Coudet testou pela primeira vez uma ousada e bastante aguardada formação no Internacional
No segundo tempo da goleada sobre o Ypiranga, o técnico Eduardo Coudet recuou Alan Patrick e testou uma formação muito ofensiva

A tranquilidade oferecida pelo marcador permitiu ao técnico Eduardo Coudet testar uma ousada — bastante aguardada — formação no segundo tempo da goleada do Internacional, por 3 a 0, sobre o Ypiranga, no último sábado (27), no Beira-Rio. Já com uma vantagem de 2 a 0, o treinador colorado promoveu a entrada de Lucas Alario no lugar de Bruno Henrique no intervalo. Com isso, Alan Patrick foi recuado para o meio-campo, que passou a contar, além dele, com Aránguiz, De Pena e Wanderson.
— Quanto ao sistema de jogo, não é algo que programamos. Iniciamos como já iniciamos muitas vezes. Na segunda metade, com dois centroavantes definidos. Às vezes, são números de telefone, mas trocamos do 4-1-3-2 a 4-3-1-2, essa é a diferença, com Alan como enganche — explicou Coudet na entrevista coletiva após a partida.
Reposicionamento de Alan Patrick visa acomodar os badalados reforços do Internacional
Na temporada passada, em que foi o principal jogador do Inter, Alan Patrick atuou mais adiantado, ao lado de Enner Valencia. Foi assim que ele começou o jogo contra o Ypiranga, e inclusive marcou o primeiro gol, aos 15 minutos, com assistência do equatoriano.
Recuar o camisa 10 surge como alternativa para acomodar os badalados reforços que o Inter buscou para o ataque. Além de Alario, que fez sua terceira partida pelo clube, o Colorado também contratou Rafael Borré, que segue no Werder Bremen e tem chegada garantida somente para a metade do ano.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Jogo sem a bola é o grande desafio da nova formação
Com a bola, o novo sistema proporciona muita qualidade técnica, e faz com que Alan Patrick articule o jogo mais de trás. O terceiro gol do Inter contra o Ypiranga, por exemplo, contou com bela construção do camisa 10 com Hyoran até a bola chegar em Aránguiz, que chutou no cantinho para balançar as redes pela primeira vez desde o retorno ao clube.
O grande porém é sem a bola. Alan Patrick demonstra comprometimento e entrega desde o ano passado, mas não tem na marcação sua principal característica. E, nesse sistema, o camisa 10 precisa realizar o combate no meio-campo. Eventualmente, isso pode sobrecarregar o primeiro volante — até por isso, o Inter está no mercado em busca de um reforço para essa posição, que além de Aránguiz conta com Rômulo e Gabriel.
Coudet diz estar ‘encantado' com o incômodo que vai ter para escolher o time titular do Internacional
Escalar esse Inter recheado de alternativas, principalmente no sistema ofensivo, será um desafio para Coudet. O próprio treinador reconheceu, embora tenha ressaltado que se trata de uma dor de cabeça positiva.
— Estou encantado com o incômodo que vou ter para montar o time. Clube é grande assim. Tem grandes jogadores, e é difiícil montar um time titular. Acho que sofremos no último semestre quanto à quantidade de jogos e desgaste. E sempre digo, a competição interna aumenta o nível individual — disse o treinador.
Internacional no Campeonato Gaúcho 2024
- 1º colocado com 7 pontos
- 3 jogos, 2 vitórias e 1 empate
- 4 gols marcados e nenhum sofrido
- 77% de aproveitamento
Próximos jogos do Internacional
- Guarany x Internacional – Campeonato Gaúcho 2024 – quarta-feira, 31 de janeiro de 2024, às 18h30min, no Estrela D'Alva, em Bagé/RS.
- Internacional x Caxias – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 3 de fevereiro de 2024, às 16h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre/RS
- Santa Cruz x Internacional – Campeonato Gaúcho 2024 – quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, às 21h30min, nos Plátanos, em Santa Cruz do Sul/RS