Brasil

Passagem de James pelo São Paulo foi tão decepcionante, que ele não fará falta em saída do clube

Ausente nas grandes decisões, James pede para rescindir contrato com o São Paulo após apenas 14 jogos

Era o fim da noite de um domingo, 30 de julho de 2023, quando James Rodríguez desembarcou na capital paulista nos braços de cerca de 150 são-paulinos que se acotovelaram para recebê-lo no Aeroporto de Congonhas. O meia chegava com o status de quem mudaria o patamar do São Paulo na temporada. E o Tricolor, de fato, foi campeão. Da Copa do Brasil, em setembro passado, e da Supercopa do Brasil, no último dia 4. Dois títulos inéditos em que o colombiano não atuou um minuto sequer.

Não é à toa que hoje, pouco mais de seis meses após o desembarque apoteótico, James se despede do clube sob um misto de indiferença e enorme decepção. Ainda sem estrear na temporada e sem nunca alcançar os níveis físicos ideais, o colombiano não fará falta alguma para o São Paulo. Ao mesmo, a sua contratação, de tão badalada e esperançosa, deixa como legado uma enorme frustração em campo.

Estes dois sentimentos antagônicos são medidos por números irrisórios. James atuou em apenas 14 partidas pelo São Paulo, com um gol marcado (de pênalti, na derrota por 2 a 1 do time reserva para o Fortaleza) e três assistências. Nestes seis meses, o meia conviveu muito mais entre os suplentes do que na equipe considerada ideal. Ficou fora das duas finais que o clube disputou (e venceu) e da vitória sobre o Corinthians que encerrou o tabu em Itaquera. Na decisão que jogou, foi responsável direto pela eliminação, ao isolar a sua cobrança de pênalti contra a LDU.

Tudo isso explica por que o São Paulo, decepção à parte, vê com bons olhos a sua saída. O clube “se livra” de um reserva de luxo que não dava amostras de que engrenaria na temporada – mesmo que nos bastidores, ainda houvesse esperanças de uma resposta em campo. Além disso, o meia irá abrir mão de valores que tem a receber e permite que o Tricolor tenha mais fôlego para investir em busca de reforços.

O que motivou James a pedir para deixar o São Paulo

Descontente com a falta de oportunidades e ainda sem estrear em 2024,James Rodríguez pediu à diretoria para rescindir o contrato de forma amigável. Conforme apurado pela Trivela, ele abrirá mão de todos os vencimentos mensais que tem a receber até o final do contrato, em 31 de dezembro de 2024. O valor total fica próximo dos R$ 16 milhões. O São Paulo “economizará” esse montante, mas ainda precisa negociar outras pendências financeiras com o colombiano.

No pedido à diretoria, James afirmou que gostaria de passar mais tempo com a sua família, mas apontou as poucas oportunidades recebidas no clube como principal motivo para a sua saída. O meia sequer atuou nesta temporada devido à questão física – que sempre foi um problema desde sua chegada ao São Paulo. O colombiano abriu a pré-temporada em trabalhos com carga física controlada e nunca igualou os companheiros em termos de intensidade. Até por isso, ele não foi inscrito no Campeonato Paulista.

James perdeu pênalti contra a LDU na eliminação do São Paulo: uma de tantas frustrações (Foto: Icon Sport)

Trivela ouviu de uma fonte que acompanha o dia a dia de treinamentos que James sempre se destacou pela qualidade técnica, muito acima dos demais companheiros. O problema é que o colombiano não conseguia equiparar o nível de intensidade dos colegas de elenco. A frase dita foi que “ele precisava querer” para render pelo clube. E ele nunca quis.

James rendia apenas pela seleção colombiana, e isso foi motivo de debate interno no departamento de futebol. O entendimento é de que o meia só rende pela Colômbia porque é o grande ídolo da nação e tem um time todo armado ao seu redor.

O meia se despede do São Paulo com apenas 14 jogos disputados, um gol marcado e três assistências. Muito pouco para quem chegou com o rótulo de que mudaria o patamar do clube. James foi campeão da Copa do Brasil sem sequer entrar em campo na competição e também ficou fora da Supercopa do Brasil.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Próximos jogos do São Paulo

  • São Paulo x Santos – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Red Bull Bragantino – Campeonato Paulista – sábado, 17 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília);
  • Inter de Limeira x São Paulo – Campeonato Paulista – quarta-feira, 21 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo