Reservas do Internacional sofrem, e Guarany quebra tabu de 56 anos e a invencibilidade colorada no Gauchão
Com reservas, Internacional levou dois gols do Guarany no primeiro tempo, e nem os titulares que entraram na segunda etapa foram capazes de evitar a derrota colorada em Bagé

Foi uma noite histórica para o Guarany. Depois de 56 anos, a equipe de Bagé voltou a vencer o Internacional pelo Campeonato Gaúcho. O time de Eduardo Coudet, que iniciou com reservas, sofreu, e nem mesmo a entrada de titulares no segundo tempo foi capaz de evitar a derrota por 2 a 1, no Estrela D'Alva, na noite desta quarta-feira (31). Tony Júnior e Michel marcaram os gols dos donos da casa, e Pedro Henrique, de pênalti, descontou para o Colorado.
Com a primeira derrota no Gauchão, o Internacional estaciona nos sete pontos e irá perder a liderança nesta quarta rodada para Grêmio ou Juventude, que se enfrentam. Já o Guarany, que conquistou sua primeira vitória no estadual, chega aos quatro pontos e sai da zona de rebaixamento, ocupando, momentaneamente, a 10ª colocação.
Formações
A escalação alternativa do Internacional que o técnico Eduardo Coudet mandou a campo em Bagé foi próxima àquela utilizada há exatamente uma semana, no empate em 0 a 0 com o São Luiz, em Ijuí. As únicas mudanças foram na zaga, com Gabriel Mercado no lugar do lesionado Robert Renan, e no ataque, com Lucas Alario na vaga de Luiz Adriano. Também houve alteração de lado entre Hyoran, que começou pela esquerda, e Gabriel Barros, pela direita. No 4-1-3-2, o Colorado iniciou com Anthoni; Hugo Mallo, Gabriel Mercado, Robert Renan e De Pena; Rômulo; Gabriel Barros, Gustavo Campanharo e Hyoran; Pedro Henrique e Lucas Alario.
? INTER CONFIRMADO! ? pic.twitter.com/iGwx5eA87C
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) January 31, 2024
Já o Guarany, do jovem técnico Wiliam Campos, começou com a mesma escalação do empate em 1 a 1 com o Santa Cruz, no último sábado (27). A diferença foi o esquema tático, que mudou do 4-1-4-1 para o 4-4-2, com o volante Arez posicionado pelo lado direito da segunda linha de quatro, e o atacante Tony Júnior centralizado, ao lado de Michel. O Índio iniciou com Rodrigo Mamá; Lessa, Micael, Saulo e Gustavo Nogy; David, Allan Christian, Arez e João Gabriel; Tony Júnior e Michel.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Com muita intensidade, Guarany começa melhor e abre 2 a 0 já na primeira metade do primeiro tempo
O Guarany começou o jogo com muito mais intensidade. Ganhava duelos e primeiras e segundas bolas, o que deixava o Inter desconfortável. Logo aos dois minutos, após Rômulo perder dividida, João Gabriel arriscou de perna direita, mas o chute saiu torto sem perigo. Atacante de lado de origem, mas posicionado por dentro por Wiliam Campos, Tony Júnior se aproveitou de bola rebatida por Lessa, aos 10, dominou sozinho às costas da linha de defesa colorada e bateu na saída de Anthoni para fazer o Inter sofrer seu primeiro gol no Gauchão.
Com marcação forte, o Guarany levava vantagem no meio de campo, e era agressivo quando retomava a posse de bola. Aos 19, Lessa recebeu passe em profundidade pela direita e cruzou fechado. A bola acertou o travessão de Anthoni, mas a parábola dela foi feita por fora do campo. Três minutos depois, os donos da casa ampliaram. Após erro de Mercado, que dominou mal de peito, Tony Júnior arrancou e acionou Michel em profundidade, no lado esquerdo da grande área. O centroavante, agora um dos artilheiros do Gauchão, com três gols, bateu forte, de canhota, e Anthoni não conseguiu fazer a defesa.
Internacional aposta na bola aérea, e consegue descontar de pênalti
Com muita dificuldade para construir por baixo, o Inter passou a apostar no jogo direto e nos cruzamentos para a grande área. Aos 24, Pedro Henrique foi lançado e cabeceou para defesa, no alto, de Rodrigo Mamá. Porém, o lance foi anulado por impedimento. Aos 28, Hugo Mallo cruzou da direita, na segunda trave, e Alario testou firme para grande defesa de Rodrigo. Pouco depois, Mercado foi quem tentou de cabeça após cruzamento de De Pena, e o goleiro do Guarany voou no canto esquerdo para encaixar.
Aos 32, o Inter conseguiu descontar de pênalti, depois de Micael chegar atrasado e derrubar Pedro Henrique dentro da grande área. O próprio camisa 28, artilheiro do último Gauchão, deslocou Rodrigo para balançar as redes pela primeira vez na temporada 2024.
?????
? ?
? ?
? ?
?????
?
?
?? ?
? ?
? ?
?????
? ?
? ?
? ? https://t.co/ZhesptuXRn pic.twitter.com/IisYCmloDb— Sport Club Internacional (@SCInternacional) January 31, 2024
O Guarany voltou a levar perigo na reta final do primeiro tempo, aos 43. Melhor jogador em campo, Tony Júnior descolou belo passe de calcanhar, no lado esquerdo da grande área, para João Gabriel, que chutou cruzado. Com as pernas, Anthoni fez a defesa. Já nos acréscimos, aos 48, Lessa cobrou falta colocada, de longe, e a bola passou sobre o gol colorado.
Coudet apela para titulares, mas Internacional não consegue evitar a derrota
Com a desvantagem no marcador, Coudet promoveu a entrada de quatro titulares na volta do intervalo. Renê, Aránguiz, Alan Patrick e Wanderson ingressaram para as saídas de Hugo Mallo, De Pena, Gustavo Campanharo, Gabriel Barros. Dessa forma, Rômulo passou para a lateral direita, com o meio campo composto por Aránguiz como primeiro volante, Hyoran pela direita, Alan Patrick centralizado e Wanderson pela esquerda. Já no Guarany, Tony Júnior sentiu, e com a entrada de Wilson Júnior na ponta direita, Wiliam Campos posicionou sua equipe no 4-1-4-1, com tripé de volantes.
A partir da qualidade dos titulares que entraram, o Inter passou a conseguir colocar mais a bola no chão e a circular no campo de ataque. Aos oito minutos, após cruzamento vindo da intermediária, Alario cabeceou à direita do gol. Aos 11, após sofrer falta na intermediária, Alan Patrick cobrou colocado e Rodrigo, após o quique da bola, espalmou de maneira estranha, pela linha de fundo.
Com o crescimento do Inter, Wiliam Campos reforçou a marcação colocando um terceiro zagueiro, Hugo, já aos 13. Dois minutos depois, em combinação por dentro, Pedro Henrique recebeu de Hyoran, se desvencilhou de Saulo e bateu forte, com perigo, sobre o gol. Aos 19, depois de cruzamento da direita, Wanderson cabeceou para baixo, e Rodrigo caiu no canto direito para fazer a defesa.
O jogo se tornou completamente de ataque contra defesa. O Guarany não passava do meio de campo, e tentava resistir como possível. Aos 29, Alan Patrick recebeu na direita, fez fila e chutou colocado, de canhota. Rodrigo Mamá espalmou. Um minuto depois, Coudet foi para o tudo ou nada. Apelou para Enner Valencia no lugar de Rômulo, ficando com quatro atacantes e Hyoran na lateral direita.
Com a cera do Guarany, o nervosismo e a ansiedade começaram a ser percebidos no Inter, que cometia erros técnicos e teve o preparador físico Octavio Manera amarelado por reclamação. Quando o Guarany resolveu adiantar um pouco a marcação, aos 37, o Colorado teve grande chance de empatar. Alan Patrick encontrou Hyoran livre na direita, mas o camisa 7, cara a cara com Rodrigo, mandou sobre o gol.
Aos 44, Renê lançou da intermediária. Na entrada da área, Pedro Henrique dominou e chutou com a perna canhota. A bola saiu desviada, para fora. Aos 46, Wanderson passou por Wilson Júnior e foi derrubado pelo atacante do Guarany próximo ao bico esquerdo da grande área. Com somente um homem na barreira, Enner Valencia bateu forte, e Rodrigo deu um tapa pela linha de fundo. Após a cobrança de escanteio, a bola sobrou para Alario, que acertou a trave esquerda.