Lesão de André Henrique é mais um sintoma de um problema crônico no Grêmio
Nos últimos anos, vários jogadores gremistas sofreram com sucessivas lesões

Perto de voltar a jogar após se recuperar de uma lesão que atingiu os ligamentos no tornozelo direito, sofrida há três meses, André Henrique novamente é baixa no Grêmio.
No treinamento de quinta-feira (27), o atacante de 22 anos relatou desconforto na coxa esquerda. Após passar por ressonância magnética, teve diagnosticada lesão grau 3-C no músculo reto-femoral.
Diego Costa e Soteldo vítimas do mesmo problema
Curiosamente, este tipo de lesão multiligamentar é mesma sofrida por Soteldo, na vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, pelo Campeonato Gaúcho, no final de janeiro, e Diego Costa, no empate em 1 a 1 com o Estudiantes, no último dia 8, pela Libertadores.
Mais do que isso, a situação de André Henrique escancara um problema crônico do Grêmio, de jogadores que sofrem sucessivas lesões, sejam elas recidivas (quanto é no mesmo local) ou não.
Essa ‘maldição' no Grêmio iniciou com o famoso caso do zagueiro Gabriel, que teve a carreira interrompida devido a erro médico em cirurgia no joelho, em 2013.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/i/W/t41r68RMmkJ8Qr0X39zQ/gabriel-blos-a-contratado-para-a-a-rea-administrativa-das-categorias-de-base-do-gra-mio-26439.jpeg)
Mais recentemente, em menor escala, outros atletas gremistas sofreram com dificuldades parecidas. Por isso, a Trivela relembra alguns deles.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Leonardo Gomes
Depois de romper ligamentos do joelho na semifinal da Copa do Brasil de 2019, contra o Athletico-PR, no gramado sintético da Arena da Baixada, em Curitiba, Leonardo Gomes passou por duas cirurgias no local. Posteriormente, sofreu duas lesões musculares.

O lateral direito voltou a atuar pelo time principal do Grêmio após mais de três anos, no final de setembro de 2022, mas não teve o contrato renovado para a temporada seguinte. Depois de curta passagem pelo Atlético-GO, em 2023, atualmente se encontra sem clube.
Jhonata Robert
Em três anos, Jhonata Robert passou por quatro procedimentos cirúrgicos no joelho esquerdo. Em 2022 e 2024, voltou a se lesionar logo no segundo jogo pelo time profissional após o retorno.

O meia-atacante voltou a treinar com o elenco do Grêmio nesta sexta-feira (28). Entretanto, o técnico Renato Portaluppi deve ter muita cautela para voltar a utilizá-lo, justamente pelo histórico.
Kannemann
Com a raça que lhe é peculiar, Kannemann jogou a reta final do Campeonato Brasileiro de 2021, em que o Grêmio foi rebaixado, com dores no quadril. Depois de passar por cirurgia, o zagueiro argentino voltou a atuar em junho de 2022.

Porém, depois de quatro partidas na Série B daquele ano, Kannemann voltou a sentir desconforto na região, e ficou três meses e meio sem jogar. À época, isso gerou discussão sobre o custo-benefício de uma renovação de contrato.
Geromel
Eterno parceiro de zaga de Kannemann, Geromel também viveu um drama em 2023. A recuperação de uma lesão no menisco do joelho esquerdo, sofrida ainda na pré-temporada, durou muito mais do que os três meses inicialmente previstos após a descoberta de um edema ósseo.

O experiente zagueiro estreou na temporada apenas em agosto, na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. Mas atuou por apenas 45 minutos, quando sofreu lesão de grau 1 no músculo bíceps-femoral da coxa esquerda.
Cuiabano
Formado nas categorias de base do Grêmio, Cuiabano teve a trajetória no profissional do clube prejudicada por lesões muscular. No início de 2024, por exemplo, ele sofreu duas lesões no músculo posterior da coxa esquerda — a segunda justamente no jogo em que retornou da primeira, na vitória por 1 a 0 sobre o Avenida, pelo Campeonato Gaúcho, no dia 3 de fevereiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/Q/r/Ot5LXPS0iArV2dZBLQwg/53660411257-bee52216c9-k.jpg)
Vendido para o Botafogo em abril, atualmente o lateral esquerdo vive bom momento. Inclusive, marcou gol contra o próprio Grêmio, na vitória por 2 a 1 do Alvinegro Carioca, no último dia 16, pelo Campeonato Brasileiro.