Coutinho quer retribuir ao Vasco e ser referência para outros crias do clube
Após 14 anos da sua saída, Philippe Coutinho foi apresentando pelo Vasco, nesta quinta, no salão nobre da Sede Náutica
Philippe Coutinho está em casa. Com pompas de craque, fazendo jus a estrela mundial que é, o novo reforço do Vasco foi apresentado nesta quinta-feira (11), na Sede Náutica da Lagoa e concedeu a primeira entrevista coletiva neste retorno ao clube que o revelou.
O próprio local da coletiva já era um indicativo do tamanho da contratação do Vasco. Diferente de outros jogadores, que costumam ser apresentados na sala de imprensa de São Januário ou do CT Moacyr Barbosa, Coutinho foi apresentado no salão nobre da Sede Náutica da Lagoa, onde acontecem as reuniões do Conselho Deliberativo do clube.
O local estava lotado, com mais de 30 jornalistas, além de dirigentes, funcionários do Vasco e a família do jogador.
Coutinho foi apresentado por Pedrinho, com direito ao funk relacionado ao meia tocado no celular do presidente. O jogador falou sobre o retorno ao Vasco e a longa negociação com o clube, que levou mais de dois meses até a assinatura do contrato e anúncio, que aconteceu na última quarta-feira. E, como todos já sabiam, assim como Coutinho falou ao desembarcar no Brasil, ainda em maio, o amor pelo clube foi o grande motivo para o retorno ao Vasco.
– A questão de abrir mão de muita coisa é verdade, o presidente falou. O Vasco fez de tudo para que eu pudesse estar aqui, o presidente fez de tudo para que eu pudesse estar aqui hoje e eu sou muito agradecido por isso. São muitas questões que envolvem essa volta, o amor ao clube é o principal, é um clube que eu amo, que eu sou grato demais porque me formou para o mundo, não só na parte esportiva – afirmou Philippe Coutinho em coletiva.
As negociações entre Vasco e Philippe Coutinho começaram antes do jogador desembarcar no Brasil, em maio. E, assim como a torcida, o meia também estava ansioso pelo desfecho do negócio.
— A ansiedade era desde o primeiro momento, todo dia eu ligava para os meus irmãos. “E aí, como é que está?”. Até porque eu também não estava tão envolvido assim, né, prefiro estar pensando só em jogar bola ali e vestir a camisa. Então, ficava sempre “como está aí, está perto, não está”… Foi um período de bastante ansiedade, mas que eu já me visualizava lá atrás já vestindo essa camisa e, graças a Deus, hoje está tudo certo pra poder vesti-la de novo, como estou vestindo, mas agora dentro de campo e representando lá dentro de campo — disse Coutinho.

Quando Coutinho pode jogar pelo Vasco?
Agora anunciado e apresentado, Coutinho terá, nos próximos dias, a sua situação regularizada no BID da CBF. Assim, em tese, ele já pode estrear pelo Vasco nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.
No entanto, como ele vem de um período de férias, o meia deve ter um tempo maior de preparação antes de entrar em campo com a camisa do Vasco.
– A minha vontade era estar em campo ontem (risos). Mas é claro que eu estava no meu período de férias, como todas as férias eu treino, eu me dedico, mas obviamente é diferente de estar com o grupo, jogando. Se depender da minha vontade o quanto antes, mas obviamente tudo vai ser conversado e colocado, imagino que, durante essa semana, com todo o pessoal do staff – disse Coutinho.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Coutinho quer retribuir ao Vasco e ao Brasil
Coutinho volta ao Brasil e ao Vasco depois de 14 anos da sua saída para a Europa. Desde então, passou por Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Catar. Agora, no seu retorno ao Cruz-Maltino, clube que ele defendeu desde os 7 anos, o meia quer retribuir tudo o que o clube fez pela sua carreira e vida.
Além disso, também quer ajudar o desenvolvimento de crianças e adolescentes com o instituto que irá abrir em breve e que vai levar o seu nome.
– O Vasco é um clube diferente, né? Que se preocupa com a formação de pessoas, de atletas e de pessoas. E eu pude crescer dentro do clube, estudei no clube, na escola lá do Vasco. Isso foi fundamental para mim, para o meu crescimento. A escola está lá até hoje, né? Tenho que fazer uma visita lá, para ver como é que está. Gostaria de, quando for possível, visitar lá a escola. Foi uma parte muito importante na minha vida e com certeza me inspirou – disse Cutinho.
— O Instituto Philippe Coutinho em breve será inaugurado. É um sonho antigo meu e da minha família, né? Poder ajudar as pessoas, ajudar as crianças. Porque a gente acredita muito na educação. Através do esporte, da cultura, então é um pouquinho daquilo que eu posso devolver para a sociedade do que o futebol me deu — completou o meia.
Referências para os jovens do Vasco
Aos 32 anos, Coutinho vai ser um dos mais experiente do elenco do Vasco, que é repleto de jovens jogadores da base do clube, como JP, Estrella, Leandrinho, Lyncon, entre outros. Agora, Coutinho já se vê como uma possível referências para outras crias do Vasco.
— É um elenco com jogadores experientes, jogadores jovens subindo da base que têm respondido à altura, jogando bem e ajudando o time a conseguir os pontos, a gente vê os últimos jogos. Acho que o principal de tudo é ter esse equilíbrio e eu espero poder chegar para somar, ajudar. Em todos os lugares que passei tive sempre a referência de alguém que pôde me ajudar, então agora talvez seja o momento de eu estar ajudando esses jovens, então estou aberto a isso, para poder ajudar na formação deles no que eles precisarem.



