Temporada positiva do Grêmio iniciou com manutenção da hegemonia no Rio Grande do Sul
Positivo 2023 do Grêmio começou com a manutenção da hegemonia no Rio Grande do Sul, com a conquista do hexacampeonato gaúcho consecutivo
O positivo 2023 do Grêmio, após o retorno da Série B do Campeonato Brasileiro, iniciou com a manutenção da hegemonia no Rio Grande do Sul. Na estreia na temporada, o Tricolor conquistou a Recopa Gaúcha com goleada por 4 a 1 sobre o São Luiz. E manteve o embalo para se sagrar hexacampeonato estadual consecutivamente.
Grêmio tem início arrasador e vence Gre-Nal na fase classificatória
A campanha inicial do Grêmio no Campeonato Gaúcho foi arrasadora, ainda que com alguns resultados apertados. Suárez decidiu ao marcar os gols das vitórias sobre Caxias e Brasil de Pelotas. Contra o São José, em que o craque uruguaio foi preservado por conta do gramado sintético do Passo D’Areia, essa tarefa coube a Galdino.
O Grêmio venceu seus sete primeiros jogos no Gauchão. O primeiro empate só ocorreu quando time totalmente reserva foi utilizado, na oitava rodada, contra o São Luiz, em Ijuí. O Tricolor encarou o primeiro Gre-Nal da temporada, na penúltima rodada da fase classificatória, com a vaga para a semifinal e a liderança já garantida.
O clássico na Arena do Grêmio foi vencido pelos donos da casa por 2 a 1, com gols de Vina e Carballo — Alan Patrick descontou. A partida consolidou o 4-2-3-1 com três meias (Bitello, Vina e Cristaldo) atrás de Suárez. Foi a alternativa encontrada por Renato para suprir a ausência de pontas de velocidade.
Difícil semifinal contra o Ypiranga é decidida nos pênaltis
Na semifinal, o Grêmio sofreu sua primeira derrota na temporada. Perdeu, de virada, por 2 a 1, o jogo de ida para o Ypiranga, no Colosso da Lagoa, em Erechim. A partida ficou marcada pela primeira das várias lesões musculares de Pepê no ano, e pelo segundo pênalti consecutivo desperdiçado por Suárez. O uruguaio parou em Caíque, que em agosto seria contratado pelo Tricolor.
O Grêmio precisou de uma epopeia para reverter no jogo de volta. Até porque o Ypiranga saiu na frente, com gol de Mossoró. Mas no segundo tempo, após cobranças de escanteios curtos, Thaciano e Bruno Alves viraram. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Adriel, que defendeu duas cobranças para classificar o Tricolor para a final contra o Caxias.
Após empate no jogo de ida, Suárez faz gol do título na final diante do Caxias
A parada também não foi fácil contra o Grená. O Grêmio saiu atrás logo no início no Centenário, com gol de Marlon. Mas conseguiu o empate no final do primeiro tempo, com Vina, após cobrança de escanteio.
No jogo de volta, o Grêmio conseguiu vitória magra, por 1 a 0 oriunda de pênalti polêmico. Suárez cavou e converteu para garantir o hexacampeonato. Ao todo, foi o 42º título gaúcho do Tricolor.