Brasil

Se quiser ter alguma chance de avançar no Paulista, Corinthians só tem uma opção: vencer o Botafogo-SP

Corinthians tem três desfalques certos para o jogo, e deve obrigar António Oliveira a mudar esquema usado na última partida

O Corinthians vai até Ribeirão Preto em busca da sua terceira vitória no Campeonato Paulista. O jogo desta quarta-feira (14) diante do Botafogo-SP, às 21h35 (horário de Brasília) é importante para Timão continuar focado em correr atrás dos pontos perdidos e ainda ter a possibilidade de uma classificação a próxima fase da competição.

A temporada 2024 não iniciou como o esperado e, além das dificuldades dos bastidores, dentro do campo as atuações foram desastrosas resultando em cinco derrotas em seis jogos, o que culminou a demissão de Mano Menezes e a chegada de António Oliveira, que na sua estreia viu o Corinthians vencer uma fraca e atrapalhada Portuguesa, dentro da Neo Química Arena. O técnico deixou claro que vitória do último domingo foi apenas o primeiro passo dado, mas que estava feliz pela postura da equipe no campo que conseguiu voltar a ser competitiva:

— Há acertos, há erros, mas eles competiram. Por isso eu, como treinador, estou muito agradecido a eles. Foi um pequeno passo, o caminho que temos pela frente, acertamos, erramos, não é em dois dias que se constrói uma equipe. Esta equipe tem talento, mas precisa competir sempre. Se fizermos isso, temos muita gente aqui que pode resolver jogos – respondeu.

Situação do Corinthians não melhorou, mas é um pouco menos desconfortável

A recuperação do Corinthians no Campeonato Paulista não irá acontecer de uma hora para outra, porém, neste momento ela é menos desanimadora do que antes da partida com a Lusa, e a partida diante do Botafogo-SP pode ser mais uma a favor doa recuperação do alvinegro, isso porque até então, além de estar na lanterna do grupo com três pontos, também ocupava a parte de baixo da classificação geral, o que o deixava perto do rebaixamento à Série A-2 do Paulista.

Porém, os 2 a 0 do último domingo foi o suficiente para tirar o Corinthians da zona de rebaixamento e dar sobrevida dentro do grupo e quem sabe uma vaga nas quartas de final. Faltando cinco jogos apara a acabar a primeira fase, o alvinegro ainda pode ter chances matemáticas para o mata-mata. Até agora o Timão tem seis pontos somados, cinco atrás do RB Bragantino, com 11.

  • Palmeiras x Corinthians – 18 de fevereiro
  • Corinthians x Ponte Preta – 25 de fevereiro
  • Corinthians x Santo André – 02 de março
  • Água Santa x Corinthians – 10 de março

António Oliveira fará pelo menos três alterações para a partida diante do Botafogo-SP

O Corinthians tem três desfalques, certos para a partida desta noite: Fagner e Raul Gustavo, suspensos e Pedro Raul, com uma lesão na coxa direita. As ausências principalmente do lateral e do atacante farão com que António Oliveira mude seu esquema tático usado na última partida, com o Caetano como um terceiro zagueiro dando mais espaço para o Fagner chegar mais pela ponta.

Uma possibilidade em manter a estratégia seria com utilizar Gustavo Henrique, que estava no departamento médico do clube desde a sua chegada e ainda não estreou com camisa alvinegra. O problema é que o zagueiro ainda está sem ritmo de jogo, o que pode ser um problema mesmo tendo Félix Torres e Caetano na retaguarda.

Para substituir o Fagner, o treinador pode usar Léo Maná, que já foi utilizado na temporada como opção, para o lugar do Pedro Raul, António Oliveira deve colocar Romero, Wesley e Yuri Alberto, o que isolaria mais uma vez o camisa nove na área, algo que não aconteceu no último jogo e foi o diferencial que deu certo.

Retrospecto entre Corinthians x Botafogo-SP

Corinthians e Botafogo-SP se enfrentaram em 108 oportunidades, sendo 95 delas somente pelo Campeonato Paulista. O Timão vai em busca de manter a boa vantagem de vitórias em cima da equipe de Ribeirão Preto, até agora são:

  • 49 vitórias
  • 36 empates
  • 10 derrotas

A última partida entre as duas equipes foi em fevereiro de 2023, válida também pelo estadual. Dentro da Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Botafogo-SP por 2 a 0, os gols foram marcados no primeiro tempo, um pelo Róger Guedes e outro pelo Adson.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo