Brasil

Apresentado, Dorival Júnior já trabalha com a CBF para definir primeiros nomes na Seleção

Dorival Júnior e Ednaldo Rodrigues debatem nomes para ocupar cargos na direção da Seleção

Um emocionado Dorival Júnior assinou contrato com a CBF para comandar a Seleção até depois da Copa do Mundo de 2026, em evento na última quinta-feira (11), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Após 40 minutos de entrevista coletiva, o treinador foi direto para uma primeira reunião com o presidente Ednaldo Rodrigues para começar as primeiras definições sobre o futuro da seleção brasileira.

O primeiro ato de Dorival no cargo será decidir em conjunto com Ednaldo quem irá trabalhar com ele na estrutura de organização da Seleção – seja de comissão técnica, ou na “diretoria”. Esta, inclusive, foi uma das exigências do técnico para aceitar a proposta da CBF. Em meio a uma instabilidade política que já começou a ser combatida pelo mandatário, o treinador pediu autonomia e tranquilidade para conduzir o seu trabalho. O pedido, ao que parece, será atendido.

Dorival e Ednaldo trabalharão em sintonia para definir quem será o coordenador técnico da Seleção. Este processo, em si, já é uma amostra de que o presidente está disposto a descentralizar o comando. O cargo estava vago desde a saída de Juninho Paulista, em janeiro de 2023. O mandatário acumulou funções e tentou trabalhar como se fosse um vice-presidente de futebol de um clube. Mas isso sobrecarregou o antigo treinador, Fernando Diniz, e o deixou exposto.

A CBF queria Filipe Luis para assumir o posto, mas o ex-lateral aposentado do Flamengo ao final de 2023 recusou o convite. O seu plano é seguir os passos de Diego Simeone, comandante do Atlético de Madrid, e virar treinador.

Sem acerto, Dorival e Ednaldo passam a analisar outros três nomes para o cargo – todos eles estão empregados e já trabalharam como executivos. O treinador quer alguém de sua confiança neste posto – como era o caso de Filipe Luis. Este profissional dividirá com Dorival as decisões sobre locais de treinamentos e de jogos, possíveis adversários e até mesmo contato com clubes e atletas sobre convocações.

O presidente também cogita contratar um dirigente com perfil mais institucional para ser diretor de seleções. Dorival, por sua vez, ainda trabalha para definir sua comissão técnica. A tendência é de que a comissão absorva profissionais que já estão na CBF, assim como outros que trabalham com Dorival.

– Com relação à comissão, venho conversando com o presidente. É um momento em que preciso ter ao meu lado pessoas que também confio, com quem já trabalhei. Algumas funções serão necessárias, dentro da liberdade que ele me deu. Não que os que estão aqui dentro não sejam profissionais. Preciso ter pessoas ao meu lado com quem já tive momentos positivos e negativos. Em algumas situações, com certeza, precisaremos intervir. Presidente me deu liberdade, mas com responsabilidade com os profissionais que aqui estão e com aqueles que poderão chegar – afirma o treinador.

Quando será a estreia de Dorival?

Dorival Júnior já tem em vista a sua estreia pela Seleção. O Brasil volta a jogar em 23 de março, quando enfrenta a Inglaterra em um amistoso em Wembley, em Londres. Está previsto ainda outro duelo com a Espanha, no Santiago Bernabéu, em 26 de março. Mas até agora, esta partida não foi oficializada pela CBF. Esta será a última Data Fifa antes da disputa da Copa América, em junho.

O Brasil está no Grupo D da competição e estreia no dia 21 de junho, contra Costa Rica ou Honduras, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles na Califórina. Colômbia e Paraguai são as outras seleções da chave.

O acerto da CBF com Dorival

O treinador de 61 anos era o principal alvo da entidade máxima do futebol brasileiro desde que Ednaldo Rodrigues reassumiu a presidência da CBF, após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ouviu os primeiros contatos do mandatário nos últimos dias e já demonstrava interesse em ser o sucessor do interino Fernando Diniz, demitido na semana passada. A negociação não demorou a ser concretizada, já no último domingo. Agora, Dorival será apresentado oficialmente como treinador da Seleção nesta quinta-feira (11)

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo