Em ritmo de pré-temporada, Internacional joga para o gasto e estreia no Gauchão com vitória magra
Com portões fechados no Beira-Rio, Wanderson marcou o único gol da vitória do Internacional na estreia no Campeonato Gaúcho contra o Avenida
Ainda longe do ideal, algo normal pelo pouco tempo de pré-temporada, o Internacional jogou apenas o suficiente para superar o Avenida e estrear com vitória no Campeonato Gaúcho 2024. Wanderson marcou o único gol do jogo, na tarde deste domingo (21) em um Beira-Rio que teve portões fechados devido a punição referente à edição passada do estadual.
Com a vitória, o Inter se iguala ao Juventude e larga na vice-liderança do Campeonato Gaúcho, com três pontos — o líder Caxias, que venceu o Grêmio, leva vantagem no número de gols feitos. Na quarta-feira (24), às 19h, o Colorado vai a Ijuí enfrentar o São Luiz, no 19 de Outubro. No mesmo dia, mas às 20h, o Avenida fará sua estreia em casa, nos Eucaliptos, contra o Brasil de Pelotas.
Organizado defensivamente e apostando nos contra-ataques, Avenida é melhor no primeiro tempo
O Avenida foi melhor do que o Internacional no primeiro tempo. Desembocado após menos de duas semanas de pré-temporada, o Colorado cometia erros técnicos incomuns, e tinha dificuldade de infiltrar na organizada defesa da equipe de Santa Cruz do Sul, que se postava em duas linhas de quatro num bloco baixo de marcação, e procurava explorar os contra-ataques.
Foi assim, em transições, que o Avenida mais levou perigo na primeira etapa, principalmente a partir do lado esquerdo, com Felipe Cruz nas costas de Bustos. Logo aos dois minutos, o camisa 11 ganhou dividida de Vitão e cruzou rasteiro. Carlos Alberto concluiu, mas fraco, nas mãos de Ivan. Aos 18, Carlos Alberto caiu pela esquerda e rolou para trás. Carlos Henrique bateu de primeira, de canhota, com perigo sobre o gol.
Diferente do que habitualmente acontece no Beira-Rio, o time de Coudet demorou para conseguir concluir. Depois de Hyoran chutar travado após Alario escorar, em jogada de estreantes, aos 15 minutos, a primeira finalização certa do Inter aconteceu apenas aos 30 minutos. Bustos arriscou de fora da área em chuta cruzado e rasteiro. Ruan Carneiro caiu no canto para encaixar.
O Avenida voltou a assustar em contra-ataques na reta final do primeiro tempo. Aos 37, Bruno Camilo apareceu na intermediária ofensiva e chutou forte. Ivan espalmou. Cinco minutos depois, Carlos Henrique foi que finalizou firme de fora da área. A bola passou à esquerda do gol. Já nos acréscimos, após cobrança de escanteio vinda do lado esquerdo, Ivan saiu mal do gol, e Dadalt cabeceou por cima. No lance, o goleiro colorado sofreu entorse no joelho direito, e precisou ser substituído no intervalo por Anthoni, que fez sua estreia como profissional.
Internacional aproveita cansaço do Avenida para chegar ao gol da vitória
O Avenida quase abriu o placar com um golaço aos três minutos do segundo tempo. A defesa do Inter não conseguiu afastar cruzamento vindo do lado direito, e a bola sobrou para Felipe Cruz, que, impedido, rolou para Carlos Alberto. De fora da área, o camisa 10 acertou belo chute no ângulo direito. A bola acertou a trave e quicou dentro do gol, mas o lance já era paralisado pela arbitragem. Essa foi a última participação de Felipe Cruz no jogo. O atacante do Avenida sentiu e precisou ser substituído aos cinco minutos. O lateral esquerdo Alan Cardoso entrou, e César Nunes foi adiantado para a ponta esquerda.
O Inter teve a oportunidade de abrir o placar aos seis minutos. Wanderson cruzou da esquerda e Bruno Henrique subiu livre para cabecear dentro da área. Porém desvio do camisa 8 acertou seu próprio corpo, e a bola saiu pela linha de fundo. Dois minutos depois, Robert Renan quase marcou gol contra. O zagueiro tentou interceptar cruzamento rasteiro de César Nunes e mandou para trás. Com o braço direito, Anthoni fez grande intervenção para salvar o Inter.
Mesmo com pré-temporada bem mais longa, o Avenida sentiu o cansaço, com alguns jogadores apresentando cãimbras. O Inter aproveitou, e cresceu no jogo. Aos 17, Enner Valencia girou e, da meia lua da grande área, chutou forte. A bola desviou em Rafael Goiano e saiu pela linha de fundo. Aos 24, Renê cruzou da esquerda na segunda trave para Valencia, que escorou de cabeça. Também de cabeça, após o quique da bola na pequena área, Wanderson marcou o primeiro gol da temporada colorada.
Cruzamento 𝐩𝐞𝐫𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨 de Renê.
Assistência 𝐠𝐞𝐧𝐢𝐚𝐥 de @EnnerValencia14.
Gol de 𝐨𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐧𝐢𝐬𝐦𝐨 do Wandeco!©️ ➡️ 🐐 ➡️ 🇧🇪 pic.twitter.com/1ob6fb9Qbp
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) January 21, 2024
O gol deu tranquilidade para o Inter, que passou a ter o controle total do jogo. Coudet esperou um pouco, mas aos 31 promoveu as três trocas que planejava fazer ainda antes do gol. Saíram Bruno Henrique, Enner Valencia e Lucas Alario, entraram Rômulo, Pedro Henrique e Luiz Adriano. Após um longo período sem chegar na área adversária, o Avenida voltou a finalizar aos 35 minutos, mas a cabeçada de Hélio Paraíba, que havia entrado no lugar de Carlos Henrique, saiu torta.
Hyoran teve grande oportunidade de marcar seu primeiro gol pelo Inter e ampliar aos 40. Após Bustos roubar a bola próximo à entrada da área, o camisa 7 recebeu o passe e teve a goleira escancarada, mas chutou na rede pelo lado de fora.