Brasil

Centroavantes marcam, e Grêmio vence a quinta seguida em jogo com muitas lesões na Arena

Com gols de André Henrique e João Pedro Galvão, Grêmio bateu o Novo Hamburgo por 2 a 0

Se ainda precisa de um centroavante para substituir Luis Suárez, ao menos o Grêmio viu seus dois jogadores da posição decidirem o confronto com o Novo Hamburgo, na noite desta terça-feira (6), na Arena do Grêmio, pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho. André Henrique e João Pedro Galvão marcaram, e o Tricolor superou o Anilado por 2 a 0, em jogo marcado por muitas lesões: cinco jogadores precisaram sair de campo por motivos clínicos.

Essa foi a quinta vitória consecutiva do Grêmio, que chega a 15 pontos e aumenta para cinco a vantagem na liderança do Gauchão — o Internacional, vice-líder, com 10, ainda joga na rodada, contra o Santa Cruz. Já o Novo Hamburgo estaciona nos oito pontos e pode perder a atual quinta colocação.

Formações de Grêmio e Novo Hamburgo

Sem surpresas, o Grêmio contou com os retornos de Marchesín, Fábio, Geromel, Kannemann e Pepê ao time titular — os três haviam sido preservados do início da vitória sobre o Avenida. No comando do ataque, João Pedro Galvão começou mais uma vez, mesmo com a forte contestação da torcida. Renato Portaluppi mandou o Tricolor a campo no 4-2-3-1, com Marchesín; Fábio, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino, Cristaldo e Nathan Fernandes; João Pedro Galvão.

Sem Anílson, suspenso o Novo Hamburgo iniciou com Itaqui na lateral direita. Na abertura do meio de campo, o volante e capitão Robson, que havia cumprido suspensão na vitória sobre o São Luiz, retornou ao time titular. No 4-2-3-1, o Anilado começou com Lucas Maticoli; Itaqui, Marcão, Islan e Raí; Robson e Filipe Fraga; Tanque, Garré e Patrick; Édipo.

Escalação do Novo Hamburgo. Foto: Divulgação/EC Novo Hamburgo

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Primeiro tempo truncado tem três trocas forçadas por lesões

Como esperado, o jogo foi praticamente de ataque contra defesa desde o início. Porém, o Tricolor apresentou muita dificuldade para criar na primeira metade do primeiro tempo. A primeira conclusão surgiu apenas aos 13 minutos, em chute de fora da área de Pepê, que Maticoli defendeu em dois tempos.

A primeira grande chance do Grêmio surgiu em falha da defesa do Novo Hamburgo. Aos 25, após lançamento de Reinaldo, Marcão furou, e Nathan Fernandes saiu cara a cara com Maticoli. O atacante do Grêmio tentou driblar o goleiro anilado, que acertou o tempo da bola e desarmou o jovem gremista.

Um minuto depois, após entrada forte em Fábio que lhe rendeu cartão amarelo, Islan sentiu e não conseguiu voltar para o jogo. Porém, a substituição, com a entrada de Santiago, aconteceu somente três minutos depois. Neste meio tempo, o Grêmio teve duas oportunidades. Primeiro, Pepê finalizou de fora da área, e Maticoli espalmou pela linha de fundo. Após a cobrança de escanteio curto e o cruzamento na área, a bola sobrou para Geromel, livre, próximo à marca do pênalti. O capitão gremista chutou de esquerda, para fora.

Depois de Islan, foi a vez de Fábio, aos 35, precisar ser substituído por conta de um corte na cabeça. João Pedro entrou em seu lugar. Um minuto depois, ainda frio no jogo, o lateral viu Raí cabecear nas suas costas, para fora. Mas a troca forçada fez o Grêmio crescer ofensivamente a partir de arrancadas e cruzamentos do recém entrado. E a bruxa estava solta na Arena. Dois minutos após a substitução no Tricolor, o Novo Hamburgo perdeu mais um jogador por lesão: Patrick saiu, e Christian entrou em seu lugar.

Depois de alguns minutos em que o Novo Hamburgo conseguiu sair um pouco de trás, o Grêmio criou duas grandes chances nos acréscimos da primeira etapa. Aos 48, Nathan Fernandes deu lindo passe de cavadinha para Cristaldo, que, cara a cara, bateu rasteiro. Maticoli defendeu com o pé esquerdo. Três minutos, foi a vez de Cristaldo assistir Nathan Fernandes em cruzamento vindo da direita. A cabeçada do jovem atacante gremista acertou o travessão.

André Henrique entra na volta para o segundo tempo e marca belo gol

Enfim por opção técnica e tática, e não de maneira forçada, os dois times voltaram com trocas para o segundo tempo. No Grêmio, Nathan ‘Pescador' entrou no lugar de Cristaldo, e André Henrique no de Galdino, atuando ao lado de João Pedro Galvão, como um segundo centroavante vindo do lado direito. No Novo Hamburgo, Bahia e Parede ingressaram nas vagas de Filipe Fraga e Édipo.

As substituições surtiram efeito no Grêmio. Logo aos três minutos, João Pedro avançou pela direita e cruzou rasteiro. André Henrique dominou e, de trivela, acertou belo chute, no canto esquerdo de Maticoli, para abrir o placar.

João Pedro Galvão amplia de pênalti, mas Nathan Fernandes sofre lesão lesão

Três minutos depois, João Pedro Galvão tocou em profundidade para Nathan Fernandes, que foi derrubado por Marcão dentro da área. O pênalti foi assinalado, e o jovem atacante saiu de maca, chorando, e precisou ser substituído por Lucas Besozzi — o que gera grande preocupação para o Tricolor, que já tinha Soteldo no departamento médico. Na cobrança, João Pedro Galvão deslocou Maticoli para marcar o segundo gol do Grêmio, seu segundo também com a camiseta gremista.

Grêmio criou para fazer mais

Os gols deram mais tranquilidade para o Grêmio, que criou várias oportunidades de chegar ao terceiro gol. Aos 11, depois de João Pedro Galvão chutar travado, a bola sobrou para Reinaldo. Sozinho no lado esquerdo da grande área, o lateral chutou para fora. Aos 21, em contra-ataque, André Henrique recebeu no lado direito da grande área, cortou a marcação de Marcão e bateu colocado, de canhota. Maticoli espalmou e, no rebote, Bessozi isolou, perdendo grande chance.

Aos 31, após cobrança de escanteio curto e cruzamento, um bombardeio se estabeleceu na área do Novo Hamburgo. Kannemann, Geromel e João Pedro, mas pararam em defensores no meio do caminho e em Maticoli. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio na primeira trave, Pepê cabeceou e um defensor anilado tirou praticamente de cima da linha.

Aos 37, Besozzi ganhou dividida e chutou forte de fora da área. A bola passou perto do ângulo de direito, mas saiu para fora. Um minuto depois, o Novo Hamburgo finalmente invadiu a área gremista, pela direita, mas o chute cruzado de Tanque passou longe do gol de Marchesín. Após esse lance, a Arena do Grêmio presenciou cena incomum: João Pedro Galvão saiu de campo aplaudido. Rubens entrou em seu lugar.

O Novo Hamburgo voltou a tentar aos 42. Em cobrança de falta, Itaqui chutou forte, mas no meio do gol, o que facilitou a defesa de Marchesín. Um minuto depois, foi a vez do Grêmio ter nova oportunidade em bola parada. Após cobrança de escanteio vinda da direita, Kannemann subiu mais que todo mundo e cabeceou à direita do gol. A última oportunidade foi anilada. Aos 48, Parede girou sobre Kannemann e chutou forte, mas por cima. No último minuto dos acréscimos, aos 51, Christian foi mais um jogador no Novo Hamburgo a sentir problema muscular.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo