Incapaz de chegar à final do Campeonato Gaúcho, Internacional ainda protagonizou cenas lamentáveis após eliminação para o Caxias
Favorito antes do início do Campeonato Gaúcho, Internacional foi eliminado na semifinal para o Caxias e protagonizou cenas lamentávies após a disputa de pênaltis no Beira-Rio
Para muitos, o Internacional iniciou a temporada 2023 como favorito para voltar a conquistar o Campeonato Gaúcho após sete anos, e acabar com a hegemonia do Grêmio. O embasamento residia na manutenção da base do time vice-campeão brasileiro na temporada anterior, e no fato de que o rival passava por reformulação no elenco após retornar da Série B do Campeonato Brasileiro.
Porém, a lógica foi contrariada. Com queda brusca do desempenho individual de alguns jogadores, problemas físicos e dificuldade do técnico Mano Menezes para encontrar soluções na equipe, o Inter fez um Gauchão bem abaixo do esperado. A eliminação na semifinal, em pleno Beira-Rio, para o Caxias, foi a gota d’água de uma campanha que desde o início não convenceu.
Internacional acumulou empates na fase classificatória, e mesmo nas vitórias não convencia
O Inter iniciou o ano empatando em casa com o Juventude de Celso Roth, reformulado após ser rebaixado como lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro no ano anterior. O primeiro gol alviverde contou com falha de Keiller — primeira de algumas que o goleiro cometeria ao longo da temporada.
O Colorado empatou quatro dos seis primeiros jogos do Gauchão. Mas mesmo quando vencia, como foi o caso do 1 a 0 sobre o Brasil, em Pelotas, o Inter não convencia. Tanto é que o técnico Mano Menezes buscava alternativas.
Mano tenta Pedro Henrique de 9, mas alternativa não funciona no Gre-Nal
Sem Gabriel, o treinador mexia constantemente na dupla de volantes, tentando encontrar o substituto ideal. No ataque, com mau início de temporada de Alemão, optou por Pedro Henrique como centroavante. Até funcionou por um tempo, considerando que ele terminou o campeonato como artilheiro, com oito gols. Mas, no clássico Gre-Nal, o camisa 28 foi amplamente dominado por Kannemann.
A derrota por 2 a 1 na Arena do Grêmio, na penúltima rodada da fase classificatória, ligou sinal de alerta. Ainda que Mano tenha ressaltado que o Inter estava invicto até então, e que o que importava eram as fases finais.
Após dois empates no tempo normal, Internacional é eliminado nos pênaltis para o Caxias
Pois, no final das contas, nem houve outro Gre-Nal no Gauchão. Em três duelos, o Inter foi incapaz de vencer o Caxias, que estava na Série D do Campeonato Brasileiro. Após empate em 2 a 2 no Beira-Rio, na fase classificatória, as equipes empataram duas vezes em 1 a 1 na semifinal, com o primeiro jogo no Centenário, em Caxias do Sul, e o segundo em Porto Alegre.
Na disputa de pênaltis, o jovem Estevão, formado na base colorada, desperdiçou. O último pênalti grená foi convertido por Wesley Pomba, cria do Grêmio. Na comemoração, o atacante fez gesto provocativo que os jogadores do Inter não gostaram, iniciando briga generalizada.
Um torcedor colorado invadiu o campo com uma criança no colo e agrediu um jogador do Caxias, em cena lamentável. Por conta de agressões, Alan Patrick, Mercado e Emerson Júnior, que seguem no Inter, precisarão cumprir seis jogos de suspensão no início do Gauchão de 2024.