Brasil

Milito comete mesmo erro de Felipão no Atlético-MG, mas tem carta na manga para corrigi-lo

Novo esquema de Milito arrumou defesa, mas atrapalha parte fundamental do ataque do Atlético, afastando Hulk e Paulinho

Gabriel Milito encontrou uma boa solução nos últimos jogos para fazer o Atlético-MG sofrer menos defensivamente. A mudança funcionou e o Galo se mostra mais seguro.

No entanto, ela atrapalha um dos pontos mais fortes do time: a dupla Paulinho e Hulk, que está mais distante no campo, um erro que Felipão cometia muito.

A solução encontrada por Milito para diminuir os espaços dados pelo Atlético na defesa foi a de abrir Paulinho na esquerda, fazendo a função de ala que era de Arana, que agora atua mais como lateral, de fato.

— Passamos por um momento muito turbulento no ano, todos viram o quanto a gente tava tomando de gol. Adotamos uma nova estratégia para minar esse tanto de gol que estávamos tomando, e deu certo… tirando o jogo contra o Bahia — explicou Paulinho.

Com essa estratégia nova, Hulk aparece como único atacante central no time, sendo um centroavante mais móvel. Paulinho tem liberdade para aparecer pelas pontas ou pelo meio quando o time tem a bola, mas ainda assim aparece mais vezes longe de Hulk.

Esse problema, de afastar os dois atacantes, já foi visto quando Felipão tentou algo bem parecido — por mais de uma vez. O treinador foi muito criticado, pois o Galo perde muito poder ofensivo, e acabou cedendo, mudando o esquema e reaproximando a dupla, o que fez o time ter melhor desempenho no fim de 2023.

Jogar próximo de Hulk é a preferência de Paulinho

Questionado sobre a nova função, Paulinho deu a declaração mostrando entendimento da estratégia, que ajuda o time defensivamente, mas não deixou de comentar que prefere, sim, jogar mais próximo de Hulk.

— Estou muito bem e o Milito me dá muita liberdade para flutuar por dentro também. Claro que a minha preferência é estar mais perto do Hulk, marcando o zagueiro, pois ali estou mais próximo do gol e dele, e nos entendemos muito bem ali na frente — afirmou Paulinho após o jogo contra o Flu.

Já o camisa 7, quando questionado sobre esse esquema, afirmou que prefere não comentar para não gerar interpretação errada, e que confia e respeita muito as decisões de Milito.

Milito tem opção para agradar a todos

Gabriel Milito tem opção, mais simples do que parece, para manter o esquema atual, seguindo forte defensivamente e também reaproximando a dupla de ataque atleticana, que em 2023 somou mais de 60 gols.

O mais lógico para ter isso tudo é colocar Rubens no time titular. O cria do Galo atuou praticamente toda sua vida profissional como lateral ou ala esquerdo, justamente a posição que Paulinho vem fazendo.

Rubens em ação pelo Atlético
Rubens é o substituto de Arana, mas pode atuar sem problemas com ele também (Pedro Souza / Atlético)

Além disso, vale destacar que Rubens tem um vigor físico impressionante e sempre lidera o time em desarmes e interceptações. Com ele, Arana, que se destaca mais ofensivamente, poderia ter mais liberdade para atacar, enquanto o cria atleticano ficasse na cobertura. Essa dobradinha já deu certo em 2023.

Nesse caso, quem deveria deixar o time é o meia Bernard, que não conseguiu se encontrar ainda desde que chegou e é o mais abaixo do time.

Como ficaria o esquema do Atlético com a reaproximação de Paulinho e Hulk
Como ficaria o esquema do Atlético com a reaproximação de Paulinho e Hulk (Reprodução/Homecrowd)

Essa mudança pode ocorrer só trocando Bernard com Paulinho, também, já que o meia atuou por muito tempo como ala na carreira. No entanto, essa mudança, muito provavelmente, faria o time perder defensivamente, pois o camisa 20 não tem o físico necessário para ajudar na marcação.

Como o Atlético foi derrotado pelo Fluminense no Maracanã e vai precisar de ser não só mais ofensivo, mas também mais efetivo no jogo de volta, na Arena MRV, o mais lógico é reaproximar a dupla de ataque que já rendeu tantos gols decisivos ao Galo.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo