Brasil

A lesão muscular de Soteldo foi grave, e o Grêmio poderá não contar com seu principal jogador até o final do Gauchão

Grêmio confirmou que Soteldo sofreu lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa direita na vitória sobre o Juventude

A notícia que os gremistas não queriam, mas que já era imaginada, foi confirmada na tarde desta quinta-feira (31). O clube informou que Soteldo sofreu lesão de grau 3 no músculo adutor longo da perna direita no segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, pela quarta rodada do Campeonato Gaúcho.

O tempo estimado de retorno não foi divulgado pelo Grêmio. Mas Soteldo deve ficar de fora por, pelo menos, um mês e meio. No ano passado, Ferreira, então no Tricolor Gaúcho, sofreu lesão idêntica, na semifinal do Gauchão, contra o Ypiranga, e só voltou a atuar três meses depois.

Na melhor das hipóteses, isso significa que Soteldo pode retornar para as fases eliminatórias do Gauchão, na segunda metade de março. No pior dos cenários, o atacante venezuelano ficaria de fora de todo restante do estadual, e do primeiro turno da fase de grupos da Libertadores.

O que já é certo é que Soteldo desfalcará o Grêmio no primeiro Gre-Nal do ano, pela décima rodada da fase classificatória do Gauchão, que deve ser confirmado para dia 24 deste mês de fevereiro. E isso preocupa muito um time que não se reforçou como deveria, e que tinha no venezuelano seu principal jogador neste início de 2024.

Soteldo foi o grande destaque do Grêmio nas quatro primeiras partidas da temporada

Já na estreia, apesar da derrota para o Caxias, no Centenário, Soteldo mostrou suas credenciais com dribles e jogadas de profundidade pela esquerda. Em seu primeiro jogo na Arena do Grêmio, deu show na goleada por 4 a 1 sobre o São José, com direito ao primeiro gol e assistência. As vitórias posteriores, sobre Brasil e Juventude, referendaram o camisa 7 como referência técnica do time de Renato Gaúcho.

Até por isso, o treinador lamentou muito a lesão de Soteldo, ainda antes de saber a gravidade da mesma. Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Juventude, Renato reconheceu o destaque que o atacante venezuelano vinha tendo nas partidas do Grêmio.

— Infelizmente, no momento, perdemos um dos principais jogadores do nosso time. Ele encaixou muito bem — disse Renato.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Sequência intensa de jogos pesou, mas Renato não rodou muito o elenco do Grêmio

Ao mesmo tempo, o comandante frisou que a lesão é consequência da intensa sequência de jogos deste início de ano, depois de pouco mais de 10 dias de pré-temporada. O Grêmio disputou quatro partidas em intervalo de 12 dias, e Soteldo esteve cerca de 300 minutos em campo.

Por um lado, o fato escancara o quanto o calendário brasileiro é apertado para os grandes clubes. Por outro, a decisão de utilizar força máxima quase todo o tempo das primeiras partidas foi de Renato. Somente no jogo contra o Brasil, em Pelotas, a escalação foi mista. Ainda assim, jogadores como Reinaldo e Villasanti atuaram os 90 minutos, e, Soteldo, da mesma forma que Cristaldo, entrou já no intervalo.

Próximos jogos do Grêmio

  • Avenida x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 3 de fevereiro de 2024, às 19h, nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul/RS;
  • Grêmio x Novo Hamburgo – Campeonato Gaúcho 2024 – terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, às 21h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS;
  • Grêmio x São Luiz – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 10 de fevereiro de 2024, às 16h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo