Gyökeres faz chover, Rúben Amorim agrava crise no City e dá esperança ao Manchester United
Prestes a se despedir do jovem técnico, Sporting goleia Manchester City em noite histórica em Lisboa
“Obrigado Rúben Amorim”. Com essa frase, escrita em um bandeirão, a torcida do Sporting se despediu do jovem técnico nesta terça-feira (5), em jogo contra o Manchester City, válido pela quarta rodada da Champions League.
Acertado com o Manchester United, Rúben Amorim comandou os Leões pela última vez no Estádio José Alvalade. O resultado não poderia ter sido melhor: goleada por 4 a 1, e Viktor Gyökeres, autor de três gols, protagonista mais uma vez.
Quem certamente ficou animado com o que viu foi o torcedor dos Red Devils. Afinal, Amorim não só aumentou a crise de um rival local — que chegou a três derrotas consecutivas — bem como mostrou as principais virtudes de seu trabalho.
Organização, comprometimento tático, movimentação intensa e transição ofensiva letal: em seu penúltimo jogo à frente do Sporting, Amorim superou, com méritos, aquele que para muitos é o melhor treinador da atualidade — Pep Guardiola.
Quando Rúben Amorim assumirá o Manchester United?
O Manchester United anunciou a contratação de Rúben Amorim na última sexta-feira (1). O português será o sucessor de Erik ten Hag, demitido no final de outubro, e assinará contrato até 2027, com opção de extensão por mais um ano.
Amorim, entretanto, só deixará o comando do Sporting no próximo domingo (11), após o jogo dos Leões contra o Braga.
Presente nas duas últimas partidas do United, o auxiliar e ídolo Ruud Van Nistelrooy seguirá na área técnica do clube de Manchester em mais duas partidas, diante de PAOK e Leicester.
Números de Rúben Amorim no Sporting
- Jogos: 228
- Vitórias: 161
- Empates: 34
- Derrotas: 33
- Bicampeão da Liga Portuguesa: (2020/21 e 2023/24)
- Bicampeão da Taça da Liga Portuguesa: (2020/21 e 2021/22)
- Campeão da Supercopa Portuguesa: 2021
Show de Gyökeres e goleada do Sporting sobre o Manchester City
Desde o pontapé inicial, o Manchester City tentou controlar a posse de bola e ditar o ritmo da partida. E logo em sua primeira chegada, aos quatro minutos, a equipe de Pep Guardiola abriu o placar. Foden se aproveitou de saída errada do Sporting e fuzilou o gol de Israel.
Cara a cara com Ederson, Gyökeres apostou em ‘cavadinha' e perdeu chance clara de empatar na sequência. Mas a redenção veio ainda na etapa inicial. O artilheiro sueco recebeu passe açucarado de Quenda, venceu a marcação de Simpson e bateu cruzado, deslocando o goleiro brasileiro.
Na volta do intervalo, os Leões precisaram de 20 segundos para tomarem a dianteira no placar. Em linda triangulação, Maxi Araújo tabelou com Trincão, invadiu a área e encheu o pé. Atordoado e apático em campo, o City acusou o golpe e sentiu o gol da virada.
No lance seguinte, Gvardiol derrubou Trincão na área. Pênalti. Gyökeres, sempre ele, deslocou Ederson e ampliou.
Na mesma moeda, o time inglês teve a chance de diminuir o prejuízo. Haaland, entretanto, exagerou na força e carimbou o travessão. Definitivamente não era a noite de Guardiola e companhia…
Antes do apito final, deu tempo de Gyökeres garantir seu hat-trick. Novamente de pênalti, o camisa 9 deu números finais à partida e concluiu uma atuação histórica.
Números de Viktor Gyökeres em 2024/2025
- 17 jogos
- 23 gols
- Sendo 5 gols em 4 jogos de Champions League
Próximos jogos de Sporting e City
O Sporting volta a campo no próximo domingo (10), quando enfrenta o Braga, fora de casa, pelo Campeonato Português. A bola rola a partir das 15h45 (horário de Brasília), no Estádio Municipal de Braga. Este jogo, como citado, marcará a despedida de Rúben Amorim.
Já o Manchester City terá o Brighton como adversário. Os Citizens visitam os Seagulls no sábado (9), às 14h30 (horário de Brasília), no Falmer Stadium.