Dorival convoca Seleção brasileira sem Endrick e com Murillo; veja a lista
Convocação para jogos contra Venezuela e Uruguai foi anunciada nesta sexta-feira (1º)
Nesta sexta-feira (1), Dorival Júnior divulgou a convocação da Seleção brasileira para a Data Fifa de novembro. A Amarelinha enfrenta a Venezuela no próximo dia 14, fora de casa, e o Uruguai, no dia 19, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Ambos os jogos são válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, onde o Brasil ocupa a 4ª posição, com 16 pontos em 10 jogos.
Convocação da Seleção brasileira para jogos contra Venezuela e Uruguai
Confira abaixo a convocação da Seleção Brasileira:
Goleiros
- Bento – Al Nassr
- Ederson – Manchester City
- Weverton – Palmeiras
Defensores
- Danilo – Juventus
- Vanderson – Monaco
- Abner – Lyon
- Guilherme Arana – Atlético-MG
- Éder Militão – Real Madrid
- Gabriel Magalhães – Arsenal
- Marquinhos – PSG
- Murillo – Nottingham Forest
Meio-campistas
- André – Wolverhampton
- Andreas Pereira – Fulham
- Bruno Guimarães – Newcastle
- Gerson – Flamengo
- Lucas Paquetá – West Ham
- Raphinha – Barcelona
Atacantes
- Estêvão – Palmeiras
- Igor Jesus – Botafogo
- Luiz Henrique – Botafogo
- Rodrygo – Real Madrid
- Savinho – Manchester City
- Vinicius Jr – Real Madrid
Murillo é chamado pela primeira vez
A grande surpresa da convocação da Seleção Brasileira ficou por conta de Murillo, do Nottingham Forest. Revelado pelo Corinthians, o zagueiro se tornou um dos principais nomes da posição na Premier League.
Murillo ganhou espaço no Corinthians em 2023, quando virou titular e rapidamente chamou a atenção do mercado graças às suas atuações. Em agosto do ano passado, o zagueiro foi vendido ao Forest por 12 milhões de euros (cerca de R$ 64,4 milhões à época).
Desde então, o brasileiro conquistou seu espaço no futebol europeu. Agora, Murillo terá a chance de fazer sua estreia com a Amarelinha, desde que convença Dorival nos treinamentos que merece uma chance.
E o Endrick?
Por outro lado, a ausência de Endrick surpreendeu, já que ele vinha sendo chamado pelo Brasil nas últimas listas. Entretanto, a não convocação do centroavante tem justificativa — e tudo a ver com sua fase no Real Madrid.
O jogador de 18 anos não entra em campo desde o início deste mês, quando foi titular contra o Lille, pela Champions League. Desde então, foram quatro jogos com Endrick sequer saindo do banco de reservas dos Merengues.
Além disso, Igor Jesus foi crucial para a Seleção na última Data Fifa, quando marcou um gol em sua estreia contra o Chile, além de uma assistência contra o Peru. Ou seja, o concorrente direto do jovem atacante está na frente na briga pela titularidade.
Por que Neymar não foi convocado?
Neymar ficou de fora da convocação da Seleção Brasileira porque ainda não tem ritmo de jogo, como apurado pela Trivela no mês passado. Após ficar um ano afastado dos gramados devido a uma grave lesão no joelho, o camisa 10 voltou a jogar há menos de duas semanas.
Em outubro de 2023, o craque do Al Hilal rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo a serviço da Amarelinha e precisou passar por cirurgia. Desde então, ele não fez parte das últimas listas do Brasil.
No dia 21 de outubro deste ano, Neymar saiu do banco de reservas durante a partida contra o Al-Ain, pela Champions League Asiática, o que marcou sua volta ao campo. Na ocasião, o camisa 10 jogou por volta de 30 minutos.
Esse contexto serviu de motivo para Dorival Júnior explicar a ausência do atacante. Pautado pela cautela, o treinador preza pela recuperação completa de Neymar para tê-lo à disposição na Seleção Brasileira, o que deve acontecer na próxima convocação.
Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo.
— Disse Dorival em coletiva.