Repleto de milagres, Everson viveu seu melhor ano no Atlético-MG em 2023
Com um show por jogo praticamente, Everson viveu um ano especial no Atlético, o melhor dele no clube, superando até o vitorioso 2021

O ano do Atlético-MG foi especial para alguns jogadores, que se destacaram muito mais que os outros. Um desses nomes é o goleiro Everson, que teve seu melhor desempenho no clube, superando até o mágico ano de 2021. Milagres atrás de milagres marcaram o ano do arqueiro atleticano, que foi ainda melhor no segundo semestre.
Everson teve um ano fora da curva pelo Atlético, melhor em desempenho individual do que demonstrou em 2021, quando parecia ter atingido seu auge. Aos 33 anos, o goleiro atleticano recheou a sua temporada com verdadeiros milagres em vários momentos. Não à toa, mesmo os haters que ele ainda tinha (sabe-se lá como e por quê) tiveram que engolir as críticas e o elogiar.
Na temporada, Everson disputou 64 partidas com a camisa do Atlético, sofrendo 52 gols, sendo crucial para o Galo ter uma das melhores defesas do Brasil e a melhor do Campeonato Brasileiro. Além disso, o goleiro passou 23 jogos sem ver a bola entrar nas redes que defendia, muitos deles por milagres que ele mesmo fez. Até por isso, no fim da temporada, o próprio clube separou 10 defesas espetaculares que ele fez ao longo do ano.
As cinco principais defesas de Everson em 2023
A Trivela se permitiu fazer algo ainda mais difícil e separar cinco dessas defesas, escolhendo as principais da temporada, unindo dificuldade e importância. Para ficar um pouco menos difícil, não iremos elencar elas, apenas citá-las. Começando então, pela mais difícil delas.
- Atlético 2×0 Fluminense – a melhor da temporada
Na 30ª rodada do Brasileirão, o Atlético recebeu o Fluminense na Arena MRV. Depois do Galo abrir 2 a 0, Everson fechou o jogo com uma defesa monumental. Aos 40 minutos, John Kennedy recebeu na área e, da distância do pênalti, soltou uma bomba no canto. Mesmo com Arana na frente, o goleiro atleticano voou para espalmar e fazer uma defesa que parecia impossível. A Trivela estava no estádio e pode afirmar que a sensação de incredulidade tomou conta, todos sem acreditar na defesa que viram.
A defesa foi tão espetacular que o Atlético fez até um vídeo especial na época com os jogadores dando adjetivos para o lance, e um foi quase unanimidade: “Loucura”. O próprio goleiro também comentou o lance: “Foi uma defesaça. Além de ter sido muito importante. Momento crucial do jogo. Com certeza separo ela como a minha melhor aqui com a camisa do Galo”, disse Everson.
- Carabobo 0x0 Atlético – para a temporada de milagres
Ainda no início da temporada, o Atlético teve que passar pelas fases preliminares da Libertadores. No primeiro jogo do time na competição, foi até a Venezuela encarar o Carabobo, conseguindo voltar com um empate, que só foi possível graças ao goleiro atleticano. Ainda no primeiro tempo, Everson fez seu primeiro milagre da temporada ao defender um chute cara a cara com o atacante, que estava na pequena área. Diferente das defesas “comuns” que vemos nesses casos, ele não pegou a bola com o peito ou até com o rosto, mas sim o braço esquerdo esticado, deixando ela ainda mais bonita. A defesa é a de número 7 no vídeo da GaloTV.
- Libertad 1×1 Atlético – defesa plástica que rendeu classificação
Na última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Atlético foi até o Paraguai e precisava de um empate contra o Libertad para garantir a sua vaga. Conseguiu, graças a Everson. O goleiro atleticano fez uma defesa ainda no primeiro tempo, quando estava 0 a 0, que não tem outra palavra para definir se não for “plástica”. Ele foi buscar um chute de muito longe que estava prestes a entrar no ângulo.
Além dessa defesa, ele fez outras cinco na partida, segurando assim o 1 a 1 no placar e garantindo a classificação para o Atlético. No fim do jogo, infelizmente o goleiro foi alvo de racismo, tendo força para denunciar o caso e se pronunciar na sequência.
? Paredão do @Atletico!
?✨ Éverson fez mágica para evitar o gol de Barboza para o #Libertad.#AMagiaAcontece @CocaCola_Br pic.twitter.com/VuWHoe4T9O
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 28, 2023
- Atlético 1×0 Cuiabá – para garantir a vitória
Na rodada 24 do Brasileirão, o Atlético recebeu o Cuiabá em um jogo que prometia ser mais tranquilo, mas não foi. O Galo só venceu graças a mais um milagre de Everson. Aos 30 minutos, com 1 a 0 no placar e uma pressão do adversário, o goleiro atleticano defendeu uma bola à queima-roupa após uma cabeçada em que a bola não foi em cima dele, tendo que se esticar rapidamente para defender. Na sequência, ainda espalmou também o rebote após um chute forte. A defesa é a quarta no vídeo do Galo.
- Atlético 2×1 São Paulo – para coroar a temporada e uma partida épica
Na penúltima rodada do Brasileirão, o Atlético recebeu o São Paulo no Mineirão ainda sonhando com o título. Empurrado pela torcida, o Galo marcou o gol da vitória já nos acréscimos, mas ainda teve tempo de Everson brilhar para garantir os três pontos. No último lance do jogo, Michel Araújo acertou um belo chute em direção ao ângulo, mas o goleiro se esticou todo para mandar para escanteio. Foi a coroação da excelente temporada de Everson, além de garantir três pontos cruciais em um jogo épico. A defesa é a segunda na lista da GaloTV.
⏱️ 53‘- MONUMENTAL A DEFESA DO EVERSON! #VamoGalo!#GaloPaixãoNacional #CAMxSPFC ??️
— Atlético (@Atletico) December 3, 2023
– Particularmente, 2023 foi meu melhor individualmente e com sede para trabalhar muito mais em 2024. Quero manter esse alto nível e quem sabe representando muito bem a equipe do Galo eu possa ter chance novamente na Seleção Brasileira — disse Everson para a Gazeta Esportiva, após receber o troféu Mesa Redonda de melhor goleiro da temporada.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Everson na temporada – dados SofaScore
- 64 jogos – 23 sem sofrer gol
- 52 gols sofridos
- 158 defesas – 77% de bolas defendidas no Brasileirão
- 61 defesas após chutes dentro da própria área no Brasileirão
- 10.76 gols evitados no Brasileirão (conta parecida com a de xG)
Além disso, Everson foi o melhor goleiro do segundo turno do Brasileirão e, só não teve a melhor média de gols sofridos por partida, pois na última rodada o Atlético entrou completamente desligado e sofreu quatro do Bahia, fazendo o goleiro terminar em em segundo nesse quesito, ao lado de Rafael Cabral (Cruzeiro) e Weverton (Palmeiras), com 0.86 gols por jogo, atrás de Cleiton (0.82 – Bragantino).
? Éverson é o goleiro com a maior Nota Sofascore (7.27) do 2º turno do @Brasileirao 2023. ??
⚔️ 16 jogos
? 9 gols sofridos (!)
? 7.37 gols evitados (!)
? 50 defesas (33 dentro da área!)
? 13 defesas difíceis (!)
? 85% bolas defendidas (!)
? 50% jogos sem sofrer gols (!) pic.twitter.com/G1Cxw6mcqP— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 30, 2023
Fora das defesas, Everson também manteve-se destacado pelo seu jogo com os pés, um dos motivos que fez ele chegar ao Atlético em 2020, a pedido de Sampaoli. O goleiro segue com muita segurança nessa questão, além de ajudar nas saídas de bola do Galo, bem como em contra-ataques, gerando assim perigo de gol direto das mãos (ou do pés) dele.