‘O que falta é carinho’: Renato defende João Pedro Galvão e faz pedido para a torcida do Grêmio
Após João Pedro Galvão marcar, de pênalti, o segundo gol da vitória do Grêmio sobre o Novo Hamburgo, Renato defendeu o atacante e pediu para a torcida gremista lhe dar carinho

A passagem de João Pedro Galvão no Grêmio não tem sido das melhores. Contratado na metade de 2023 com o cartaz de quem atuou por 11 temporadas na Europa e virou ídolo no Cagliari, da Itália, o atacante de 31 anos passou o segundo semestre inteiro sem fazer gols. Ainda assim, iniciou o Campeonato Gaúcho como titular, à medida que o Tricolor segue no mercado na busca por um substituto para Luis Suárez.
Contestado pela torcida, João Pedro tem sido muito vaiado nas partidas do Grêmio, mesmo que tenha marcado seu primeiro gol na goleada por 4 a 1 sobre o São José, na segunda rodada. Na noite de terça-feira (6), o atacante voltou a balançar as redes, de pênalti, para ampliar o placar e garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Novo Hamburgo. Em cena rara, saiu de campo aplaudido quando foi substituído por Rubens, já na reta final da partida.
Cena rara na Arena: João Pedro Galvão sai de campo aplaudido. Rubens entra em seu lugar. @trivela pic.twitter.com/QeMS2j573p
— Nícolas Wagner (@NicoWagner) February 7, 2024
Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Renato Portaluppi voltou a defender o jogador. Como especialista em gestão do ambiente e ídolo do clube que é, o comandante também fez um pedido à torcida gremista.
— O que eu quero falar para o torcedor do Grêmio é apoiar o Galvão. Ele sabe que está devendo, mas todos estamos devendo. Você vê a personalidade dele hoje. Ele teve a personalidade de pegar a bola e fazer o gol de pênalti, quando o jogo estava apertado. Imagina se ele erra? Eu peço um pouco de paciência. O que está faltando não é confiança, porque isso eu passo para ele. O que falta para ele é um pouco mais de carinho, como a torcida deu quando ele saiu de campo. Ele não veio à toa para o Grêmio, foi bem na Europa — ressaltou Renato.
⚽️?? #Gauchão2024 #GRExNHA pic.twitter.com/nHt6fz7eMK
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 7, 2024
André Henrique pede passagem, mas Renato tem o utilizado ao lado de João Pedro Galvão
Em meio a essa dificuldade de João Pedro Galvão para engrenar, quem tem pedido passagem é André Henrique, que marcou belo gol de trivela para abrir o placar contra o Novo Hamburgo. O atacante de 22 anos, comprado recentemente em definitivo pelo Grêmio, iria iniciar junto com o camisa 11 na vitória sobre o Avenida. Porém, isso não se concretizou por conta de uma pancada que ele sofreu na partida anterior, contra o Juventude. Renato contou bastidores do tratamento.
— No jogo contra o Avenida ele iria começar o jogo. Mas isso não significa que iria jogar no lugar do João. Eles iriam jogar juntos. Mas no aquecimento, já antes de começar a partida, ele disse que estava sentindo bastante dores. Inclusive ele entrou depois mancando. Na segunda-feira ele fez exame, não deu nada. Aí ele tratou, ontem fez fisioterapia. Chamei no vestiário e pedi para o médico dar uma injeção, aliviou bastante. Você sabe que eu fiz medicina por dois anos. Perguntei para ele, depois do jogo, ‘você falou na entrevista que não estava sentindo dor”? Ele falou que disse que não estava sentindo ‘tanta' dor. Agora quando saí do vestiário estava na maca tratando — revelou.
No jogo contra o Novo Hamburgo, assim como diante do Juventude, André entrou como ponta direita, com João Pedro Galvão centralizado. A versatilidade do jovem atacante é algo que agrada Renato.
— Eu gosto quando os jogadores jogam em mais de uma posição. É o caso do André. Muitas vezes pode começar o jogo e mexer as peças sem substituir. É um jogador que tanto por dentro quanto pelo lado tem agradado — elogiou.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Renato despista sobre Tiquinho Soares
Mesmo que ambos centroavantes tenham marcado gols contra o Novo Hamburgo, o Grêmio segue sua saga no mercado de transferência na busca por uma reposição para Suárez. O último nome especulado foi Tiquinho Soares, do Botafogo. Renato despistou quanto a ter sido esse um dos nomes com quem ele próprio conversou. Mas elogiou o jogador.
— Não sei. Pode ser que sim, pode ser que não. Falei com três, quatro jogadores. Não estamos parados. É um grande jogador, sem dúvida nenhuma. Mas a gente precisa de três, quatro jogadores — afirmou o treinador do Grêmio.
Além do centroavante, um lateral esquerdo e um ponta são outras posições vistas como carentes no elenco gremista, até por conta das lesões. Cuiabano teve nova lesão muscular confirmada nesta semana; Soteldo ficará pelo menos mais dois meses de fora, também por lesão muscular; e Nathan Fernandes saiu mais cedo do jogo contra o Novo Hamburgo por conta de entorse no tornozelo direito, cuja gravidade ainda não foi diagnosticada.