Brasil

Janelas de transferências do Brasil 2024: veja as datas do mercado

Veja quando abrem e fecham as janelas de transferência do mercado da bola do Brasil

Julho finalmente chegou e com ela ao mercado da bola foi reaberto em 2024. A atual janela de transferências começou no dia 10 de julho e termina no dia 2 de setembro, somando sete semanas de janela aberta para negociações, contratações e inscrições de novos jogadores nos clubes brasileiros e no Brasileirão. 

Com muitas equipes brasileiras precisando se reforçar – seja pela disputa no topo da tabela, seja pela fuga da degola -, o mercado deve ser movimentando.

Para 2024, a CBF definiu duas datas, que também serão mantidas na próxima temporada, para que os clubes possam se movimentar e reforçar os seus elencos. As datas escolhidas pela CBF levam em consideração o mercado europeu, assim as negociações dos clubes brasileiros podem atingir jogadores de todas as partes do globo.

As datas das janelas de transferência de 2024

Janelas Início Fim Duração
1º período 11 de janeiro 7 de março 56 dias
2ª período 10 de julho 2 de agosto 54 dias

Algumas equipes se anteciparam e deixaram jogadores engatilhados e prontos para serem apresentados, casos como os de Felipe Anderson, meia do Palmeiras, Iago Borduchi, lateral do Bahia, Allan, volante do Botafogo, Bernard, atacante do Atlético-MG, Phillippe Coutinho, meia no Vasco, e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Diáz, no Cruzeiro.

Além da janela do meio do ano, no Brasil também há o período do começo da temporada, que vai do dia 11 de janeiro a 7 de março. Vale lembrar que a janela de transferência no calendário brasileiro foi implementada após ordem da FIFA, em 2022, e é válida tanto para transferências nacionais quanto para as internacionais para os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Jogadores que tenham qualquer vínculo com clubes só podem ser negociações dentro do período definido na janela. Os jogadores que estão livres no mercado podem assinar um contrato a qualquer momento.

Casos como o do atacante do Flamengo Gabriel Barbosa, que possui 6 meses ou menos para o fim de seu contrato, o jogador pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe, mas só poderá se apresentar no novo clube após o fim do contrato atual.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo