Brasil

Grêmio anuncia pacotão de renovações e fica no aguardo pela mais importante das permanências

Após anunciar permanência de seis jogadores para a próxima temporada, Grêmio se vê perto de garantir mais um ano de Renato Portaluppi

Após o surpreendente segundo lugar no Campeonato Brasileiro no primeiro ano do retorno à Série A, o Grêmio fecha 2023 anunciando a permanência de atletas que foram importantes na caminhada da equipe na temporada. E por mais que o capitão e ídolo Geromel já tenha renovado seu vínculo, o torcedor ainda espera pelo principal presente: a confirmação da permanência do técnico Renato Portaluppi.

Durante a quinta-feira (28) e a sexta-feira (29), o Grêmio anunciou a renovação de contrato de cinco jogadores de seu elenco principal e a compra em definitivo de outro, três em cada. Na quinta, a lista teve foco no setor defensivo, começando com o lateral direito João Pedro, passando pelo zagueiro Bruno Uvini e terminando com o goleiro Caíque. Já na sexta, os anúncios começaram com o ídolo Geromel, continuaram com o goleiro Gabriel Grando e fechando com o atacante André Henrique.

Renovar com Gabriel Grando e Caíque confirma disputa no gol do Grêmio?

Cria da base do Grêmio, Gabriel Grando assumiu a titularidade do clube de uma forma bastante curiosa. Brenno começou o Campeonato Gaúcho na meta, mas perdeu a posição para Adriel, que se destacou na reta final do Gaúcho. No entanto, se envolveu em polêmicas por conta da troca de empresário e casos de indisciplina. Perdeu a titularidade e, posteriormente, foi emprestado para o Bahia.

Com isso, Grando voltou ao gol do Grêmio. E por mais que o time fosse bem na temporada, a defesa foi um ponto fraco durante todo o ano e o ex-Chapecó acabou não caindo nas graças da torcida em nenhum momento.

Após chegar ao Grêmio de forma bastante inusitada, tendo pedido uma oportunidade ao vice-presidente do clube no Instagram, Caíque aproveitou uma suspensão de Grando para ir bem e se colocar como uma opção viável. Já no fim do Brasileirão, Renato confiou no ex-Ypiranga para assumir a meta e ele não decepcionou, com defesas importantes nas vitórias contra Goiás e Vasco na Arena.

Uvini vence briga de Brunos por contrato

No fim de novembro, a Trivela relatou que além de brigarem por posição na defesa do Grêmio, os dois Brunos – Alves e Uvini – disputavam também quem poderia ter seu contrato renovado pelo clube. Existia a chance até de que nenhum dos dois ficasse, mas no fim das contas, Uvini continua no Tricolor e Alves deixa Porto Alegre com bastante interesse de clubes da Série A.

Bruno Alves foi quem mais jogou ao lado de Kannemann, mas não teve a mesma regularidade de 2022, na campanha na Série B. Já Uvini, depois de muitos problemas de lesão ao longo da carreira, até conseguiu se manter saudável, embora tenha oscilado nos jogos em que esteve em campo.

No fim, Uvini vence uma disputa para ficar em uma área que precisa de melhoras e terá bastante competição em 2023: Geromel e Kannemann ainda são intocáveis, Rodrigo Ely foi melhor que os Brunos apesar das falhas e Gustavo Martins deve ganhar espaço na posição também.

Geromel pouco atuou em 2023, mas o ídolo fica

Este ano, Kannemann teve que operar com diversos parceiros, já que Geromel sofreu demais com as lesões e jogou somente sete vezes. Ainda na pré-temporada, teve lesão no joelho, e só conseguiu estrear no ano em agosto. Depois, mais dois problemas musculares impediram o ídolo gremista de estar em campo. Apesar da ausência em boa parte da temporada, o que levantou dúvidas sobre uma renovação, o capitão fica em Porto Alegre.

Aos 38 anos, Geromel assinou um contrato curto com o Grêmio, de duração de apenas seis meses, segundo o ge. No anúncio da renovação, o Tricolor deu a entender que o zagueiro deve fazer a pré-temporada completa, podendo ter “todas as condições de atuar novamente em alto nível”.

João Pedro e André Henrique também ficam

Embora tenha ficado fora de parte do fim da temporada, o lateral direito João Pedro agradou o suficiente para ter seu contrato renovado. O ano foi muito positivo para ele, com 44 jogos, sua marca máxima desde que subiu para o profissional. Aos 26 anos, o jogador formado no Palmeiras estava conseguindo atuar com regularidade, tendo inclusive atuações de destaque, como aconteceu contra o próprio Verdão, em que marcou o gol da vitória.

Outro nome que permanece no Grêmio é André Henrique. O jovem chegou ao Grêmio depois de se destacar no Campeonato Catarinense pelo Hercílio Luz. Responsável pelo gol de empate, no apagar das luzes, contra o Goiás, ele também deixou o seu na virada improvável sobre o Flamengo, quando Suárez estava suspenso. Com o desempenho em 2023, o Tricolor decidiu exercer o direito de compra junto ao time catarinense.

E Renato?

Enquanto o Grêmio começa a montar o seu time para 2024, a principal pergunta do torcedor é: Renato fica?

De férias no Rio de Janeiro, quando perguntado sobre a assinatura do novo contrato com o Grêmio, Renato respondeu de forma descontraída, ao seu melhor estilo, afirmando que só não assinou a documentação, pois não tinha uma caneta ali no momento, mas deu a entender que falta pouco para oficializar a extensão de seu vínculo por pelo menos mais uma temporada.

– Renovar ainda não está renovado, mas está bem encaminhado, espero ficar lá mais uma temporada. De uma forma ou de outra a gente entende a parte financeira, mas precisamos formar um grupo forte se a gente pensa grande, em títulos, precisamos de um grupo forte. Se quer disputar títulos, ser campeão, o pensamento tem que ser grande em busca de reforços para ter um grupo forte e brigar de igual para igual com as principais equipes – declarou Renato.

Os reforços

Até o momento, o Grêmio garantiu dois reforços para a próxima temporada, ambos vindos do Santos.

O nome mais relevante é Yeferson Soteldo. O venezuelano atende a um pedido que Renato fez por diversas vezes: a contratação de um ponta driblador e rápido, que daria mais repertório ao Grêmio, marcado pela construção de jogo mais lenta por conta das características do elenco. O ponta chega por empréstimo até o fim de 2024.

Quem também chega é o meio-campista Dodi, que perdeu espaço no Peixe após as contratações da dupla Tomás Rincon e Jean Lucas, no meio do ano. Ele se torna jogador do Grêmio em definitivo até o fim de 2026.

Foto de Matheus Rocha

Matheus Rocha

Matheus Rocha é natural de Uberlândia (MG), onde se formou em Jornalismo no Centro Universitário do Triângulo (Unitri) em 2014. Começou a carreira no jornalismo escrevendo colunas na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Antes de escrever pela Trivela, esteve na Rádio Grenal e na RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo