CBF procurou Guardiola para assumir a Seleção Brasileira? Presidente se pronuncia
Segundo imprensa inglesa, entidade tem contato frequente com treinador do Manchester City desde junho
Seleção Brasileira e Pep Guardiola podem finalmente unir forças em breve. Segundo apuração publicada pelo inglês The Athletic nesta sexta-feira (08), a entidade tem mantido contato frequente com o treinador desde junho deste ano. Horas depois da repercussão mundial da notícia, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, negou que a entidade tenha procurado o ex-comandante do Barcelona.
Ainda conforme o jornal britânico, Guardiola ficou irritado pelo distanciamento da CBF após sua saída do Barcelona em 2012. No entanto, o treinador nutre o desejo de treinar uma seleção e nunca escondeu sua admiração pelo futebol brasileiro.
O contrato de Guardiola com o Manchester City tem duração até o final da temporada europeia, em junho de 2025. O treinador mantém mistério sobre a renovação ou não de seu vínculo com o clube inglês, que até já estaria pensando em possíveis substitutos para o catalão.
Logo, Guardiola teria pela frente um dilema: aceitar a proposta da CBF para assumir a Seleção Brasileira após o fim de seu contrato em 2025 e ter menos de um ano para montar a equipe para a Copa do Mundo de 2026, ou esperar mais um ano no City e assim ter a oportunidade de assumir uma seleção durante um ciclo inteiro, pensando, obviamente, no Mundial de 2030.
Novembro pode ser crucial para futuro de Guardiola e da CBF
A última Data-Fifa do ano de 2024 pode antecipar algumas respostas sobre o futuro de Guardiola e também da Seleção Brasileira. Isso porque o mês de novembro foi o escolhido pelo treinador nas duas oportunidades em que ele renovou suas extensões de contrato com o Manchester City (em 2020 e 2022, respectivamente).
Além disso, a Seleção Brasileira comandada por Dorival Júnior segue sem convencer nas Eliminatórias. Caso o Brasil não vá bem nos jogos diante da Venezuela, no próximo dia 14, e diante do Uruguai, no dia 19, um clamor por uma troca de comando na amarelinha pode tomar mais força.
Além disso, o rumor de que o treinador espanhol possa assumir a seleção deve se intensificar caso ele não renove seu vínculo com os ingleses.
Conhecido pela organização e planejamento em sua carreira, o treinador deve avisar ao City sobre sua decisão em relação ao que fará o mais rápido possível. Por isso, os eventos por acontecer no mês de novembro podem antecipar se o sonho da CBF pode virar realidade.
City passa momento instável na temporada
Multicampeão pelo City, Guardiola passa certamente pelo seu momento mais instável na temporada, já que sua equipe vem de três derrotas seguidas, algo raro para o catalão.
Eliminado na Copa da Inglaterra pelo Tottenham, derrotado pelo Bournemouth na Premier League, e goleado pelo Sporting na Champions League, o treinador vive um raro momento negativo em sua passagem por Manchester.
Na entrevista após a derrota diante dos portugueses, ao ser questionado sobre a possibilidade de assumir a Seleção Brasileira, Guardiola chegou a dizer, ironicamente, que a goleada sofrida na competição europeia o descredenciaria para assumir a amarelinha.
CBF nega contato por contratação de Guardiola
Nesta sexta-feira (8), Ednaldo Pereira, presidente da CBF, veio a público desmentir o contato da entidade pela contratação de Pep Guardiola.
O dirigente elogiou o treinador espanhol — mas desmentiu a publicação do The Athletic e a apuração do jornalista Sam Lee.
“Eu entendo que o Guardiola é um dos maiores técnicos do mundo. Mas não fizemos nenhum tipo de busca por ele. O técnico da Seleção é o Dorival Júnior”, disse o presidente da CBF.