‘Uma coisa seria jogar futevôlei na praia’: presidente do Internacional alfinetou Renato ao falar sobre Coudet
Ao falar sobre a ausência de Eduardo Coudet na apresentação do elenco do Internacional na pré-temporada, o presidente Alessandro Barcellos deu indireta ao rival Grêmio e citou as polêmicas folgas com 'futevôlei na praia' de Renato Gaúcho

A semana da dupla Gre-Nal começou com uma alfinetada do presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, ao treinador do Grêmio, Renato Portaluppi. Em entrevista ao canal de Duda Garbi, na noite de segunda-feira (29), o mandatário colorado deu uma indireta ao técnico gremista, que é marcado pelas folgas no Rio de Janeiro, em que joga futevôlei na praia.
A corneta foi citada por Barcellos quando ele falava sobre a ausência do técnico do Internacional, Eduardo Coudet, na reapresentação do elenco para esta temporada. O evento aconteceu no dia 8 de janeiro [segunda-feira], mas, por questões particulares, o treinador colorado, que renovou contrato, só começou a trabalhar no CT Parque Gigante no dia 13 [sábado].
— É importante que todos saibam que única questão que o Coudet demorou para tomar uma decisão foi uma questão pessoal. Ele não se apresentou, na reapresentação, porque ele estava tratando dessa questão pessoal. Eu vi brincadeiras de mau gosto, que acho que não cabem no futebol. Do tipo, ‘cadê o Coudet?'. Acho que isso não é legal. Eu já cometi esses erros, de às vezes pré-julgar uma posição, e acho que a gente tem que ter cuidado com isso. Uma coisa seria se ele estivesse jogando futevôlei na praia — disse Barcellos.
Folgas com futevôlei no Rio de Janeiro são comuns nas passagens de Renato Gaúcho pelo Grêmio
As folgas de Renato no Rio de Janeiro geram polêmica desde sua passagem anterior pelo Grêmio, de 2016 a 2021. Não foram poucas às vezes em que o treinador se apresentou um ou dois dias depois do elenco gremista, incluindo também a atual passagem, que iniciou em setembro de 2022.
Mas nenhuma ocasião repercutiu tanto quanto após o clássico Gre-Nal do segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, vencido pelo Inter por 3 a 2, no Beira-Rio. Renato não concedeu entrevista coletiva depois da derrota, e saiu às pressas para o Aeroporto Salgado Filho, onde pegou vôo direto para o Rio de Janeiro. A alegação era de que ele tinha compromisso na manhã seguinte. Mas a atitude não deixou de incomodar o presidente Alberto Guerra, que manifestou o descontentamento publicamente.

Na apresentação do elenco do Grêmio para a atual temporada, no último dia 9 de janeiro, Guerra brincou com Renato ao agradecê-lo, com ênfase, e uma risada, por estar presente. A manifestação também foi interpretada como uma alfinetada a Coudet, que não esteve na apresentação do Inter no dia anterior.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Após renovar contrato e se apresentar tardiamente, Coudet é líder do Campeonato Gaúcho com o Internacional
Após o final da temporada passada, em que chegou à semifinal da Libertadores e terminou o ano com sequência de quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, Coudet foi para a Argentina. Além das férias, o retorno para casa visava resolver questões particulares. Até por isso, houve certa demora para a renovação de contrato, que foi oficializada no dia 20 de dezembro — 11 dias depois da reeleição de Barcellos, que sempre deixou claro o intuito de permanecer com o treinador argentino.
Coudet voltou para Porto Alegre de carro, e se apresentou no CT Parque Gigante no dia 13 de janeiro. Oito dias depois, já comandou o Inter na estreia no Campeonato Gaúcho, com vitória por 1 a 0 sobre o Avenida. Posteriormente, o Colorado empatou em 0 a 0 com o São Luiz, em Ijuí, e goleou o Ypiranga por 3 a 0, no Beira-Rio. Os sete pontos o colocam como líder do estadual após as três primeiras rodadas.