Merece Seleção? Em alta no Internacional, Alan Patrick almeja realizar sonho
Destaque do Internacional, Alan Patrick vive melhor temporada da carreira aos 32 anos e sonha com Seleção Brasileira
Na histórica goleada por 7 a 1 do Internacional sobre o Santos, no último domingo (22), o Beira-Rio presenciou nova atuação de gala de Alan Patrick. Com um golaço por cobertura e uma assistência, o camisa 10 foi, mais uma vez, um dos melhores em campo. O que tem sido algo constante na temporada colorada.
#Brasileirão ??
Alan Patrick teve a 2ª maior Nota Sofascore de Internacional 7-1 Santos.
⏰ 75 mins jogados
⚽️ 1 gol
?️ 1 assistência
? 2 passes decisivos
✅ 35/40 passes certos (88%!)
? 1/2 dribles certos
? 4 bolas recuperadas
? 1 desarme
? Nota Sofascore 7.9 pic.twitter.com/CFYzoRJ86j— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 22, 2023
Artilheiro com Mano, assistente com Coudet
Desde antes do retorno de Coudet, ainda sob comando de Mano Menezes, Alan Patrick já era o principal jogador do Inter. Sem Enner Valencia, o capitão colorado assumia protagonismo que com frequência salvavam a equipe de maus resultados em partidas com desempenho pobre. Ao ponto de ser muito discutida a ‘Alan Patrick dependência'.
Com as chegadas do treinador argentino, e do centroavante equatoriano, o contexto mudou um pouco para o camisa 10. Seu posicionamento, partindo da função de atacante, gerou contestação de alguns no início. Mas a curiosidade é que potencializou a verve assistente de Alan. Com Mano, em 2023, foram três passes para gol em 35 jogos. Com Coudet, dobrou: seis em 18.
? Alan Patrick entre todos do @SCInternacional em 2023:
1º em gols (14)
1º em participações em gols (23)
1º em passes decisivos (111)
1º em grandes chances criadas (15)
1º em cruzamentos certos (37)
1º em passes certos no terço final (609)
1º em Nota Sofascore (7.16)— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) October 23, 2023
— Sempre falo que o futebol, hoje, é o futebol da compreensão. Os espaços são mais reduzidos, os jogadores correm mais. Ele é um jogador que compreende muito o futebol, e compreende muito rápido o que eu posso chegar e pedir para ele — destacou Coudet após a goleada sobre o Santos.
Melhor temporada da carreira
Alan Patrick não só é o melhor jogador do Inter na temporada, como também vive a melhor temporada da carreira. O próprio meia concorda.
— Posso considerar que sim. Nos últimos anos, até quando estava no Shakthar [Donetsk], vinha numa sequência muito boa, cada ano com rendimentos bons, conseguindo ajudar a equipe com gols, com assistências. E acho que posso considerar também que está sendo um ano especial — afirmou depois do clássico Gre-Nal.
Os números falam por si só. Ainda com 10 jogos pela frente, este já é o ano em que o meia mais jogou e marcou gols. São 53 partidas e 14 gols marcados, além das nove assistências.
Em quantidade de jogos, a temporada mais próxima, até então, foi a de 2016, em que atuou 46 vezes pelo Flamengo. Quanto a gols, Alan Patrick nunca tinha chegado dois dígitos — na temporada 2019/2020 fez nove pelo Shakthar Donetsk.
Meia sonha com Seleção Brasileira
Com desempenho tão bom, e regular, alguns já sugerem a ida de Alan Patrick para a Seleção Brasileira, que vive momento de reformulação e ainda não se firmou sob o comando de Fernando Diniz. Campeão do Sul-Americano e do Mundial Sub-20 em 2011, o meia de 32 anos ainda não foi chamado para a seleção principal.
— Seleção, eu costumo dizer, é consequência do que todo atleta faz no clube. Eu procuro estar 100% focado aqui no Inter, ajudar meus companheiros dentro dos nossos objetivos, buscar o que nós temos como meta. Seleção é um sonho que eu sempre tive dentro de mim, desde o início da minha carreira. Sempre é possível. Ainda é possível. Mas eu penso somente aqui, e vou seguir trabalhando da melhor maneira para ajudar o Inter. Se vier uma convocação, sem dúvida nenhuma, será uma realização, de poder representar meu país — afirmou o camisa 10 após o jogo contra o Santos.