Brasil

‘A solução é correr’: o que pensa Coudet sobre a utilização de Alan Patrick com mais dois atacantes

Com as chegadas de Lucas Alario e Rafael Borré, Eduardo Coudet pode recuar Alan Patrick para a linha dos meio-campistas no time do Internacional

Com as contratações de Lucas Alario e Rafael Borré, uma das grandes curiosidades no time do Internacional para a temporada 2024 será o posicionamento de Alan Patrick. Na última temporada, após a chegada do técnico Eduardo Coudet, o camisa 10 passou a jogar mais adiantado, próximo a Enner Valencia, e foi um dos grandes destaques colorados na campanha de semifinalista da Libertadores, figurando na seleção do campeonato.

Agora, para que ao menos um dos novos atacantes seja encaixado ao lado de Valencia, Alan Patrick pode ser recuado para a linha de três meio-campistas do 4-1-3-2, mesmo que esses jogadores tenham muitas atribuições defensivas, formando a segunda linha de quatro sem a bola. Normalmente, quem faz a função de meia central é Aránguiz, ou então Bruno Henrique, quando o chileno joga de primeiro volante.

Apesar disso, Coudet admitiu a possibilidade de utilizar Alan Patrick por ali ao ser questionado sobre o assunto após a vitória por 1 a 0 diante do Avenida, no último domingo (21), na estreia no Campeonato Gaúcho. Para explicar e justificar, o treinador argentino relembrou outras equipes treinadas por ele, e apontou o caminho para suprir eventual carência na marcação caso o camisa 10 seja utilizado no meio.

Coudet pensativo durante a vitória do Internacional sobre o Avenida. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

— Se você repassa todos os times que treinei, quase todos jogavam com um volante e três meias, praticamente três enganches, como falamos na Argentina, mais dois atacantes. A solução é correr. Depois, todos podem jogar junto se correm. A solução sempre é correr. Gosto dos times que correm, que briguem — disse Coudet.

Coudet aposta na inteligência de Alan Patrick para reposicioná-lo

O treinador do Inter também exaltou a capacidade cognitiva de Alan Patrick. Por conta disso, o camisa 10 pode ser utilizado de diferentes formas, e em diferentes contextos.

— Obviamente, estamos falando de um jogador determinante para nós, nosso capitão. Já se moldou a distintas posições, distintas maneiras de jogar que apresentamos durante o ano. É muito inteligente, e é uma vantagem ter ele. Com 10 dias de trabalho, encontrar o funcionamento e as peças, como vamos formar e nos posicionarmos, é muito difícil. Vamos ver com Alan a melhor maneira. E sempre vão ter bons jogadores. Temos um grande grupo — destacou Coudet.

Alan Patrick está suspenso das primeiras rodadas do Gauchão, e Borré ainda não tem data de chegada definida

O treinador colorado terá pelo menos até o final de semana para pensar na primeira utilização de Alan Patrick em 2024. Assim como o zagueiro Gabriel Mercado, o camisa 10 foi suspenso dos seis primeiros jogos do Campeonato Gaúcho devido a uma briga após a eliminação para o Caxias, na semifinal do estadual passado. Na última quinta-feira (18), o Inter conseguiu a redução da pena para duas partidas, mais pagamento de multa e cestas básicas. Porém, a procuradoria do TJD/RS entrou com recurso que será julgado na próxima quinta-feira (25), dois dias antes do jogo contra o Ypiranga, em que ambos jogadores poderiam retornar.

Além disso, Borré ainda não tem data de chegada ao Brasil definida. O Inter segue tentando a liberação do atacante com o Werder Bremen, da Alemanha, que ficou irritado com o anúncio do jogador na semana passada. Por ora, a garantia que se tem é que até 10 de julho o colombiano será do Colorado. Por sua vez, Alario já chegou e fez sua estreia no último domingo, atuando por 76 minutos, como titular, ao lado de Enner Valencia.

Próximos jogos do Internacional

  • São Luiz x Internacional – Campeonato Gaúcho 2024 – quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, às 19h, no 19 de Outubro, em Ijuí/RS.
  • Internacional x Ypiranga – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 27 de janeiro de 2024, às 16h30min, no Beira-Rio, em Porto Alegre/RS.
  • Guarany x Internacional – Campeonato Gaúcho 2024 – a definir
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo