Brasil

Proteção e valorização: Internacional renova contrato de Alan Patrick após temporada espetacular do camisa 10

Internacional anunciou nesta quinta-feira (4) a renovação de contrato de Alan Patrick até o final de 2026

O Internacional anunciou nesta quinta-feira (4) a renovação de contrato de Alan Patrick. O vínculo do meia de 32 anos, que iria até abril de 2025, foi estendido até dezembro de 2026. É a forma do Colorado se proteger do mercado e valorizar o atleta, que teve uma temporada espetacular em 2023.

10 e faixa, Alan Patrick foi o maestro e principal jogador do Inter na última temporada, em que o Colorado chegou à semifinal da Libertadores. O meia, inclusive, figurou na seleção da competição, feita pela Conmebol, e na seleção do futebol sul-americano na temporada, escolhida pelo jornal El País, do Uruguai.

Alan Patrick teve melhor temporada da carreira, e foi cogitado na Seleção Brasileira

Ao todo, em 2023, Alan Patrick marcou 16 gols e deu 10 assistências em 62 jogos. Apenas na Libertadores, foram cinco gols e cinco assistências em 12 partidas. No Campeonato Brasileiro, mais quatro gols e cinco assistências em 34 duelos. O próprio meia reconheceu se tratar do melhor ano de sua carreira.

— Posso considerar que sim. Nos últimos anos, até quando estava no Shakthar [Donetsk], vinha numa sequência muito boa, cada ano com rendimentos bons, conseguindo ajudar a equipe com gols, com assistências. E acho que posso considerar também que está sendo um ano especial — comentou após vitória por 3 a 2 no clássico Gre-Nal, no dia 8 de outubro, em que fez gol e teve grande atuação.

O desempenho na temporada passada quase rendeu convocação para os últimos compromissos da Seleção Brasileira no ano, contra Colômbia e Argentina. Quem revelou foi o próprio técnico Fernando Diniz, após empate em 0 a 0 entre Inter e Fluminense, no dia 8 de novembro, pelo Campeonato Brasileiro.

— Ele está vivendo um grande momento. Principalmente para essa convocação ele estava liderando os nomes que podiam ser convocados. Mas, como o próprio nome diz, é uma seleção. Concorre com muita gente boa. Mas o Alan está fazendo um excelente ano, jogando muito bem mesmo, principalmente nos últimos três meses, jogando num nível bastante alto. Gosto bastante da inteligência, técnica e liderança que exerce sobre o time — afirmou Diniz.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mano Menezes queria levar Alan Patrick para o Corinthians

Toda essa qualidade demonstrada por Alan Patrick em 2023, inclusive sob seu comando, fez o técnico Mano Menezes desejar levá-lo para o Corinthians para a próxima temporada. Maurício foi outro nome ventilado, com o Timão estando disposto a pagar até R$ 65 milhões pelos dois jogadores.

O Inter nem abriu conversas. Ainda assim, a renovação com Alan Patrick, além de valorizar o jogador, também é uma forma de se proteger do eventual assédio do mercado e deixar o clima tranquilo para a temporada que se avizinha, a qual promete bastante para o Inter.

Alan Patrick terá mais gente para dividir protagonismo, mas segue imprescindível

Depois de terminar 2023 em alta, com quatro vitórias consecutivas, o Inter está investindo forte no mercado. Já anunciou a contratação do zagueiro Robert Renan, e pretende efetivar nos próximos dias as chegadas do volante Fernando e dos atacantes Borré e Alario.

Especialmente no caso dos jogadores ofensivos, serão mais dois para dividir protagonismo com Alan Patrick. No primeiro semestre de 2023, o Inter sofreu muito com a dependência de seu capitão. A situação melhorou a partir da chegada de Enner Valencia. Mas a direção colorada sabe que, pelas características, o camisa 10 é insubstituível.

Alan Patrick é o responsável por ditar o ritmo do jogo, e pifar os companheiros. Resta saber, com a maior quantidade de opções no ataque, como ele será utilizado por Coudet em 2024. Na última temporada, atuou mais avançado, partindo da função de atacante, mas com liberdade para se movimentar.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo