • 9 jogos (1 como titular)
  • 282 minutos
  • 1 gol
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo