Jhonata Robert, do Grêmio, passa por terceira cirurgia no joelho em pouco mais de dois anos
Após sofrer lesão no menisco, meia-atacante Jhonata Robert passa nesta terça-feira (13) pela terceira cirurgia no joelho esquerdo em pouco mais de dois anos

O que parecia que não poderia piorar, piorou. Mais uma vez, depois de se recuperar e voltar a jogar pelo Grêmio, Jhonata Robert sofreu lesão no joelho esquerdo, e nesta terça-feira (13) será submetido à terceira cirurgia em pouco mais de dois anos.
Desta vez, no entanto, o procedimento não será para reconstrução do ligamento cruzado anterior, como os dois anteriores. Na segunda-feira (12) Grêmio informou que, durante o jogo contra o São Luiz, no último sábado (10), Jhonata Robert sofreu uma lesão em ‘alça de balde’ do menisco medial do joelho esquerdo. A partida diante da equipe de Ijuí marcou a volta do meia-atacante após se recuperar de estiramento de grau 1 no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, sofrida duas semanas antes.
Jhonata Robert iniciou como titular no empate em 1 a 1 do Grêmio com o São Luiz. Aos 40 minutos do primeiro tempo, ele caiu no gramado com muita dor no joelho. Já ciente de que o problema, mais uma vez, era grave, o meia-atacante tirou as duas caneleiras e as jogou para o alto. Chorando, recebeu apoio dos companheiros e saiu de maca direto para o vestiário. Gustavo Nunes entrou em seu lugar.
Drama de Jhonata Robert começou em 2022
O episódio aumenta ainda mais o drama de Jhonata Robert, que iniciou na pré-temporada de 2022. quando ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treinamento. Ele voltou a atuar em setembro daquele ano, em jogo contra o Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, na partida seguinte, dez dias depois, contra o Sampaio Corrêa, sofreu a mesma lesão, no mesmo joelho.
Após passar novamente pelo processo de recuperação, desta vez mais demorado, Jhonata Robert esteve em campo apenas pelo time B do Grêmio em 2023. Ele disputou os jogos das quartas de final da Copa FGF contra o Juventude, e marcou um gol na partida de volta, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, quando também foi expulso.
Trabalhando normalmente com os companheiros durante a pré-temporada, havia expectativa de que Jhonata Robert pudesse retomar boa condição e utilizar o Campeonato Gaúcho para readquirir ritmo de jogo. Porém, após estrear em 2024 na goleada sobre o São José, o meia-atacante sofreu estiramento no joelho esquerdo em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS). Após esse episódio, o jogador desabafou nas redes sociais.
— Acho que vocês não têm noção do quanto é difícil, na verdade o quanto foram difíceis essas duas lesões no joelho. Depois que tu volta, sente algo aqui e ali. Tu te recupera, muda planos na tua vida para fazer as coisas melhorarem, ou muda o rumo dela para coisas melhores, e, mesmo assim, continua muito difícil. Como eu falei, sempre vou lutar. Sempre vai ter uma coisinha que vai aparecer, porque foram duas lesões graves. E vou passar por cima de novo — escreveu Jhonata Robert no Instagram.
Como o estiramento não existiu cirurgia, o meia-atacante retornou em apenas duas semanas. Com a nova lesão, muito mais séria, o tempo de recuperação é indeterminado, e prejudicará novamente a carreira do jogador de 24 anos, que não consegue ter sequência dentro das campo com a camisa do Grêmio.