Brasil

Internacional finalmente terá Beira-Rio totalmente liberado em 2024 e vê pela frente pegar algoz de 2023

Internacional reencontra neste sábado (3) o Caxias, algoz no Gauchão de 2023, em eliminação que contou com cenas lamentáveis que geraram punições ao Colorado

Depois da primeira derrota na temporada, para o Guarany, em Bagé, na última quarta-feira (31), o Internacional busca recuperação neste sábado (3), às 16h30min, pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho. O adversário será o algoz colorado do estadual de 2023: o Caxias.

Os três confrontos entre as equipes no Gauchão do ano passado terminaram empatados. Após a igualdade em 1 a 1 nos dois jogos da semifinal, o Caxias levou a melhor nos pênaltis, por 5 a 4, e se classificou para a final em pleno Beira-Rio. Após Wesley Pomba, cria da base do Grêmio, hoje no Coritiba, converter o último pênalti e provocar a torcida colorada, uma confusão se estabeleceu no gramado, com pancadaria e invasão de campo, inclusive de um pai com uma criança no colo.

Pancadaria e invasão de torcedores marcaram eliminação do Internacional para o Caxias no Campeonato Gaúcho de 2023. Foto: Maxi Franzoi/IconSport

Por conta dos incidentes, o Inter recebeu dois jogos de punição no Beira-Rio. O primeiro deles, cumprido na estreia do Gauchão deste ano, na vitória sobre o Avenida, foi com portões fechados. O segundo, na goleada sobre o Ypiranga, pela terceira, teve público restrito a mulheres, crianças, idosos e PCD's — ao todo, 12.490 torcedores estiveram presentes. Com isso, justamente o jogo contra o Caxias será o primeiro sem restrição de público no Beira-Rio em 2024. Apesar disso, a projeção do clube é de apenas 15 mil torcedores.

Coudet mandará a campo o time titular do Internacional

Esses colorados que forem ao estádio assistirão ao time titular de Eduardo Coudet, que tem iniciado com equipe alternativa nos jogos no interior do Rio Grande do Sul — foi assim no empate com São Luiz e na derrota para o Guarany. A escalação deve ser próxima à utilizada há uma semana, na goleada sobre o Ypiranga.

Ainda assim, existem algumas dúvidas. Na zaga, Gabriel Mercado, que cumpriu suspensão nas duas primeiras rodadas, atuou os 90 minutos das duas últimas partidas, e teve má atuação em Bagé, onde cometeu falha no segundo gol do Guarany. Se o argentino for preservado, Robert Renan será o parceiro de zaga de Vitão, que não jogou no meio de semana, e deve começar a partida no Beira-Rio.

No meio de campo, De Pena foi titular, no lado direito, contra o Ypiranga. Porém, Hyoran pode ganhar a posição para o enfrentamento com o Caxias. A tendência é que Bruno Henrique inicie como meia centralizado, com Alan Patrick mais adiantado, ao lado de Valencia — embora o camisa 10 tenha sido utilizado mais recuado, com dois atacantes centralizados à frente, no segundo tempo das duas últimas partidas do Inter.

Com isso, a provável escalação do Inter para enfrentar o Caxias tem Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado (Robert Renan) e Renê; Aránguiz; De Pena (Hyoran), Bruno Henrique e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Rochet, Igor Gomes, Matheus Dias seguem entregues ao departamento médico, enquanto Maurício serve a Seleção Brasileira que disputa o Torneio Pré-Olímpico na Venezuela.

Caxias vem de derrota em casa, e conta com dois desfalques

Adversário colorado, o Caxias tem uma campanha curiosa até aqui: só venceu o Grêmio, atual líder do campeonato, na estreia. Depois, empatou com Ypiranga e São Luiz, e perdeu para o Brasil de Pelotas, na última rodada, em pleno Centenário.

O time de Gerson Gusmão conta com dois desfalques para a partida contra o Inter. O zagueiro Dirceu sofreu uma lesão intestinal na derrota para o Brasil e precisou passar por cirurgia de urgência. Já o lateral esquerdo Dudu Mandai está suspenso após ter sido expulso contra o Xavante. A provável escalação grená tem Fabian Volpi; Marcelo, Alisson, Denilson (Cézar Henrique) e Matheus Rocha; Pedro Cuiabá e Emerson Martins; Augusto Galván, Peninha (Elyeser/Barba) e Vitor Feijão; Álvaro.

Internacional no Campeonato Gaúcho 2024

  • 2º colocado com 7 pontos
  • 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota
  • 5 gols feitos e 2 gols sofridos
  • 58% de aproveitamento
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo