Brasil

James jogou mais em dois jogos pela Colômbia do que no ano todo pelo São Paulo

Meia atuou por 118 minutos nos amistosos pela seleção e por 74 em quatro jogos pelo clube

Entrou no segundo tempo para mudar a história da vitória da Colômbia por 1 a 0 sobre a Espanha, na última sexta-feira (22), em Londres. E depois foi titular em mais uma vitória da seleção colombiana, desta vez sobre a Romênia, na terça-feira (23), em Madri. Bastaram dois jogos com as cores de seu país nesta Data Fifa para James Rodríguez somar mais minutos em campo do que em toda a temporada pelo São Paulo.

O meia atuou por um total de 118 minutos nos dois amistosos pela Colômbia. Foram 45 diante da Espanha e mais 73 contra a seleção romena. Pelo Tricolor, James ficou à disposição de Carpini apenas nos últimos quatro jogos. Esteve em campo por um total de 74 minutos e atuou por no máximo 31 minutos em uma mesma partida — a vitória por 3 a 2 sobre o Ituano. A minutagem não leva em conta os acréscimos das partidas.

E acredite: os números falam ainda mais sobre as diferenças de utilização do meia na seleção e no clube. A última vez que James atuou por 73 minutos em uma mesma partida pelo São Paulo foi em 20 de setembro de 2023 — há mais de seis meses — na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, no Morumbi. Na ocasião, ele fez um gol e perdeu um pênalti.

Não é à toa que Néstor Lorenzo, treinador da Colômbia, reclamou em entrevista coletiva sobre a sua baixa minutagem com a camisa são-paulino em 2024. Segundo o técnico, James Rodríguez é um jogador muito impactante, que costuma fazer a diferença quando está em campo. Por isso, ele precisa de mais minutos de jogo para aprimorar ainda mais sua condição e ser ainda mais decisivo.

— Digamos que (James Rodríguez) joga pouco. Ele entrou 11 minutos e em 11 minutos o São Paulo chegou mais vezes do que nos 80 anteriores, graças a James. Você sabe o que pode James pode entregar, não me surpreende. Espero que ele jogue muito mais, que ele tenha ritmo em seu time — avaliou o treinador argentino.

James repete 2023 pelo São Paulo

James vive hoje um cenário semelhante ao que foi todo o seu 2023 pelo São Paulo. O meia luta para encontrar a forma física ideal e soma poucos minutos no clube, enquanto brilha sempre que veste a camisa da seleção colombiana. Após começar o ano em trabalhos com carga física controlada, James ainda trabalha para conseguir suportar 90 minutos atuando em intensidade.

O meia revive agora aquela que é sua grande sina desde que chegou ao São Paulo, na metade do ano passado. O colombiano corre (literalmente) contra o tempo para entrar em forma e conseguir ser o protagonista que tanto se espera na equipe. A grande questão é que uma série de pequenos problemas físicos impede que ele engrene em campo.

James pouco jogou pelo São Paulo em 2024 (e em 2023) (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na eliminação para o Novorizontino no Campeonato Paulista, por exemplo, Thiago Carpini teve de explicar por que James Rodríguez não entrou mais cedo em campo. O jogador foi ao gramado apenas as 34 da segunda etapa. Conforme o treinador, o colombiano sofreu com o desgaste físico no decorrer da semana anterior e teve de cumprir uma rotina especial de trabalhos à parte. Ele só treinou com o grupo na última sexta-feira (15).

— Essa semana foi difícil. Alguns incômodos, pouco precavidos sobre possível lesão, não foi identificada. Mas ele perdeu a semana toda. Fez trabalho adaptado. Voltou próximo do jogo, na sexta-feira. Mas ele não deixou de treinar. Ele fez treino adaptado, a gente respeitando esse processo de dor. Imaginávamos que mais do que ele fez não seria possível — explicou à época.

Quando James volta ao São Paulo?

Após enfrentar a Romênia em Madri, James retorna à capital paulista nesta quarta-feira (27) e é esperado para se apresentar a Thiago Carpini no CT da Barra Funda a partir da quinta-feira (28) e se juntar à preparação do elenco para a estreia na Libertadores. Além dele, Pablo Maia, Rafael e Ferraresi também retornam após defender suas seleções. Bobadilla já voltou da seleção paraguaia. Eliminado pelo Novorizontino no Campeonato Paulista, o São Paulo enfrenta o Talleres na próxima quinta-feira (4), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo