Atlético-MG: readaptação justifica má fase de Bernard? Relembre outros retornos ao Brasil
Meia chegou com muita expectativa, mas não desempenha bom futebol, e a readaptação ao Brasil é a melhor justificativa no momento
Principal contratação do Atlético-MG nesta janela do meio do ano, Bernard retornou ao clube onde é ídolo após 11 anos sob enorme expectativa. No entanto, o meia não tem desempenhado bem, e a justificativa é o período de readaptação dele ao futebol brasileiro. Outros jogadores que retornaram após muito tempo fora, também passaram por isso.
Bernard foi anunciado pelo Galo em fevereiro, mas só chegou ao clube após a temporada europeia, em junho, pois estava jogando pelo Panathinaikos, da Grécia. Ele estreou em julho e, desde então, fez 12 jogos, nenhum com um grande brilho.
Na estreia, parecia que chegaria fazendo a diferença, mas não teve boas atuações desde então, pelo contrário, em algumas, foi muito mal.
🔎 Bernard ainda não participou de gols em seu retorno ao Atlético-MG.
⚔️11 jogos (9 titular)
⚽️0 gols
🅰️0 assists
⏰752 mins jogados
👟6 finalizações (0 no gol)
🔑20 passes decisivos (!)
🛠3 grandes chances criadas
💨15 dribles certos
🆚19 desarmes (!)
💯Nota Sofascore 7.10 pic.twitter.com/x2eEv4EJti— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) August 25, 2024
O próprio jogador já assumiu estar devendo, mas que está trabalhando para melhorar. Uma das justificativas dele para isso é a readaptação ao futebol brasileiro, que pode pesar.
Milito sai em defesa de Bernard
O discurso de Bernard vai muito de encontra com que o técnico Gabriel Milito também diz. Questionado sobre o nível baixo das atuações do meia, o treinador, que foi jogar na Europa e na América, citou as diferenças que podem afetar um atleta que fazem essa troca.
— Depois de tantos anos na Europa, voltar para a América… há jogadores que precisam desse período de adaptação. É um futebol muito diferente. Não é nem melhor ou pior, é diferente. Aqui há mais marcação, que é mais forte, outra intensidade. Esse processo leva um tempo, e ele só vai se adaptar jogando — Milito sobre Bernard
O treinador afirmou que tem total confiança de que Bernard desempenhará o que se espera, e vê esse período dele como normal. Para o argentino, só jogando que o meia vai atingir seu potencial.
— A melhor maneira para ele encontrar sua melhor versão é jogando. E cada vez que ele joga, tenho a esperança de ser “O” jogo dele. E se não for, será o próximo, ou outro… em algum momento ele vai estar em sua melhor versão — completou o treinador.
Jogadores que voltam ao Brasil após anos no exterior
O período de readaptação ao futebol brasileiro varia entre jogadores. Há casos recentes de atletas que voltaram voando, como Marcelo, que fez até gol na final do Carioca de 2023 conquistado pelo Fluminense, ou Alan Patrick, que, assim como Bernard, estreou no meio da temporada, mas teve grande impacto no Internacional.
Atletas do Flamengo, como Filipe Luis, Rafinha e Diego Alves, também voltaram ao Brasil já em grande forma e causando impacto, conquistando títulos. O mesmo para Lucas Moura, no São Paulo. O caso mais recente é de Thiago Silva, que mudou a temporada do Fluminense.
Mas há também jogadores que não começaram tão bem, mas não necessariamente estavam mal. David Luiz, no Flamengo, é um caso. O zagueiro, que chegou em 2021, se firmou de fato no clube só em 2022. Já Felipe Anderson, que também chegou agora ao Palmeiras, teve início mais tímido, mas já desencantou no último jogo e está em viés de crescida.
Um exemplo próximo a Bernard é Matheus Pereira, do Cruzeiro. O meia tem um adendo que não retornou ao Brasil, pois nunca havia jogado antes por aqui, só no exterior, mas ele também demorou a engatar, tanto que terminou a última temporada só com um gol e uma assistência. Nessa, já soma nove gols e 12 assistências, sendo o cara do time.
🔎 Matheus Pereira é o jogador com a maior Nota do @Brasileirao 2024! 👏👏
⚔️ 22 jogos
⚽️ 6 gols (1º da posição!)
🅰️ 4 assistências
🅿️ 10 participações em gols (3º da liga!)
🔑 52 passes decisivos (3º da liga!)
👊 67 faltas sofridas (2º da liga!)
💯 Nota Sofascore 7.57 pic.twitter.com/UwRcq6Xh2Y— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) August 29, 2024
Por fim, tiveram retornos ao Brasil que passaram muito longe do esperado. Willian foi um dos jogadores que voltou com maior expectativa, mas sua passagem pelo Corinthians terminou com parte da torcida ameaçando ele e sua família.
No sul, há dois casos marcantes. Ídolos de Internacional e Grêmio, respectivamente, Taison e Douglas Costa voltaram e praticamente não contribuíram em nada aos clubes. O colorado teve só alguns lampejos, enquanto o gremista manchou sua história com péssimas atuações e algumas atitudes.
Dos casos mais recentes, e no mesmo rumo de Bernard, Coutinho voltou ao Vasco. Mas o meia ainda não conseguiu jogar direito. Lesão e até covid fizeram com que ele só entrasse em campo quatro vezes até agora.
O fato é que cada jogador que voltou ao Brasil tem uma história. Alguns já causaram enorme impacto logo de cara, outros foram razoáveis, tiveram os que precisaram de tempo até demonstrar algo e os que nunca corresponderam.
Qual desses será o futuro de Bernard é difícil saber, mas ele tem um apoio muito grande da torcida, do grupo e do treinador. E, claro, já demonstrou, por anos, ter muita qualidade para fazer a diferença, que é o que todos esperam.