Evanilson derruba o Manchester City e acaba com tabu histórico no Bournemouth
Após 36 anos e 21 jogos, Cherries conquistam sua primeira vitória diante do atual tetracampeão da competição
A história foi escrita na tarde deste sábado no Vitality Stadium. Pela primeira vez em quase 37 anos, o Bournemouth bateu o Manchester City.
Em jogo válido pela 10ª rodada da Premier League, os Cherries aproveitaram o fator casa para vencer o atual tetracampeão por 2 a 1
Semenyo abriu o caminho da vitória logo aos nove minutos da etapa inicial, e o brasileiro Evanilson, ex-Porto, aumentou o marcador aos 19 do segundo tempo.
Aos 36 do segundo tempo, Gvardiol ainda diminuiu a contagem após toque de cabeça, mas nada que impedisse a quebra do tabu histórico.
O resultado em Bournemouth marcou o primeiro revés dos Citizens na liga inglesa e o segundo seguido na temporada.
Na última quinta-feira, o time de Guardiola acabou eliminado da Copa da Inglaterra ao perder para o Tottenham pelo placar de 2 a 1, em Londres.
A derrota diante do Bournemouth ainda teve mais peso por conta da vitória do Liverpool. Os Reds venceram o Brighton por 2 a 1, de virada, e ultrapassaram o City na ponta da tabela.
Bournemouth quebra marca negativa após 37 anos
Bournemouth e Manchester City se encontraram pela primeira vez na Premier League na temporada 2015/16. Antes disso, as equipes se enfrentaram em algumas oportunidades pela Copa da Inglaterra.
Nos últimos nove anos, os times se enfrentaram em 15 oportunidades, e os Citizens levaram a melhor em todas as oportunidades.
Ao todo, as equipes se enfrentaram em 21 oportunidades antes do jogo deste sábado, com 19 vitórias do City, e dois empates.
Evanilson foi a chave do sucesso contra o City
Quis o destino que o desfecho do confronto entre Bournemouth e City fosse diferente neste dia dois de novembro. Fiel ao seu estilo de jogo, os Cherries negaram espaços aos Citizens, e quando tinha a bola, atacavam em velocidade.
O time de Guardiola até tinha mais posse, mas o domínio territorial se demonstrou inócuo perante a dedicação defensiva dos mandantes.
O gol de Semenyo antes dos dez minutos deu a tranquilidade necessária ao Bournemouth controlar o jogo ao seu bel-prazer.
Tanto que o time treinado por Andoni Iraola finalizou mais ao gol do que o City. Sem outra alternativa, o time de Guardiola subiu as linhas, tentou marcar alto em busca do empate.
Evanilson foi quem aproveitou esse espaço para ampliar o placar, num gol que acabou garantindo a vitória dos donos da casa.
No entanto, a ausência de Rodri para encaixar os passes entre as linhas de defesa fez a diferença. Os Citizens até chegavam até a entrada da área, mas modulavam o lado da jogada, e no final cruzavam, sem a devida efetividade para marcar.
Após duas derrotas seguidas, o City foca suas atenções para o duelo diante do Sporting, pela quarta rodada da Champions League.
Com duas vitórias e um empate no torneio europeu, a equipe ocupa a terceira colocação da tabela da fase de liga com sete pontos.