Brasil

Grêmio joga muito pouco, mas Galdino evita derrota em casa para o São Luiz

Com desempenho ruim, Grêmio saiu atrás do placar para o São Luiz, mas Galdino garantiu o empate em 1 a 1 e evitou a primeira derrota tricolor em 2024

Mais sorte do que juízo. Assim pode ser definido o sábado (10) de Carnaval do Grêmio. O Tricolor Gaúcho jogou muito pouco, saiu atrás no placar, mas Galdino evitou a derrota para o São Luiz, na reta final do jogo na Arena do Grêmio, válido pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho. Lucas Souza fez o gol do Rubro de Ijuí.

Com o empate em 1 a 1, o Grêmio segue na liderança do Campeonato Gaúcho, agora com 16 pontos, mas será ultrapassado pelo Internacional, que tem 13, em caso de vitória colorada sobre o São José, neste domingo (11). Já o São Luiz, que chegou ao quinto empate em sete jogos na competição, é o sexto colocado, com oito pontos.

Formações de Grêmio e São Luiz

O Grêmio começou o jogo com novidades no setor ofensivo. André Henrique iniciou na ponta direita, no lugar de Galdino, e Jhonata Robert na ponta esquerda, como substituto de Nathan Fernandes, que se lesionou na vitória sobre o Novo Hamburgo. No 4-2-3-1, a escalação tricolor teve Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; André Henrique, Cristaldo e Jhonata Robert; João Pedro Galvão. Em campanha contra o assédio sexual no Carnaval, Villasanti utilizou camiseta com número 0 às costas.

Já o São Luiz teve três modificações em relação ao empate com o Novo Hamburgo. Lucas Hulk retornou como primeiro volante, e o setor ofensivo, de mobilidade, teve Vini Peixoto e o argentino Borasi como novidades. No 4-1-4-1, o Rubro de Ijuí começou o jogo com Raul; João Vitor, Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Lucas Hulk; Borasi, Gabriel Davis, Dal Pian e Vini Peixoto; Gabriel Pereira.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Sob forte calor, João Pedro Galvão desperdiça oportunidades, e São Luiz coloca bola na trave

Diante de um calor de 34º C, o jogo começou em ritmo lento em Porto Alegre. Mas as propostas estavam claras, e conforme esperado: Grêmio com a bola, diante de um São Luiz que marcava forte e buscava sair no contra-ataque. A primeira chance gremista surgiu aos oito minutos. Após dar linda caneta e deixar Borasi no chão, Reinaldo cruzou fechado. Raul rebateu, e a bola sobrou na segunda trave para André Henrique, que bateu cruzado. Na pequena área, João Pedro Galvão desviou para fora.

A resposta do São Luiz veio aos 15 minutos. Falso 9, Gabriel Pereira saiu da referência e arriscou de fora da área. Marchesín espalmou, e o rebote sobrou nos pés de Vini Peixoto, que chutou cruzado — a bola foi parar na lateral.

Bem postado, o Rubro tirava os espaços do Tricolor, que era pouco criativo. O time de Renato rodava a bola de um lado para outro, mas não conseguia verticalizar. Isso só foi acontecer aos 27 minutos, quando André Henrique, inteligentemente, cobrou falta rápida para João Pedro Galvão. O centroavante gremista ganhou de Ricardo Thalheimer, invadiu a grande área, mas o chute cruzado saiu torto, à direita do gol.

Segundos depois, foi o São Luiz quem teve grande oportunidade de abrir o placar. Gabriel Pereira acionou Vini Peixoto infiltrando em profundidade, às costas da linha de defesa do Grêmio. O camisa 11 tocou na saída de Marchesín, e a bola caprichosamente acertou a trave direita.

O Grêmio teve boa chance na bola parada aos 33, após João Pedro Galvão ser derrubado por Bruno Jesus na meia-lua da grande área. Em jogada ensaiada, a bola foi rolada para Reinaldo, que chutou com perigo, sobre o gol de Raul.

Jhonata Robert sofre nova lesão e sai de campo de maca, chorando

Logo depois da volta da segunda para técnica para hidratação, aos 35, João Pedro recebeu na direita e cruzou. Seu xará, Galvão desviou de cabeça, para fora. Marcado pela torcida, o camisa 11 ao menos se movimentava e tentava bastante. Aos 43, ele dava caneta em Ricardo Thalheimer quando foi derrubado próximo à entrada da área. Quem também caiu, fora do lance, foi Jhonata Robert. O meia-atacante sentiu nova lesão e saiu de maca, chorando, para a entrada de Gustavo Nunes, estreante no profissional.

 

Jhonata Robert é consolado pelos companheiros do Grêmio após sofrer mais uma lesão. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

João Pedro Galvão teve mais uma oportunidade nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47. Villasanti fez ótima jogada pela esquerda e cruzou. A bola foi um pouco alta, e o desvio de cabeça do camisa 11 não saiu como ele queria, à esquerda do gol.

São Luiz começa o segundo tempo melhor, e abre o placar no primeiro toque na bola de reserva

O Grêmio voltou para o segundo tempo com Nathan ‘Pescador' no lugar de Cristaldo. E o São Luiz retornou mais agressivo. Logo com um minuto, Vini Peixoto chutou forte de fora da área. Bem posicionado, Marchesín encaixou. Aos 11, Gabriel Pereira girou e bateu rasteiro. O goleiro gremista fez nova defesa.

Limitado a algumas tentativas de arrancadas de Gustavo Nunes pela esquerda, o Grêmio era muito pobre ofensivamente. Renato tentou mudar o panorama aos 13, com a entrada de Galdino no lugar de João Pedro Galvão, que saiu vaiado. Com isso, André Henrique passou a ser centroavante. Mas a substitução no ataque do São Luiz, um minuto antes, é que surtiu efeito primeiro. Em seu primeiro toque na bola, Lucas Souza, que ingressou na vaga de Vini Peixoto, recebeu de cabeça de Borasi e chutou no canto esquerdo de Marchesín para a abrir o placar.

Sem zagueiros, Grêmio vai para o tudo ou nada e consegue o empate com Galdino

O primeiro chute do Grêmio no segundo tempo saiu somente aos 18 minutos. Pepê arriscou de longe, e Raul defendeu firme. Dois minutos depois, Nathan cruzou da entrada da área, pela esquerda, e André Henrique desviou de cabeça. O goleiro do São Luiz caiu no canto esquerdo para encaixar.

Renato partiu para o tudo ou nada aos 28 minutos, quando tirou a dupla de zaga Geromel e Kannemann de uma só vez. Dodi entrou como zagueiro ao lado de Villasanti, e Rubens na ponta direita.  Nathan foi recuado para volante, e Galdino passou a atuar centralizado. Porém, mesmo com maior qualidade de passe na saída de bola, o Grêmio seguia pouquíssimo criativo. Aos 32, após sobra de cobrança de falta lateral erguida na área, Gabriel Pereira chutou forte, à esquerda do gol.

Se por baixo estava muito difícil, o Grêmio achou o gol de empate por cima. Aos 42, Gustavo Nunes cruzou da esquerda e Galdino deu leve desvio de cabeça para empatar.

Sem muita organização, o Grêmio tentou pressionar em busca do gol de empate, mas sem sucesso. A finalização mais perigosa dos sete minutos de acréscimos, inclusive, foi do São Luiz. Próximo à entrada da área, Ramires finalizou colocado, à esquerda do gol.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo